Lição 06 – Santificação: Comprometidos com a Ética do Espírito
TEXTO ÁUREO
“Segui a paz
com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.”(Hb 12.14)
VERDADE PRÁTICA
Santificação
é especialidade do Espírito Santo; ela é instantânea e ao mesmo tempo
progressiva, pois acompanha o crescimento espiritual do crente.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – 1 Sm 2.2 Nenhum atributo divino é tão
solenizado nas Escrituras como a santidade de Deus
Terça – 1 Ts 5.23 O Deus que santifica o espírito,
a alma e o corpo
Quarta – Ef 5.25-27 O Senhor Jesus é o santificador
da igreja
Quinta – Rm 15.16 O Espírito Santo é o que
santifica, pois Ele é santo em si mesmo
Sexta – 1 Co 6.11 A obra da santificação é
realizada pelo Filho e pelo Espírito Santo
Sábado – Ap 15.4 Somente
Deus é santo em si mesmo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Pedro 1.13-23
13 –
Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai
inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,
14 – como
filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia
em vossa ignorância;
15 – mas,
como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa
maneira de viver,
16 –
porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
17 – E, se
invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de
cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,
18 – sabendo
que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados
da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais,
19 – mas com
o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
20 – o qual,
na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo,
mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós;
21 – e por
ele credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória, para que a
vossa fé e esperança estivessem em Deus.
22 –
Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para caridade fraternal, não
fingida, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro;
23 – sendo
de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra
de Deus, viva e que permanece para sempre.
OBJETIVO GERAL
Mostrar o
quanto devemos estar comprometidos com a ética do Espírito.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os
objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
Apresentar a santificação no Antigo Testamento;
Explicar a santificação no Novo Testamento;
Aplicar o exemplo de santificação à vida dos alunos.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O tema da
santificação, infelizmente, muitas vezes é desenvolvido numa perspectiva
negativa, e perde-se a glória e a beleza que o assunto reflete. É preciso
enfatizar que a vida de santidade está amparada na glória de Deus. O Deus santo
nos separou, nos tomou para Ele. Não há outra opção, não podemos dividir sua
glória, pois Ele não a dá a outrem.
Assim, santidade é
a capacidade de viver aqui na Terra de modo que enalteça o nosso Deus. Quem
experimenta verdadeiramente o novo nascimento não se contenta em
viver de maneira menos elevada do que preceitua o santo Evangelho. Somos
chamados para ser embaixadores do Reino de Deus. Representamos um reino
glorioso, majestoso e amoroso. Não há como desejar nada inferior a isso.
INTRODUÇÃO
Deus é
absolutamente santo; Sua santidade é infinita e inigualável; Ele é santo em si
mesmo, em sua essência e natureza (Ap 15.4). Sua vontade é que os crentes
reflitam esse caráter de santificação no seu modo de vida. Vamos estudar,
então, o que é ser santo e a necessidade de se ter uma vida santa.
PONTO CENTRAL
É preciso
ter uma vida santa, estar comprometido com a ética do Espírito.
I – A SANTIFICAÇÃO NO
ANTIGO TESTAMENTO
A santidade de Deus (Deus é santo por sí só, sua santidade é intrínseca, absoluta e perfeita. Ele é santo e não dependeu nem depende de ninguém para ser. É um atributo de Deus. Já nos crentes a santidade é relativa, ele depende de Deus para ser santo. O espelho do crente de santidade é a santidade de Deus. O crente deve ser santo, buscar a santificação em Deus. O crente deve viver uma vida de separação do pecado e das práticas pecaminosas para viver no domínio do Espírito Santo e ser usado no serviço e reino de Deus; isso é santificação, isso é buscar se santificar.) se originou nEle mesmo; ela é a plenitude gloriosa de sua excelência moral. Essa verdade é revelada desde o Antigo Testamento. Deus exige santidade de seu povo porque Ele é santo. Os antigos hebreus levavam a santidade a sério.
1. A santificação.
A ideia predominante de santificação ou santidade no Antigo Testamento é de separação tanto de pessoas como de lugares e coisas para o serviço sagrado. Separar daquilo que é comum ou imundo: “para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo” (Lv 10.10).
O profano é
alguém que se mostra indiferente no que diz respeito ao sagrado (Ez 22.26). O
verbo hebraico qadash, “ser santo, ser santificado, santificar, ser posto à
parte”, é o mais usado no Antigo Testamento, aparece 830 vezes, incluindo os
seus derivados, e cuja ideia central é separar do uso comum para o serviço de
Deus, consagrar (1 Sm 7.1).
2. A consagração.
O termo “consagrar” significa
investidura de funções sagradas, em outras palavras, é dedicar-se ao serviço de
Deus, e isso pode ser pessoas, coisas ou possessões (Lv 27.28,29). Consagração (Consagração, Sagrar - v.t. Conferir um caráter sagrado por meio de cerimônias religiosas: sagrar um imperador.
• qādash ocorre 170 vezes no hebraico bíblico, com o sentido de “ser consagrado”, “ser santo”, “ser santificado”.
• qõdesh 470 ocorrências do substantivo com o significado de “consagração”, “santidade”, “qualidade de sagrado”, “coisa santa”.
• qādôsh , isto é, “santo”, “sagrado”, além de ocorrer 116 vezes.
Santificação significa portanto, o ato ou efeito de santificar.)
A santificação na vida crente tem três aspectos:
1. Santificação posicional, em Cristo pela fé Deus nos ver santos. (Ef 2.6; Cl 2.10; Rm 8.33,34; 1 Jo 4.17b).
2. Santificação progressiva, é a santificação na prática, no dia a dia. No viver diário do crente. (2Co 7.1; 1Pe 1.15; Hb 10:10).
3. Santificação futura, é a santificação final e completa. (1Ts 5.23; 1Jo 3.2; Ef 5.27; 1Ts 3.13). (Estudantes da Bíblia)
são termos distintos, mas podem significar a mesma coisa dependendo do contexto: “que façam vestes a Arão para santificá-lo” (Êx 28.3) ou: “que façam vestes para Arão para consagrá-lo” (Nova Almeida Atualizada).
O verbo
hebraico para “consagrar” é o mesmo para “santificar, ser santo”. Trata-se de
uma exigência justa e necessária para os sacerdotes levitas (Êx
30.30) e para o tabernáculo com todos os seus utensílios, pois se baseiam na
santidade de um Deus santo: “Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos” (Is 6.3).
3. A purificação. O termo tahor, “puro, limpo”, derivado
do verbo taher, “ser limpo, puro”, e qadosh, “santo”, do verbo qadash,
pertencem ao mesmo campo semântico. Ambos se aplicam à santidade de Deus (Is
6.3; Hc 1.13) como também às pessoas que se aproximam dEle e se purificam de
toda sorte de pecado e idolatria (Sl 51.10; Ez 36.25).
O termo
grego equivalente a taher na Septuaginta é katharizo, “tornar limpo, limpar,
purificar” e a qadash é hagiazo, “santificar, consagrar”. O adjetivo hagíos,
“santo”, traduz 20 palavras hebraicas do Antigo Testamento como qadash, qadosh,
qodesh, entre outras. São termos frequentes e importantes no Novo
Testamento.
SÍNTESE DO TÓPICO I
O Antigo
Testamento mostra que a santidade de Deus se originou nEle mesmo, ela é a
plenitude gloriosa de sua excelência moral.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Reflita com
a classe o que conversamos na interação acima. A santidade revela a plenitude
gloriosa da excelência moral de Deus e, por isso, ela é elevada. O fracasso de
muitos em vivê-la não altera em nada o santo ideal de Deus para o homem, que é
a sua imagem e semelhança.
Nesse
sentido, mostre a beleza da santidade, o valor elevado de representar o Reino
de Deus com coerência e sinceridade de coração. O ideal santo está em Deus, não
no homem. Ainda temos o Espírito Santo como a fonte de toda a santidade, que
nos ajuda a manifestar o caráter de Cristo. Apresente esse santo ideal a sua
classe, e ore com ela, a fim de que o Santo Espírito esclareça o padrão bíblico
de uma vida santa.
II – A SANTIFICAÇÃO
NO NOVO TESTAMENTO
Santificação, santidade e seus cognatos são termos comuns ao Antigo e ao Novo Testamento e trazem o mesmo conceito.
Na nova aliança, santificação é a semelhança do
caráter de Cristo e o efeito real da salvação na vida cristã.
1. Uma obra da Trindade.
O Novo Testamento torna explícito o que
antes estava implícito no Antigo, e isso diz respeito também à obra salvífica
do Deus trino. A fé cristã confessa a existência de um único Deus, que subsiste
eternamente em três Pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo,
iguais em poder, glória e majestade (Mt 28.19).
De modo que a obra da santificação, um atributo divino, é realizada pela unidade na trindade como pela trindade na unidade (1 Co 6.11; 1 Ts 5.23; 2 Ts 2.13).
São as três Pessoas
atuando na obra da redenção (1 Pe 1.2).
2. Natureza da santificação.
Não há no Novo Testamento ritual de
purificação cerimonial ou legal de santificação, diferentemente da realidade do
sistema mosaico. A santificação pode ocorrer de maneira instantânea, isso
quando o pecador recebe a salvação em Jesus pela fé (Santificação posicional) (1 Co 1.30).
Ela é
chamada teologicamente de santificação posicional referente à mudança da
posição de pecador para santificado (1 Co 1.2). Isso é obra do Espírito Santo
que passa a habitar no interior do crente (1 Co 3.16; 2 Tm
1.14).
3. Uma necessidade.
A nova vida em Cristo é o novo nascimento (Jo 3.3).
Ao nascer, a criança continua o seu crescimento físico e mental, e isso
se aplica também à vida espiritual (Hb 5.12,13; 1 Pe 2.2). Apesar de a
santificação ser instantânea, ela é ao mesmo tempo progressiva (Pv 4.18; 2 Co
3.18). A salvação em Cristo é acompanhada da santificação, e seu agente ativo é
o Espírito Santo. A vida cristã é uma carreira (Gl 5.7; Fp 3.13,14).
Assim, é a
santificação progressiva que nos torna mais semelhantes a Cristo. Não se trata
de um tema secundário, pois sem ela “ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).
SÍNTESE DO TÓPICO II
No Novo
Testamento a santidade é a semelhança do caráter de Cristo.
SUBSÍDIO APOLOGÉTICO
“Os cristãos
também estão familiarizados com o conceito de santidade. Quando ensinou os
discípulos a orar, o Senhor Jesus disse que deveriam começar com as palavras:
Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome (Mt 6.9). A palavra
‘santificado’ é antiga variante da palavra ‘santo’.
A primeira e
mais importante coisa que os crentes têm de fazer é deliberadamente separar o
nome de Deus como algo especial. Deus tem de ser o valor supremo dos crentes,
os quais devem lembrar-se desse fato quando se dirigem a Ele. (É, então, muito
triste quando esse conceito, fundamental para a expressão da vida cristã, se
perde em uma oração formal, murmurada sem pensar pela congregação
eclesiástica).[…] Não precisamos pensar muito para perceber que, aos olhos de
muitas pessoas, Deus perdeu sua glória e valor. A santidade degenerou-se em um
conceito exclusivamente negativo.
Longe de
pensar-se na santidade de Deus como algo glorioso, elas associam a santidade
com a monotonia e ausência de vida e cor – o oposto da glória” (LENNOX, John C.
Contra a Correnteza: A inspiração de Daniel para uma época de Relativismo.
1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp.49-50).
III – A SANTIFICAÇÃO
APLICADA AO CRENTE
Espírito
Santo é a fonte de santidade, e o Senhor, o seu padrão. Todos os crentes
desejam se parecer com Jesus e viver de maneira a agradar a Deus. A
santificação do crente é obra do Deus trino.
1. A comunidade de Jesus.
As epístolas do Novo Testamento visam fortalecer as igrejas e exortá-las à uma vida santa diante de Deus e da sociedade. O texto (1 Pe 1.13-16) não é diferente. O status de Israel como propriedade peculiar de Deus, “reino de sacerdotes e nação santa” (Êx 19.6), é revigorado na igreja (1 Pe 2.9).
O ensino petrino mostra que o estilo de vida
dos crentes revela o caráter de Cristo. (Nosso novo modo de vida, novo modo de viver revela como aceitamos e como vivemos a nova vida em Cristo. Não dá para aceitar que aqueles que conheceram a Cristo continuem com as mesmas práticas da velha vida; "eis que tudo se fez novo". O crente em Jesus tem nova vida.) Aqueles irmãos que vieram do paganismo
são agora norteados pelo Espírito Santo, que vive neles e, por isso, renunciaram
às práticas dos gentios.
2. Uma vida santificada.
Somos santificados pela Palavra (Jo 17.17), pelo sangue (Hb 9.12) e pelo Espírito (1 Pe 1.2).
Podemos afirmar com Donald Gee que a “santificação é a semelhança do caráter de Cristo; é o efeito real da salvação através do qual a própria vida de Cristo permanece para sempre na vida e no caráter do crente”.
Isto está muito longe de violência doméstica,
mentiras, palavrões, intrigas e mexericos.
Uma vida de
santidade e cheia do Espírito mantém distância dessas coisas: “se alguém não
tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Rm 8.9). Deus é santo e por
isso exige santidade de seu povo: “mas, como é santo aquele que vos chamou,
sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito
está: Sede santos, porque eu sou santo” (vv. 15,16).
3. O que é ética?
A ética é o estudo da conduta. O termo vem da palavra grega ēthos, “hábito, costume”, que aparece somente uma vez no Novo Testamento, no plural, em um provérbio popular usado pelo apóstolo Paulo: “As más conversações corrompem os bons costumes” (1 Co 15.33).
A ética cristã é um
estudo sistemático sobre os princípios e as práticas do que é certo e errado à luz
das Escrituras Sagradas. (A Ética cristã visa indicar a conduta ideal para andar em retidão no comportamento cristão. O fundamento ético está inserido na Palavra de Deus, a bíblia sagrada, por isso não se pode relativizar os padrões de vida cristão para associar ao modo de vida como querem alguns.)
Trata-se da
parte da teologia que estuda o padrão de conduta conforme a vontade de Deus (Rm
12.1,2). O fruto do Espírito tem implicações éticas, e tal prática precisa ser
treinada e se tornar hábito. Isso agrada a Deus e as pessoas, e por meio de
nossa conduta até os incrédulos glorificam a Deus (Mt 5.16).
SÍNTESE DO TÓPICO III
O Espírito
Santo é a fonte de santidade, segundo o padrão de Jesus Cristo.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“É
impossível e não há base bíblica para se crer que um avivamento que só recebe o
Espírito Santo como inspirador da Palavra ou da ação, e não da santificação
pessoal também, continue no seu poder. ‘Entristecer’ o Espírito de Deus por
falta de santificação (Ef 4.30) com certeza termina também na ‘extinção’ do Espírito
de Deus na sua manifestação (1 Ts 5.19).
O plano
divinamente equilibrado revelado no Novo Testamento é onde o Espírito Santo se
assemelha na origem tanto do fruto como do dom; e para as duas abençoadas fases
da nossa redenção Ele é bem-vindo e obedecido.[…] [Também] existe o erro de que
receber o batismo com o Espírito Santo torna o crente sem pecado, perfeito ou
algo parecido com isso. A verdade bíblica é a de que, em seguida ao batismo com
o Espírito, haja uma grande ‘porcentagem’ de santificação pessoal ainda
necessária no crente, e isso se processa à medida que os filhos de Deus agora
continuem a ‘andar em Espírito’ (Gl 3.2,3; 5.16-25).
É inútil
pensar que qualquer ‘benção’ ou ‘experiência’ possa substituir um ‘andar’
contínuo no Espírito – por mais útil que tal bênção possa muitas vezes ser”
(GEE, Donald. Como Receber o Batismo no Espírito Santo: Vivendo e testemunhando
com poder. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, pp.60,61).
CONCLUSÃO
Sobre a
santificação precisamos saber o significado, a sua importância e a sua
necessidade. Isso evita confundir a santificação com regras externas típicas de
religiões legalistas. A santificação é a marca de uma vida na plenitude do
Espírito.
PARA REFLETIRA respeito de
“Santificação: Comprometidos com a Ética do Espírito”, responda:
• Qual a ideia predominante de santidade ou santificação no Antigo Testamento?
A
ideia predominante de santificação ou santidade no Antigo Testamento é de
separação tanto de pessoas como de lugares e coisas para o serviço sagrado.
• O que é
santificação posicional? A santificação que ocorre de
maneira instantânea, isso quando o pecador recebe a salvação em Jesus pela fé
(1 Co 1.30).
• O que é santificação progressiva?
Ao nascer, a criança continua o
seu crescimento físico e mental, e isso se aplica também à vida espiritual (Hb
5.12,13; 1 Pe 2.2). É o mesmo processo que ocorre no desenvolvimento do caráter
do crente.
• Por que Deus exige santidade do seu povo?
Deus é santo e por
isso exige santidade de seu povo.
• O que é ética cristã?
A ética cristã é um estudo sistemático sobre
os princípios e as práticas do que é certo e errado à luz das Escrituras
Sagradas, trata-se da parte da teologia que estuda o padrão de conduta conforme
a vontade de Deus (Rm
12.1,2).
Assembléia de Deus / IEADTC