Pneumologia é o estudo sobre a pessoa do Espírito Santo que é o tema que estudaremos nesse trimestre, a doutrina bíblica sobre a atualidade desse Espírito que é Deus. A ação mais envolvente desse Espírito talvez seja a capacidade com que Ele atua sobre o crente convertido que é o batismo com Espírito Santo onde o falar em línguas é a evidência desse encontro no dia de Pentecoste, daí sermos chamados de pentecostais.
E, como pentecostais que somos e que cremos nas ações do Espírito Santo precisamos mais do que nunca estarmos sempre envolvidos com Ele. Ser pentecostal é ter experiência real com o Deus real. É falar em línguas, crer em milagres, crer nas profecias, crer que Deus usa através do seu Espírito. Quem crer na teologia pentecostal se não tem a experiência do Pentecoste precisa buscar urgentemente o batismo, e quem já o tem manter essa preciosidade no seu dia a dia de crente.
O Espírito Santo não é mais um deus, Ele é o Deus, o único Deus. A Trindade santa é manifesta em três pessoas distintas; Pai, Filho e Espírito Santo. Não existe uma hierarquia, os três são o mesmo Deus, com mesmo poder e a mesma essência e divindade, mas distintamente diferentes em seus papéis. O Pai atuou na antiga aliança, o Filho atuou nos evangelhos e o Espírito atua desde o dia de Pentecoste até aos dias atuais.
A Trindade santa manifesta e declara toda a divindade, personalidade e os atributos divinos do Espírito Santo afirmando categoricamente que Ele é Deus assim como é o Pai, e é o Filho. Ambos estão no outro, mas nenhuma anula a pessoa da outra.
Devemos entender essa doutrina com fé, amor e uma entrega íntima ao domínio do Espírito Santo sobre nossas vidas.
Que Deus nos abençoe.