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Lição 08 Adultos 2021 1 Trimestre

Lição 08 – Comprometidos com a Palavra de Deus.

21 de fevereiro de 2021

TEXTO ÁUREO

“[…] Bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.” (Lc 11.28)

VERDADE PRÁTICA

A autoridade divina da Bíblia deriva de sua origem em Deus, e isso por si só encerra a suprema autoridade das Escrituras como plena e total garantia de infalibilidade.

LEITURA DIÁRIA

Segunda – Js 1.8 – A Bíblia é o nosso manual de instrução para a vida.

Terça – Mc 7.13 – O Senhor Jesus chama as Escrituras Sagradas de a Palavra de Deus.

Quarta – Lc 4.4 – O poder da Palavra de Deus é capaz de vencer o Diabo.

Quinta – Ef 6.17 – A Bíblia é chamada de espada do Espírito.

Sexta – 2 Tm 3.14-17 – A Palavra de Deus é divinamente inspirada e apta para nos ensinar.

Sábado – Hb 4.12 – A Palavra de Deus é viva e poderosa, capaz de transformar vidas.


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

2 Timóteo 2.14-19; 2 – Pedro 1.20,21

2 Timóteo 2.14-19

14 – Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes.

15 – Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

16 – Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade.

17 – E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto;

18 – os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.

19 – Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.

2 Pedro 1

20 – sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação;

21 – porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

 

OBJETIVO GERAL

Demonstrar o nosso compromisso com a Palavra de Deus.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

Afirmar a autoridade da Bíblia;

Mostrar o zelo pela boa doutrina;

Pontuar os cuidados quanto aos modismos.

 

INTERAGINDO COM O PROFESSOR

O compromisso com a Palavra de Deus é uma das nossas maiores preocupações como Movimento. Para nós, a Bíblia é inspirada e inerrante em toda sua dimensão e, por isso, é a única regra de fé e prática para vida cristã. Cremos que toda experiência espiritual genuína não pode contrariar a Palavra de Deus. A Bíblia é a referência para avalizar toda experiência pessoal e coletiva. Ela é a bússola que norteia a nossa jornada espiritual.

Por meio dela somos guiados pelo Espírito Santo até o dia em que seremos arrebatados para estar para sempre com o Senhor. É preciso estar comprometidos integralmente com ela. A razão de a Escola Dominical existir é ensinar a Palavra de Deus a todas as pessoas. Eis, portanto, a mais importante causa para que todos os agentes dessa escola estejam comprometidos com a Bíblia Sagrada.

INTRODUÇÃO

Nós somos apegados à Palavra e buscamos a orientação do Espírito Santo para nos ajudar na interpretação das Escrituras. Vamos estudar a relação dos pentecostais clássicos e a leitura da Bíblia, a maneira como nós observamos as regras gramaticais e o contexto histórico e literário para compreender melhor o texto sagrado.

PONTO CENTRAL: Amamos a Palavra de Deus e somos comprometidos com ela.

I – A AUTORIDADE DA BÍBLIA

Nós herdamos dos reformadores do século 16 o conhecido Sola Scriptura, (Sola scriptura, Quando os idealizadores da reforma protestante elaboraram os pilares da reforma ou as cinco "solas", eles estavam em defesa da santa doutrina de Cristo e dos apóstolos.  A igreja em sua institucionalização havia perdido a essência e a genuidade do evangelho dando ênfase a tradições humanas em detrimento a doutrina. Os reformadores saíram em defesa da palavra de Deus, custe o que custasse eles estavam dizendo entre tantas outras verdades que somente a Escritura era digna de aceitação quanto a nossa conduta e modo de vida. 

 Vejamos " Sola Scriptura". 

 Após viverem anos longe das verdades da doutrina sagrada sem terem o acesso as páginas da Bíblia e sendo obrigados a ouvirem ensinos que os distanciavam ainda mais de Deus, os idealizadores da reforma protestante foram impulsionados pelo Espirito Santo a reinvindicar a autoridade da Bíblia. Sola Scriptura, ou , Somente a Escritura é defender que a Palavra de Deus está acima de qualquer tradição. Segundo a reforma a Bíblia é absoluta e a única regra de fé e prática pra o ser humano. Ela é primazia para quem deseja viver um vida repleta de Deus e longe do pecado. Somente Nela encontramos as regras para uma vida completa  em Deus. Nela encontramos o desejo de Deus para o homem e as lições deixados por Cristo para que vivamos uma vida santa. A Bíblia é determinante para todas as ocasiões da vida e da fé.  Ela é quem ensina, direciona e conduz a Deus, não necessitando de nada mais pra tal fim. Reconhecer essa autoridade da Bíblia é reconhecer de onde ela veio. Sua autoridade é divina, por isso ela ser a inerrante, infalível, santa Palavra de Deus. Temos na Bíblia todas as diretrizes para uma vida abundante em Deus; conselhos pra família, filhos, pais, igreja, comunidade, nações, governantes. Não tem a igreja domínio sobre a Bíblia, mas a Bíblia tem sobre a igreja. A igreja não originou a Bíblia, mas a Bíblia originou a igreja.  Lutero disse: " A Igreja, longe de ter prioridade sobre a Escritura, é na realidade uma criação da Escritura, nascida do ventre da Escritura." O Espirito Santo usou os escritores da Bíblia para a escrever. Mas o autor da Palavra é Ele. Que o povo de Deus leia diariamente esse tão precioso tesouro dado por Deus aos homens, a sua Palavra. ) “somente as Escrituras”, um dos cinco pilares da Reforma Protestante.(Cinco pilares da Reforma ProtestanteOs 5 solas. A Reforma Protestante foi um movimento de reforma cristão que foi deflagrada em 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero publicou suas 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, em protesto contra diversos pontos no catolicismo romano. O estudo dessas 95 teses serviu para elaborar os cinco pilares da reforma protestante, ou os cinco solas da reforma. A palavra “sola” é uma palavra latina que significa " unicamente" ou “somente”. 

 Vejamos. 

 Sola Scriptura 

Sola Scriptura, ou , Somente a Escritura é defender que a Palavra de Deus está acima de qualquer tradição. Segundo a reforma a Bíblia é absoluta e a única regra de fé e prática pra o ser humano. Ela é primazia para quem deseja viver um vida repleta de Deus e longe do pecado.  Somente Nela encontramos as regras para uma vida completa  em Deus. Nela encontramos o desejo de Deus para o homem e as lições deixados por Cristo para que vivamos uma vida santa. A Bíblia é determinante para todas as ocasiões da vida e da fé.  Ele é quem ensina, direciona e conduz a Deus, não necessitando de nada mais pra tal fim. Reconhecer essa autoridade da Bíblia é reconhecer de onde ela veio. Sua autoridade é divina, por isso ela ser a inerrante, infalível, santa Palavra de Deus. 

 Sola Fide 

Sola Fide, ou, somente a fé é defender que a justificação do homem é somente pela fé em Jesus Cristo, e que essa fé não não é de origem humana, mas dom de Deus.  Essa fé é produzida pelo Espirito Santo no homem quando a esse é revelada a obra salvifica de Jesus Cristo. Ao ouvir ou ler a escritura ao homem pela fé é revelada a obra da redenção. Somente pela fé, não necessita de penitência, promessas ou algo do tipo. 

Sola Gratia 

Sola Gratia, ou, somente a Graça é defender que a salvação é exclusivamente pela Graça de Deus, não precisando de boas obras e nenhum esforço humano para alcançar. A igreja estava mergulhada numa tradição em que se vendia perdão, e o cumprimento das ordenanças da igreja garantia um lugar no céu. A salvação é um dom de Deus aos homens por meio de Jesus Cristo Nosso Salvador. 

 Solus Christus 

 Solus Christus, ou, somente Cristo é defender que somente Jesus é o único mediador entre Deus e os homens, somente Ele é quem pode interceder pelos homens. Somente por seu sacrifício no calvário é que se chega ao único caminho para a salvação, não necessitando de outro meio pra redenção. Nem Maria, nem santos podem mediar essa obra. 

 Soli Deo Gloria 

Soli Deo Gloria, ou, somente a Deus a Glória é defender que somente a Deus pertence toda Glória, pois foi unicamente pelo seu propósito que alcançamos a salvação. Ele não divide sua Glória com ninguém. O que foi feito em resgaste ao homem perdido foi obra Dele, por isso somente a Ele toda honra e toda Glória. 

 Honra e adoração somente a Ele.) 

1. Sola Scriptura. 

Cada um dos cinco solae representa a chave de cada doutrina central dos reformadores como Lutero, Zuínglio, entre outros. O brado de Sola Scriptura significa que a Bíblia é a única regra de fé e prática para a vida cristã, e é por meio dela que podemos conhecer a Deus e entender a sua vontade (2 Tm 3.14-17).

Os católicos romanos têm a Bíblia e a Tradição; as testemunhas de Jeová tem a Tradução do Novo Mundo, e mais a revista A Sentinela; os mórmons têm a Bíblia e mais o Livro de Mórmon e outras publicações como fonte de autoridade espiritual.

2. Nossos fundamentos. 

Os pentecostais ainda são vistos por alguns não pentecostais e sensacionistas como um movimento que baseia suas crenças e práticas nas emoções e ensina a crença no Cânon aberto. São interpretações equivocadas a nosso respeito. Nós cremos que a revelação canônica se encerrou com os apóstolos do Novo Testamento (1 Co 15.8).

A nossa fonte de autoridade é unicamente a Bíblia, conforme a Declaração de Fé das Assembleias de Deus: “A Bíblia é a nossa única regra de fé e prática… não necessitamos de uma nova revelação extraordinária ou pretensamente canônica” (2 Pe 1.19-21).

3. Não somos deístas. 

Deísmo é a doutrina que afirma a existência de Deus, mas que Ele está muito longe de nós e não se envolve com os assuntos humanos. É como um relojoeiro que dá corda a um relógio e esquece-se dele. Nós somos teístas, isto é, cremos que Deus “não está longe de cada um de nós” (At 17.27), Ele está interessado no ser humano (Hb 11.6).

O fechamento do Cânon Sagrado não significa que Deus abandonou suas criaturas e o seu povo. Nós cremos que Deus continua a se comunicar com o seu povo por meio dos dons espirituais (At 2.14-21). Entretanto, essa revelação não se reveste de autoridade canônica para a igreja. Deus se comunica conosco pela leitura de sua Palavra, pelos dons espirituais, sonhos, visões e até pelas coisas simples do dia a dia (At 2.17,18).

SÍNTESE DO TÓPICO I

Somos um povo que cremos na autoridade da Bíblia para nossa fé e prática.

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

Este tópico apresenta a autoridade das Escrituras. O comentarista menciona o termo latino Sola Scriptura, que quer dizer “Somente as Escrituras”. Ao introduzir o presente tópico, sugerimos que você faça um relato histórico a respeito da importância do evento histórico que ajudou a estabelecer o princípio da Sola Scriptura: o movimento da Reforma Protestante com Martinho Lutero. Cuidado com o tempo. Procure fazer isso no máximo em 10 minutos.

Para isso, sugerimos que pesquise a obra “Deus e o Seu Povo”, editada pela CPAD. Nela há um capítulo todo especial sobre o esse acontecimento histórico (p.121ss). A ideia é que você mostre o quanto devemos zelar para não perder a simplicidade das Escrituras. O contexto do Movimento da Reforma mostra que quando se perde as raízes do cristianismo apostólico, perde-se também a credibilidade, a verdadeira espiritualidade e o temor a Deus.

E essas raízes apostólicas encontram-se nas Escrituras Sagradas. O Sola Scriptura é uma convocação para voltar a essas raízes.

II – ZELO PELA DOUTRINA

O zelo pela doutrina tem ligações com a apologética cristã. Desde muito cedo na história, a igreja percebeu que a Bíblia precisa ser interpretada para que os crentes conheçam melhor o pensamento bíblico e a doutrina da igreja. Os credos e as confissões de fé são documentos produzidos pelas igrejas com esse propósito.

1. Ensino ou instrução. 

A palavra “doutrina” vem do latim doctrina, que literalmente significa “ensino” ou “instrução”. Mas o termo apresenta vários níveis de significado de acordo com o seu contexto. Quando o texto sagrado expressa: “e perseveravam na doutrina dos apóstolos” (At 2.42), isso significa que os discípulos permaneciam seguindo o ensino dos apóstolos. Nesse caso, a palavra “doutrina” significa ensino, instrução (Dt 32.2). Estamos nos referindo aos ensinos bíblicos.

2. O conteúdo da fé. 

A palavra doutrina se aplica também a um corpo básico e coerente do ensino cristão, como os credos. Trata-se de um ensino sistemático sobre os dados da revelação. A fonte do conteúdo doutrinário é a própria Palavra de Deus auxiliada pela experiência cristã e com ajuda do intelecto humano (1 Tm 4.16; 2 Tm 3.16). Isso se faz por meio do ensino, da instrução.

Quando o apóstolo Paulo diz: “Traze estas coisas à memória” (v.14), ele está se referindo à sã doutrina, contrapondo “os falatórios profanos” (v.16). Os credos e as confissões de fé são dois tipos distintos de documentos eclesiásticos, mas com o mesmo propósito, interpretar as Escrituras para sintetizar o ensino da igreja. Os credos são genéricos e as confissões de fé são mais elaboradas e específicas.

3. A nossa confissão de fé e a Bíblia. 

A nossa confissão de fé não é de autoria particular, pois expressa o pensamento e a vida da igreja. Esse documento é submetido às Escrituras e estão em conformidade com elas. A nossa Declaração de Fé ocupa extraordinária importância na vida da igreja como sumário doutrinário da Bíblia e ajuda para sua compreensão, além de servir como proteção contra as falsas doutrinas.

Entretanto, a Palavra final é a Bíblia, a Declaração de Fé expressa a doutrina oficial da Igreja. Há no Novo Testamento embriões de credos e confissões de fé (Mt 16.16; Fp 2.8-11; 1 Tm 6.13) que foram desenvolvidos ao longo da história da Igreja.

SÍNTESE DO TÓPICO II

A nossa confissão de fé não é de autoria particular, pois expressa o pensamento e a vida da igreja. Esse documento é submetido às Escrituras e está em conformidade com elas.

SUBSÍDIO DOUTRINÁRIO

“Exortação à humildade e ao arrependimento (11.13-20). Zofar foi insensível até aqui, a ponto de ser ríspido em seu tratamento com Jó. Mas ele não entregou os pontos em relação ao seu antigo amigo como se fosse um caso perdido. Ainda existe a oportunidade de Jó recuperar-se da sua terrível condição. Visto que ele está certo de que algum pecado cometido por Jó é a raiz da sua condição e que o sofrimento de Jó resulta desse pecado, a resposta é simples. Jó deveria estar aberto e humilhar-se em relação ao seu mau procedimento.

Isso exige. A nossa confissão de fé não é de autoria particular, pois expressa o pensamento e a vida da igreja. reparação, inclusive uma preparação apropriada do seu coração (13) para colocá-lo num relacionamento correto com Deus. Estende as tuas mãos para ele subentende súplica em oração para remover a iniquidade da sua vida e do seu lar (13-14). Quando isso for feito, Jó estará apto a levantar o seu rosto sem mácula (15). Sua vida será mais radiante e alegre do que antes.

Todas as causas do medo serão removidas, e em seu lugar haverá segurança e esperança em sua vida (17-19). Zofar pede para ele olhar em volta. Muitos acariciarão o teu rosto (19) significa: ‘Muitos procurarão o seu favor’ (NVI)” (CHAPMAN, Milo L.; PURKISER, W. T.; WOLF, Earl C. (et al). Comentário Bíblico Beacon: Jó a Cantares de Salomão. Rio de Janeiro: CPAD, 2014, p.50).

III – CUIDADO QUANTO AOS MODISMOS

O nosso cuidado com a doutrina deve ir além do combate aos modismos e servir para defender a nossa fé das seitas e heresias, refutar os erros que se opõem aos ensinos bíblicos e persuadir os contradizentes para que eles se convertam ao Evangelho.

1. Modismo. 

Essa palavra traz a ideia do que está na moda. Isso se aplica também no campo teológico. São os ventos de doutrina que vêm e se vão (Ef 4.14), que tem caráter efêmero, passageiro, “que para nada aproveitam”. Em outras palavras, são inúteis e inaproveitáveis.

Quem não se lembra do “dente de ouro”? Do dom da unção “cai-cai”, do sopro santo, do G-12, a febre dos anjos e de outras aberrações doutrinárias? Onde estão os seus promotores e expoentes? Não há como combater esses abusos e essas práticas exóticas sem o conhecimento adequado da Palavra de Deus (Tt 1.9).

2. “Procura apresentar-te a Deus aprovado”. 

Essa qualificação vem do Espírito de Deus. Apresentar-se a Deus aprovado significa estar disponível, testado e aprovado por Deus e reconhecido pela igreja (2 Co 10.18). Desde muito cedo na história do cristianismo que a igreja precisou enfrentar uma avalanche de heresias e aberrações doutrinárias ensinadas pelos falsos mestres (1 Tm 1.4,6,7; 4.7; Tt 1.9). Os maus obreiros e os obreiros fraudulentos (2 Co 11.13; Fp 3.2) serão desmascarados e reprovados (Mt 7.21-23).

3. ” … como obreiro que não tem de que se envergonhar”. 

O termo “obreiro”, tanto em grego quanto em português, vem de “obra, trabalho” e tem significado amplo no Novo Testamento. No sentido literal, refere-se ao trabalhador do campo (Mt 20.1); no sentido metafórico, a todos os que se dedicam à obra de Deus (Mt 9.37,38) e de maneira geral aos apóstolos e demais oficiais da igreja (Lc 10.7; 1 Tm 5.18). A nossa Declaração de fé afirma: “O termo ‘obreiro’ é genérico e usamos praticamente para todos os cargos e funções na Igreja”.

4. “… que maneja bem a palavra da verdade. 

O verbo grego para “manejar bem” é orthotoméo, literalmente, “cortar reto”, cuja ideia é cortar em linha reta. A ideia é “manter o curso correto”. É uma palavra rara, aparece uma só vez no Novo Testamento e duas vezes na Septuaginta (Pv 3.6; 11.5).

O emprego paulino dessa palavra é metafórico, e muitas interpretações já foram apresentadas ao longo dos séculos. A preocupação de Paulo é com o ensino correto da Palavra de Deus, com base numa exegese sólida com a aplicação para a edificação espiritual da igreja. Isso significa também não fazer uso da Palavra no púlpito para atacar algum desafeto entre os irmãos por meio de indiretas. Púlpito não é lugar de desabafo.

SÍNTESE DO TÓPICO III

Devemos combater aos modismos, defendendo a nossa fé das seitas e heresias, refutando os erros contra os ensinos bíblicos e persuadindo os contradizentes para que se convertam ao Evangelho.

SUBSÍDIO DOUTRINÁRIO

A Bíblia não apresenta modismos, mas verdades atemporais e eternas, conforme nos mostra da Declaração de Fé das Assembleias de Deus: “São dois os propósitos das Escrituras Sagradas: revelar o próprio Deus e expressar a sua vontade à humanidade. Pelo primeiro, dentre outras formas de revelação, Deus graciosamente revelou a si mesmo pela Palavra: ‘Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo filho’ (Hb 1.1).

Pelo segundo propósito, Deus expressa claramente a sua vontade redentora a todos e a cada um dos seres humanos sem nenhuma acepção de pessoas, por meio da fé em Jesus Cristo: ‘Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé como está escrito:  Mas o justo viverá da fé’ (Rm 1.17). Assim sendo, o Senhor Jesus Cristo é o centro das Escrituras.

Ele mesmo disse: ‘São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés nos profetas, e nos Salmos’ (Lc 24.44).

Tudo o que precisamos saber sobre Deus e a nossa redenção está suficientemente revelado em sua Palavra. Ela é o manual de Deus para toda a humanidade, e suas instruções visam, também, à felicidade humana e o bem-estar espiritual e social de todos os seres humanos” (Declaração de Fé das Assembleias de Deus. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp.27-28).

CONCLUSÃO

Nós temos compromisso com a Palavra de Deus e cremos que ela é a única revelação de Deus escrita para a humanidade. Diante disso, fica claro que nenhuma outra literatura exerce autoridade sobre a nossa vida.

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PARA REFLETIR – A respeito de “Comprometidos com a Palavra de Deus”, responda:

• Como Deus se comunica conosco atualmente? 

Nós cremos que Deus continua a se comunicar com o seu povo por meios dos dons espirituais (At 2.14-21).

• O que significa “e perseveravam na doutrina dos apóstolos” (At 2.42)? 

Que os discípulos permaneciam seguindo o ensino dos apóstolos.

• O que significa “modismo”? 

O significado de “modismo” é o que está na moda. Isso se aplica também no campo teológico. São os ventos de doutrina que vêm e se vão (Ef 4.14), que tem caráter efêmero, passageiro, “que para nada aproveitam”. Em outras palavras, são inúteis e inaproveitáveis.

• Qual a preocupação do apóstolo Paulo com uso da frase “maneja bem a palavra da verdade”? 

A preocupação de Paulo é com o ensino correto da Palavra de Deus, com base numa exegese sólida com a aplicação para a edificação espiritual da igreja.

Sensacionistas: 

Os que afirmam e ensinam que os dons espirituais cessaram nos dias atuais.

  Pb. Rogério Faustino

Assembléia de Deus / IEADTC


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