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Lição 12 Adultos 2021 1 Trimestre

 Lição 12 – A Urgência do Discipulado

21 de março de 2021


OBJETIVO GERAL

Esclarecer a urgência do discipulado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conceituar o discipulado;

Elencar o tripé do discipulado: Palavra, Comunhão e Serviço;

Mostrar que o discipulado gera um crescimento sadio para a igreja.

TEXTO ÁUREO

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mt 28.19)

VERDADE PRÁTICA

Chamamos de discipulado na fé o aprendizado de um discípulo por meio de seu mestre, na igreja, para ajudar a desenvolver o seu crescimento espiritual.

LEITURA DIÁRIA

Segunda – Mt 4.23 – O ensino da Palavra acompanha a evangelização

Terça – At 11.25,26 – Saulo de Tarso foi convidado para conduzir o discipulado em Antioquia da Síria

Quarta – At 19.9,10 – O objetivo principal do apóstolo Paulo em Éfeso foi a educação cristã

Quinta – Fp 4.9 – Aprendemos a verdade cristã com os nossos mestres

Sexta – 2 Tm 3.14-17 – A Bíblia é a fonte do discipulado

Sábado – Tt 3.14 – No discipulado aprendemos o funcionamento da vida cristã

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 28.16-20; Atos 2.42-47

Mateus 28.

16 – E os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha designado.

17 – E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.

18 – E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

19 – Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 – ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

Atos 2.42-47

42 – E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

43 – Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

44 – Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.

45 – Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade.

46 – E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

47 – louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja.

HINOS SUGERIDOS: 75, 302, 556 da Harpa Cristã

INTERAGINDO COM O PROFESSOR

A relação mestre e discípulo é o modelo bíblico do verdadeiro discipulado. Talvez essa relação seja vista de maneira desconfiada atualmente, pois o olhar de certa parte da sociedade moderna revela desconfiança para qualquer proposta em que, de um lado, haja alguém que ensine; do outro, alguém que imite.

Talvez ainda, esse fastio contemporâneo tenha a ver com ideias pedagógicas críticas que veem uma “relação de opressão” entre mestre e discípulo, professor e aluno. Infelizmente, essas ideias modernas têm descaracterizado o ideal bíblico de discipulado.

O ensino bíblico mostra que é necessário que haja alguém experiente e idôneo que ensine e pessoas dispostas a aprenderem com o objetivo de atingir a “estatura de varão perfeito” (Ef 4.11-14). Na fé cristã, a relação entre o mestre e o discípulo é atemporal. O nosso mestre por excelência é o Senhor Jesus. Espere-se que os crentes mais experientes atuem no sentido de ensinar aos mais novos a imitarem o nosso Senhor e Salvador (1 Co 11.11).

INTRODUÇÃO

O discipulado acompanha a pregação do Evangelho desde o princípio e é de fundamental importância como base inicial na formação cristã no novo convertido. A forma que a igreja local o desenvolverá somará na formação do caráter cristão para o bem ou para o mal.

A tríplice obra da evangelização.

"E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo." Mateus 4:23O texto de Mateus 4.23 diz assim: ”E percorria Jesus toda a Galiléia...” dando-nos entender que a obra de evangelização das pessoas tinha uma relevância pra o Mestre. Essa obra ocupava sua mente, e incansavelmente Ele ia de cidade em cidade, aldeia em aldeia, vilarejo em vilarejo anunciando o seu Reino. A ordem do Pai era urgente, tinha que ser cumprida custe o que custasse. 

Jesus amava a obra que fazia porque amava as pessoas que Ele tinha que alcançar. O “percorria” revela a urgência do ide. Mostra pra todos nós que não pode haver tempo perdido, todas as oportunidades podem e devem ser aproveitadas. Não era por serem terras longínquas, ou desprezadas pela assistência do governo, ou por serem pobres que os povos não deveriam ou não poderiam ouvir a Palavra, serem curados de suas doenças, Jesus os amou assim mesmo e os alcançou com sua misericórdia. Depois levantou a grande comissão, os discípulos, os apóstolos e a igreja para dá continuidade a obra que Ele começou.

O “percorria” de Jesus não faz acepção de pessoas, de classe social, cor, raça, credo religioso, ele alcança quem precisa de libertação, pois Jesus veio salvar o que se havia perdido. Jesus precisava mostrar ao povo porque Ele veio, porque tinha que fazer aquela obra, porque tinha que passar pelo calvário, por isso em seu ministério Ele desempenhou uma tríplice obra: ensinava, pregava e curava as pessoas de todas as suas doenças.

Ensinar é tornar claro um ensinamento ora exposto. Mostrar de forma compreensível a todos o que o ensino quer nos mostrar. É uma forma simples, clara e objetiva exposta de um determinado assunto. As parábolas de Jesus é uma forma de ensino. Pregar é anunciar, proclamar de forma veemente um assunto. Anunciar os juízos de Deus, as exortações, os mandamentos de Deus é uma forma de pregar a Palavra. A pregação chama o povo a reflexão. A pregação de certa forma é um ensino.

O ensino é sistemático, exposto de forma detalhada pra que todos possam entender, a pregação é ministrada segundo a vontade de Deus naquele momento para arrependimento, correção e conversão do povo. Aliado ao ensino e a pregação Jesus também curava as pessoas de todas as enfermidades, pois Ele tomou sobre si todas as nossas enfermidades e nossas dores. A igreja precisa dá continuidade essa tríplice obra: ensinar, pregar e curar as pessoas. 

O discipulado em Antioquia.

"E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia. E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos." Atos 11:25,26 O evangelho havia se espalhado por muitas partes, depois da perseguição que se sucedeu pela morte de Estevão, o evangelho chega a Antioquia por intermédio de alguns cristãos chiprios e cirinenses que anunciaram aos gregos que receberam a Palavra e creram no Senhor Jesus Cristo como Salvador.

O texto nos diz que muitos aceitaram  “e grande número creu e se converteu ao Senhor.” A notícia de que os cristãos eram muitos em Antioquia chega a Jerusalém e a igreja decide então enviar até lá Barnabé, o qual quando chega e confirma a obra entre os gregos e exorta que eles permaneçam firmes no Senhor, porém ele percebe que aqueles cristãos precisavam ser discipulados. Ninguém melhor naquele momento pra realizar o discipulado entre os cristãos gregos de Antioquia do que Saulo que estava em Tarso. Barnabé vai buscar Saulo e o conduz a Antioquia para que fizesse o discipulado daquela igreja de gregos, uma igreja que necessitava saber sobre a sua nova identidade, sobre os rudimentos da fé cristã; quem foi Jesus, sua obra, quem era o Espírito Santo, a doutrina dos apóstolos, e muitos outros assuntos pertinentes ao ensino do novo discípulo de Cristo.

O texto nos diz que eles passaram um ano se reunindo na igreja e ensinaram muita gente. O discipulado é uma obra urgente. Não dá pra esperar pra depois, o novo convertido precisa ser ensinado, se não teremos uma igreja sem entendimento e sem o conhecimento do que seja cristianismo. Fazer o discipulado não é gastar, é investimento.

A Fonte do Discipulado  

"Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra."

2 Timóteo 3:14-17 

O apóstolo Paulo relembra o jovem pastor Timóteo sobre o seu fundamento de fé. Ele descreve em riqueza de detalhes que o jovem Timóteo fora educado sob seus cuidados e que também tivera uma educação religiosa bem sucedida por parte de sua família, a saber Lóide, sua avó, e Eunice, sua mãe.Tanto elas, Lóide e Eunice como o apóstolo foram seus fiéis educadores como também bons exemplos de fé e perseverança em Cristo, mas tudo isso tendo como base a Palavra de Deus. 

 Paulo diz; " desde a tua meninice sabes as sagradas escrituras". Timóteo teve desde criança o ensino da Palavra de Deus, única fonte que torna o ser humano sábio para que veja o caminho da vida eterna em Cristo Jesus. Não existe outro meio paralelo a ela que possibilite o homem a conhecer Deus plenamente, capacitando-o para a obra de Deus e mostrando a ele a vontade de Deus. A Palavra de Deus é única, não existe outra capaz de instruir o discípulo de Cristo a seguir nas mesmas pisadas de seu Mestre. 

Paulo diz-nos;  "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça."Somente a Palavra de Deus é capaz de realizar tamanho milagre, não existe outro escrito entre nós capaz de operar tamanha mudança e realizar tão extraordinário efeito na vida do homem. 

A Palavra muda, transforma, molda, purifica, prova, aprova, qualifica, capacita, enche, renova,...quantos feitos a Palavra de Deus não faz! Por isso a Palavra de Deus é a única fonte do discipulado. O discípulo encontra na Palavra de Deus tudo o que ele precisa para ser um verdadeiro cristão.Leiamos mais a Palavra de Deus, meditemos mais na Palavra, vamos colocar seus ensinos em prática para que vivamos o verdadeiro e real sentido de cristianismo.

É necessário e se faz urgente o discipulado.

Aprender a ser discípulo de Cristo não é pra quem só está começando no evangelho não, aprender a ser discípulo de Cristo é um ensino pra toda a vida do cristão. Todos os dias precisamos aprender Dele, todos os dias precisamos ler e aprender mais da Palavra de Deus.

Que Deus nos desperte cada dia mais pra aprender da sua Palavra.

PONTO CENTRAL: Discipular é atuar no crescimento e desenvolvimento do cristão.

I – O QUE É O DISCIPULADO

O termo “discipulado” vem de “discípulo”, que significa “aprendiz, aluno, seguidor”. Isso vale no âmbito secular e religioso. Qualquer sentido desse termo se aplica ao cristão.

1. O discípulo. 

O termo se aplica com frequência nos evangelhos aos seguidores de Jesus (Mt 5.1Jo 2.12). Disso segue o discipulado, ensino para ser seguidor de Cristo, ou seja, é o ensino bíblico básico para o novo convertido desenvolver-se espiritualmente. Trata-se de instruções que abrangem vários aspectos da vida, na área espiritual, emocional e social. O ministério do ensino ocupa espaço relevante no cristianismo, aparece na lista dos dons da graça de Deus: “se é ensinar, haja dedicação ao ensino” (Rm 12.7).

2. A Grande Comissão (Mt 28.18-20). 

É o nome que se dá à comissão que o Senhor Jesus designou para a evangelização das nações. O verbo “ensinar” em “ensinai todas as nações” (Mt 28.19a), ou: “façam discípulos de todas as nações” (Nova Almeida Atualizada), é mathēteuō, “fazer discípulo, Discipular”. O discipulado não é opção, é mandamento divino para a edificação e crescimento espiritual de cada cristão.

Além do discipulado, Ele também ordenou que esses novos discípulos guardem o que aprenderam: “ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mt 28.20). Ou seja, as doutrinas e os pontos doutrinários que Jesus ensinou. O livro de Atos mostra os apóstolos no cumprimento dessa palavra (At 2.42; 4.1,2; 5.21,28). 

3. A educação cristã. 

A “doutrina dos apóstolos” (At 2.42) está dentro do corpo doutrinário que Jesus ensinou aos seus discípulos durante o seu ministério terreno e que depois o Espírito Santo se encarregou de orientá-los (Jo 14.26).

O currículo de qualquer um dos nossos cursos teológicos constam diversas disciplinas sobre Deus e Jesus, o Espírito Santo e a Trindade; sobre os anjos, o homem e o pecado; sobre a expiação e a salvação, sobre a morte e a ressurreição dos mortos; sobre a sua vinda e a igreja. Jesus falou e ensinou sobre tudo isso e muito mais, como a teologia prática, a ética, aquilo que o cristão deve praticar no seu dia a dia. O ensino, nesse contexto, pode se referir também aos cursos de teologia.

SÍNTESE DO TÓPICO I

O vocábulo discípulo no Novo Testamento carrega consigo a ideia de seguidor de Jesus Cristo.

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

O saudoso e grande educador cristão, Howard Hendricks, escreveu uma obra clássica em Educação Cristã, Discipulado: o Caminho para firmar o caráter cristão. Como o título da obra diz, o discipulado tem a ver com o desenvolvimento do caráter exemplar do cristão para servir ao próximo e influenciá-lo na convivência.

É um mergulho na vida interior que força o discípulo a confrontar consigo mesmo os ideais elevados do Evangelho de Jesus Cristo. E o melhor lugar para se refletir sobre isso na igreja local é a Escola Dominical. Ao introduzir a aula de hoje, lance algumas perguntas para a classe:

1) Em que medida o meu caráter se parece com o de Cristo?

2) Os valores que o Senhor Jesus nos estimula viver é impossível de realizar? (Mt 5.18);

3) Estamos muito ou pouco parecidos com Jesus?

De acordo com as respostas, aproveite esse momento para motivar os alunos a refletirem com seriedade sobre a importância de um verdadeiro discipulado na igreja local.

II – O TRIPÉ DO DISCIPULADO: PALAVRA, COMUNHÃO E SERVIÇO

Essa trilogia, palavra, comunhão e serviço, era a marca da igreja de Jerusalém logo após o Pentecostes. Isso influenciou a maioria das igrejas de todos os lugares e em todas as épocas e continua valendo atualmente.

1. A Palavra. 

A autoridade das Escrituras é singular e única, pois a sua fonte é o próprio Deus; elas foram faladas primeiramente pelos profetas do Antigo Testamento e depois pelos apóstolos do Novo Testamento (2 Pe 3.2). Os primeiros discípulos “perseveravam na doutrina dos apóstolos” (At 2.42a). Isso quer dizer que eles continuavam no aprendizado sob comando dos apóstolos.

Esse ensino se baseava tanto nas Escrituras quanto na própria experiência dos apóstolos, os quais receberam a revelação diretamente de Jesus durante o seu ministério terreno e, depois de Pentecostes, do Espírito Santo (At 1.2-4; 1 Co 2.12,13). Na atualidade, não temos os apóstolos em pessoa conosco, no entanto, eles ainda nos ensinam pela Palavra de Deus, a Bíblia.

2. A Comunhão (At 2.42). 

Ter tudo em comum e partilhar da mesma crença é comunhão. A palavra grega koinonia, “comunhão”, significa compartilhar ou participar mutuamente de algum evento comum ou acordo. No Antigo Testamento, a ideia de comunhão diz respeito ao relacionamento da pessoa com o seu próximo (Sl 133.1) e nunca do ser humano com Deus.

Embora Abraão tenha sido chamado “amigo de Deus” (Is 41.8Tg 2.23) e Moisés tenha falado com Deus face a face (Dt 34.10), eles não provaram a mesma comunhão com Deus como os crentes da nova aliança (Jo 15.14). A comunhão no Cristianismo envolve tanto o relacionamento entre os irmãos como também com o Pai, com o Filho (1 Jo 1.3) e com o Espírito Santo (2 Co 13.13).

3. A comunhão na igreja de Jerusalém (2.44). 

A igreja de Jerusalém, logo nos seus primeiros dias, deu ao mundo uma lição de koinonia. O que o texto sagrado diz é que não se trata apenas de compartilhar algo, mas também de unidade (At 4.32). “Coração” diz respeito ao centro da vida, a mesma inclinação. “Alma” é a sede das emoções, fala dos mesmos afetos e sentimentos (Fp 2.3; 1 Jo 3.16-18). Todos os crentes tinham o mesmo propósito, a mesma esperança, servindo ao mesmo Senhor.

4. O Serviço. 

Trata-se de um termo de significado amplo nas Escrituras Sagradas. O termo, visto isoladamente, quer dizer um trabalho realizado para alguém ou algo seguindo as suas instruções. O termo no Antigo Testamento se relaciona, na maioria das vezes, aos sacerdotes no santuário e também a qualquer pessoa temente a Deus (Js 24.15).

Na primitiva igreja de Jerusalém, o serviço cristão está representado sumariamente na perseverança no ensino dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações (At 2.42-47). É isso que Deus espera de cada um de nós no cumprimento da Grande Comissão.

SÍNTESE DO TÓPICO II

O tripé do discipulado bíblico é composto de Palavra, Comunhão e Serviço.

SUBSÍDIO DE TEOLOGIA PRÁTICA

“O Discipulado Contribui para Compreender a dimensão Sócio comunitária e a Formação de uma Nova Identidade. Além de muitas figuras e metáforas encontradas nas Escrituras sobre a Igreja, ela também é apresentada como uma família. A entrada ou a chegada de um novo discípulo na congregação resulta, dentre tantos outros benefícios espirituais, no desenvolvimento da autoestima e da auto aceitação.

Outro enorme benefício é o processo terapêutico desenvolvido pela ação efetiva de tornar-se parte de algo que possui reconhecido valor moral, psicossocial e espiritual. Por causa desse extraordinário benefício provocado pelo ato de aceitação da igreja, ao receber pessoas das mais variadas classes sociais, a igreja é interpretada por muitos como a última fronteira de espaço para uma identidade genuína e pessoal. Um novo discípulo, ao estar integrado em uma congregação, poderá dizer: ‘Estou feliz com a minha nova família’.

A Bíblia diz: ‘Deus faz com que o solitário viva em família’ (Sl 68.6)” (SILVA, Rayíran Batista da. O Discipulado Eficaz e o Crescimento da Igreja. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, p.35).

III – O DISCIPULADO E O CRESCIMENTO SADIO DA IGREJA

A igreja precisa do processo do discipulado para cumprir o propósito da Grande Comissão. Não se trata de opção, é ordem de Jesus para a edificação e crescimento espiritual de cada cristão.

1. O crescimento espiritual. 

O processo do discipulado tem por objetivo instruir o novo convertido sobre os vários aspectos da vida cristã. Todas as pessoas que vêm a Cristo precisam ser discipuladas, isso porque elas se tornaram novas criaturas (2 Co 5.17) e passam a viver uma nova experiência (Rm 6.4). Elas precisam ser ensinadas para o seu crescimento espiritual e amadurecimento na fé: “crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pe 3.18). Esse é o crescimento espiritual e sadio.

2. O crescimento numérico. 

O processo do discipulado proporciona à igreja, além do crescimento espiritual, o crescimento numérico (At 9.31). Note que o propósito da terceira a viagem do apóstolo Paulo não foi para plantar igrejas locais, mas para Discipular e ensinar a igreja de Éfeso, formar e treinar obreiros para a seara do Senhor. Ele ficou ali durante três anos (At 18.22,23; 19.1; 20.31).

3. O exemplo da igreja de Antioquia da Síria. 

O público da igreja de Antioquia era gentio, identificado como “gregos” (At 11.20,21). Os apóstolos de Jerusalém enviaram Barnabé para discipulá-los (At 11.22). Ao se deparar com um grupo de gregos convertidos, ele concluiu que ninguém seria melhor do que Saulo para ensinar esses novos crentes de costumes estranhos. Barnabé não hesitou em buscá-lo em Tarso para essa nobre tarefa (At 11.25).

Eles discipularam a igreja durante um ano inteiro. Assim, desde muito cedo na história do Cristianismo, a igreja se preocupa com o discipulado, pois fazer discípulo não é a mesma coisa que fazer membro de igrejas.

SÍNTESE DO TÓPICO III

O verdadeiro discipulado contribui para o crescimento espiritual e numérico da igreja.

SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ

“O discipulado eficaz estabelece a relação adequada entre a obra da treliça e a obra da videira: As igrejas tendem em direção à institucionalização, pela qual o foco muda da videira [orgânico] para a treliça [estrutura]. Em vez de fomentar o crescimento moral-espiritual dos discípulos, focaliza-se na manutenção de programas e estruturas eclesiásticas. A história é uma fiel testemunha do que ocorreu na igreja cristã a partir do quarto século d.C.

Por mais de 1200 anos, a maioria absoluta da igreja viveu distanciada do verdadeiro Evangelho, até que veio a Pré-Reforma, seguida da Reforma Protestante, como proposta de voltar a posicionar a igreja nos trilhos do Evangelho de Jesus Cristo.

Em parte, essa realidade também ocorre com muita frequência na história de cada igreja local. Por falta de investimento na vida espiritual das pessoas (obra da videira), enfatiza-se a manutenção de estruturas físicas e programas eclesiásticos (obra da treliça), causando, assim, enormes prejuízos ao corpo de Cristo e, além disso, impedindo-o de cumprir na terra a verdadeira missão.

Novas treliças (estruturas) devem ser criadas assim como antigas treliças devem ser ampliadas e restauradas, mas tão somente para servir a sustentação à videira, que deve continuar merecendo a principal atenção e continuar crescendo” (SILVA, Rayíran Batista da. O Discipulado Eficaz e o Crescimento da Igreja. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, p.39).

CONCLUSÃO

Deus tem interesse no bem-estar social e espiritual do ser humano. Isso vale para igreja e para a sociedade. A educação com base nos princípios cristãos é importante porque, além dos valores espirituais, contribui na construção de uma sociedade civilizada. A base dos valores morais e espirituais é a Bíblia.

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PARA REFLETIR A respeito de “A Urgência do Discipulado”, responda:

A quem se aplica o termo “discípulo” nos evangelhos? 

O termo se aplica com frequência nos evangelhos aos seguidores de Jesus (Mt 5.1; Jo 2.12).

O que é a Grande Comissão? 

É o nome que se dá à comissão que o Senhor Jesus designou para a evangelização das nações.

O que envolve a comunhão no Cristianismo? 

A comunhão no cristianismo envolve tanto o relacionamento entre os irmãos como também com o Pai, com o Filho (1 Jo 1.3) e com o Espírito Santo (2 Co 13.13).

Qual o objetivo do processo do discipulado? 

O processo do discipulado tem por objetivo instruir o novo convertido sobre os vários aspectos da vida cristã.

Qual foi o propósito da terceira viagem missionária do apóstolo Paulo? 

O propósito da terceira a viagem do apóstolo Paulo não foi para plantar igrejas locais, mas para discipular e ensinar a igreja de Éfeso, formar e treinar obreiros para a seara do Senhor. Ele ficou ali durante três anos (At 18.22,23; 19.1; 20.31).

 Pb. Rogério Faustino

Assembléia de Deus / IEADTC

 

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