Lição 11 – Compromissados com a Evangelização
14 de março de 2021
OBJETIVO GERAL
Conscientizar a respeito do compromisso com a evangelização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Mostrar a evangelização como uma prioridade dos
pentecostais;
Enfatizar que Jesus morreu para salvar todos os
seres humanos;
Argumentar que o Novo Testamento destaca a obra
missionária na esfera local e transcultural.
TEXTO ÁUREO
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do
Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”(Mt 28.19)
VERDADE PRÁTICA
A nossa responsabilidade para a salvação de todos os seres
humanos, mediante o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, nos torna servo de
todos.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Sl
147.15 -Usando
as mídias sociais para a divulgação do Evangelho
Terça – Mt
9.36 – O mundo é como ovelhas
que não têm pastor
Quarta – Mt
13.38 –
Jesus disse que o campo é o mundo
Quinta – Lc
24.47 – O
Evangelho deve ser pregado para todas as nações
Sexta – 1 Co
9.16 – Ai de mim se não anunciar
o Evangelho!
Sábado – 1
Tm 2.4 – É a
vontade de Deus que todos seres humanos se salvem
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Marcos 16.14-20
14 –
Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes
em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que
o tinham visto já ressuscitado.
15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda
criatura.
16 – Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será
condenado.
17 – E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome,
expulsarão demônios; falarão novas línguas;
18 – pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera,
não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.
19 – Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu
e assentou-se à direita de Deus.
20 – E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes,
cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se
seguiram. Amém!
HINOS
SUGERIDOS: 18, 80, 119 da Harpa Cristã
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
A evangelização sempre
foi e é prioridade no Movimento
Pentecostal. A razão para isso é que os pentecostais encarnam na
realidade concreta o batismo no Espírito Santo como uma capacitação para
testemunhar a Cristo. Os pentecostais também têm em mente que todas as pessoas
podem e devem ter acesso a esse testemunho, pois Jesus, o nosso Senhor, morreu
para salvá-las.
E, finalmente, há um senso de urgência na pregação pentecostal por
causa da bendita esperança, ou seja, a firme convicção na iminência da volta do
Senhor. São convicções arraigadas na Palavra de Deus que fundamentam a nossa
prática de evangelização. Aproveite essa oportunidade para fazer uma grande
conscientização a respeito da urgência da evangelização. É uma incumbência do
Senhor Jesus Cristo.
INTRODUÇÃO
O Reino de Deus cresce à medida que os pecadores vão se
convertendo ao Senhor Jesus. A igreja é a única agência do Reino de Deus
escolhida pelo Senhor Jesus para levar a mensagem do Evangelho a
um mundo que perece por causa do pecado. Com isso nós estamos dando
continuidade ao trabalho que Jesus começou. Isso aponta para a importância da evangelização e
da obra missionária.
PONTO
CENTRAL: A evangelização é um compromisso da Igreja com Deus.
I – A
EVANGELIZAÇÃO COMO PRIORIDADE
O Evangelho não é uma mensagem alternativa; trata-se de uma
questão de vida ou morte. Vida para os que recebem a Jesus como seu Salvador e
morte aos que o rejeitam. A divulgação das boas novas de Cristo é tarefa de
todos nós.
1. O Evangelho.
Essa
palavra vem de duas palavras gregas, eu, advérbio, “bem”, e, angelia, que
significa “mensagem, notícia, novas”. Assim, a palavra euangelion quer dizer
“boas novas, boas notícias, notícias alvissareiras”. É a mensagem de Cristo que
salva o pecador (Jo 3.16). É o meio que Deus usa para a salvação de todo aquele
que crê (Rm 1.16; 1 Co 15.2). Só por meio do Evangelho é que o ser humano
conhece a salvação na Pessoa de Jesus.
2. O único Salvador do mundo.
O
Evangelho são as boas novas que falam do Reino de Deus, da salvação e do perdão
dos pecados na Pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo. É o evangelho da graça de
Deus (At 20.24). As Escrituras nos
ensinam que todos os seres humanos são pecadores e precisam se reconciliar com
Deus (Rm 3.23; 5.12). Não existe um meio de salvação sem Jesus (At 4.12).
Ele mesmo disse: “Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6) e
também afirmou: “o campo é o mundo” (Mt 13.38). A pregação do evangelho é uma
necessidade imperiosa porque não existe salvação sem Jesus e o campo é o mundo
e isso nos mostra a grande responsabilidade da evangelização local
e mundial.
3. Uma agência legítima.
O
Senhor Jesus constituiu a igreja como única agência do Reino de Deus na terra
encarregada de anunciar essas boas novas de salvação. É necessário, pois, a
mobilização de toda a igreja para que essas metas sejam alcançadas. Cada crente
dos dias apostólicos era um próspero ganhador de almas (At 8.4), devemos seguir
o modelo. Jesus foi enviado ao mundo para suprir as nossas necessidades (Mt 11.28-30).
Isso é feito mediante o Evangelho, devemos, portanto, agir como o apóstolo
Paulo (Rm 1.16).
SÍNTESE DO TÓPICO I
O Evangelho é uma questão de vida e morte, por isso a
evangelização é uma prioridade.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Após expor o tópico primeiro, apresente a classe passagens do
livro dos Atos dos Apóstolos, como a pregação de Pedro (Atos 2), a pregação de
Filipe aos samaritanos e o Eunuco (Atos 8), a pregação de Pedro na casa de
Cornélio (Atos 10), as viagens missionárias do apóstolo Paulo (Atos 13 em
diante). Reflita com ela como a evangelização, a pregação do Evangelho aos
gentios, era uma prioridade para a igreja primitiva.
Aponte também o papel do Espírito
Santo no trabalho de evangelização. Ele confirma a pregação da
igreja (Atos 10.44-48). Encerre dizendo que assim devemos esperar que o
Espírito Santo confirme a nossa prática de evangelização. Que nossa mensagem
seja confirmada pelo seu poder!
II – JESUS
MORREU PARA SALVAR TODOS OS SERES HUMANOS
A extensão da obra expiatória de Cristo tem sido debate ao longo
dos séculos, mas especialmente depois da Reforma Protestante. Não se pretende
aqui finalizar, pois o que nos importa é a compreensão do assunto à luz da
Bíblia.
1. A nossa teologia.
Antes
convém ressaltar que a nossa teologia é pentecostal e vem diretamente das
Escrituras Sagradas, sem intermediação dos teólogos da Reforma Protestante. A teologia pentecostal,
que nossos pais nos legaram, não teve nenhum teólogo ou reformador como
intermediário.
A CPAD vem publicando em vários volumes a coleção de todas as
revistas da Escola
Bíblica Dominical, publicadas desde 1930. Em nenhuma delas há
citação de teólogos ou reformadores para ensinar, esclarecer, ilustrar ou
embasar uma interpretação bíblica. A nossa teologia é original e estritamente
bíblica. É um dos legados deixados por nossos pioneiros (2 Tm 3.14-17).
2. Por quem Jesus morreu?
Essa é
uma pergunta interessante. Há muitas discussões teológicas sobre o tema, mas
nos últimos tempos, os debates se concentram entre duas interpretações das
Escrituras: expiação limitada e expiação ilimitada.
a) Expiação limitada.
Trata-se
da ideia de que Jesus morreu apenas por um grupo restrito de pessoas escolhidas
desde antes da fundação do mundo. Tal pensamento vem de uma visão teológica, a
nosso ver, equivocada e baseada numa exegese ruim. Como acontece numa
interpretação forçada de 1 Timóteo 2.4, que afirma querer Deus “que todos os
homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade”.
Os teólogos defensores dessa teoria, então, concluem que se trata
de “todos os homens crentes”. Rejeitamos essa linha de interpretação. Esse é um
dos exemplos entre outras passagens bíblicas que eles interpretam de modo a
ajustarem a sua teologia.
b) Expiação ilimitada.
Isso
significa que o Senhor Jesus morreu por toda a humanidade. Esse ensino
recebemos de nossos pais, os quais usaram a Bíblia como fundamento dessa
doutrina. Jesus é o Salvador do mundo (Jo 4.42), “testificamos que o Pai enviou
seu Filho para Salvador do mundo” (1 Jo 4.14) e não somente de algumas pessoas.
A expiação foi realizada em favor do mundo inteiro: “E ele é a
propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos
de todo o mundo” (1 Jo 2.2). Por isso que Jesus mandou pregar no mundo inteiro
e a toda criatura (v.16). É erro teológico afirmar que a expiação é limitada
(Jo 3.16; Tt 2.11). Jesus morreu por todos os pecadores.
SÍNTESE DO TÓPICO II
A expansão da expiação de Cristo é de caráter ilimitado, isto é,
Jesus morreu por toda a humanidade.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“[…] Quando a Bíblia diz que ‘Deus amou o mundo de tal maneira’
(Jo 3.16) ou que Cristo é ‘o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo’ (Jo
1.29) ou que Ele é ‘o Salvador do mundo’ (1 Jo 4.14), significa isso mesmo.
Certamente a Bíblia emprega a palavra ‘mundo’ num sentido qualitativo,
referindo-se ao sistema maligno que Satanás domina. Mas Cristo não morreu em
favor de um sistema.
Entregou sua vida em favor das pessoas que dele fazem parte. Em
texto algum do Novo Testamento, ‘mundo’ se refere à Igreja ou aos eleitos.
Paulo diz que Jesus ‘Se deu a si mesmo em preço de redenção por todos’ (1 Tm
2.6) e que Deus ‘quer que todos os homens se salvem’ (1 Tm 2.4).
Em 1 João 2.1,2, temos uma separação explícita entre os crentes e
o mundo e uma afirmação de que Jesus Cristo, o Justo, ‘é a propiciação’ (v.2)
para ambos” (HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva
Pentecostal. 10.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, pp.360-61).
III –
EVANGELIZAÇÃO LOCAL E TRANSCULTURAL
O Novo Testamento nos mostra que evangelismo e missões são tarefas
precípuas da igreja. O livro de Atos destaca a obra missionária, registra as
missões por todos os ângulos e mostra todas as possíveis atividades de um
missionário. Atos ressalta ainda o poder do Espírito Santo, a obra da
evangelização e as viagens missionárias do apóstolo Paulo.
1. Evangelização.
É o
ato de comunicar as boas novas de salvação a todas as pessoas por meio de
palavras e ações. É o que Jesus fez (Mt 4.23) e nos mandou que fizéssemos
também (vv.16,17). Isso significa testemunhar com ousadia a ressurreição de
Jesus pelo poder do Espírito Santo (At 4.33), geralmente é uma ação acompanhada
das obras sociais (At 2.42-47), essas coisas são características da autêntica
igreja cristã.
A visão dos pentecostais clássicos, desde o avivamento da Rua
Azusa, era evangelística e missionária. Até se pensava, a princípio, que o dom
de línguas era para pregar aos pagãos ao redor do mundo. A xenolalia é isto, a
habilidade de falar uma língua que o indivíduo não aprendeu. Mas logo esses
pioneiros desistiram dessa ideia xenolálica missionária. Mas, eles continuaram
a obra missionária mesmo sem xenolalia.
2. As missões.
O
trabalho do missionário é a evangelização entre as pessoas de cultura diferente
da nossa. A mensagem é a mesma, é necessário ajustar e adaptar estratégias
conforme o costume de cada povo ou grupo étnico. Veja como Paulo introduz a sua
pregação na sinagoga da Antioquia da Pisídia para se anunciar a Jesus (At
13.16,17,32) e compare com o discurso no Areópago em Atenas (At 17.22-31).
O cristianismo não tem o objetivo de padronizar o mundo e nem
destruir as culturas; sua mensagem, porém, é universal. No dia do triunfo de
Cristo e da igreja, cada povo ou etnia se apresentará louvando a Deus na sua
própria cultura (Ap 5.11-13). Por isso, o apóstolo Paulo disse que sendo livre
se fez servo de todos, judeu para os judeus, sem lei para os sem lei (1 Co
9.19-22) para ganhá-los para Jesus.
3. O desafio hoje.
Jesus
disse: “o campo é o mundo” (Mt 13.38). Ele não disse que o campo é Jerusalém,
nem a Judeia, nem Roma, nem minha cidade e a tua. Jesus não disse para primeiro
pregar em Jerusalém, depois na Judeia, depois em Samaria e depois ser
testemunha até “os confins da terra”, mas mandou pregar “tanto em Jerusalém
como em toda Judeia, Samaria e até os confins da terra” (At 1.8).
Isso fala de simultaneidade, do contrário, o Evangelho estaria
ainda em Israel, confinado entre os judeus, pois Jesus mesmo disse: “porque em
verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que
venha o Filho do Homem” (Mt 10.23).
SÍNTESE DO TÓPICO III
A evangelização local e transcultural é tarefa principal da
igreja, de acordo com o Novo Testamento.
SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
“Grandes cousas tem feito o Senhor por nós, pelas quais estamos
alegres’. Desejo dar um relatório da obra do Senhor aqui nesta capital. A 15 de
fevereiro de 1927, chegamos a esta cidade [Belo Horizonte], enviados por nosso
Senhor Jesus Cristo. Não existia aqui nenhum crente da nossa fé, e ninguém
tinha ouvido falar do batismo no Espírito Santo.
[…] Abriram-se muitas portas, de maneira que agora temos oito
cultos por semana, dentro da cidade, e num lugar chamado Areias surgiu uma nova
congregação. Jesus já batizou ali três irmãos no Espírito Santo. Aleluia! Ele
está ouvindo as nossas orações. Estamos debaixo de uma onda de revivificação ;
nossos cultos são muito concorridos e o poder de Deus se tem manifestado com a
salvação de pecadores.
Nesses últimos três meses, 47 pecadores se entregaram a Jesus, 19
irmãos foram batizados nas águas e 11 receberam o batismo no Espírito Santo!
Aleluia!” (AZA, Clímaco Bueno. Na Seara do Senhor. In: Mensageiro da Paz: Os
artigos que marcaram a história e a teologia do Movimento Pentecostal no
Brasil. Vol.1. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.56,57).
CONCLUSÃO
A Bíblia afirma que não existe salvação sem Jesus. Ele mesmo
declarou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão
por mim” (Jo 14.6). Essas boas novas são o poder de Deus para salvação e
libertação disponível a todos os povos. Mas há necessidade de alguém para levar
essa mensagem de vida. Já faz quase dois mil anos que os cristãos vêm pregando
esta mensagem e ela continua sendo cada dia uma mensagem nova.
PARA
REFLETIR A respeito de “Compromissados com a Evangelização”, responda:
Qual o significado da palavra “evangelho”?
Essa palavra vem de duas palavras gregas, eu, advérbio,
“bem”, e, angelia, que significa “mensagem, notícia, novas”.
Por que a pregação do Evangelho é uma necessidade imperiosa?
Porque não existe salvação sem Jesus e o campo é o mundo e isso nos mostra a grande responsabilidade da evangelização local e mundial.
Por quem Jesus morreu?
Jesus
morreu por todos os pecadores.
O que é evangelização?
É o
ato de comunicar as boas novas de salvação a todas as pessoas por meio de
palavras e ações. É o que Jesus fez (Mt 4.23) e nos mandou que fizéssemos
também (vv.16,17).
O que é o trabalho do missionário?
O
trabalho do missionário é a evangelização entre as pessoas de cultura diferente
da nossa.
Pb. Rogério Faustino
Assembléia de Deus / IEADTC