Lição 03 – O Batismo no Espírito Santo
17 de Janeiro de 2021
TEXTO ÁUREO
“Porque, na verdade, João batizou com água, mas vos sereis batizados com
o Espírito Santo, não muito depois destes dias.” (At 1.5)
VERDADE PRÁTICA
Ser batizado no Espírito Santo é uma experiência espiritual
perfeitamente distinta da nossa conversão, e para nós, essa é uma verdade
apresentada nas Escrituras.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Lc 24.49 O batismo no Espírito Santo é um revestimento dado
aos crentes
Terça – Jo 1.33 E o Senhor Jesus que batiza no Espírito Santo
Quarta – Mt 3.11 Há uma diferença inconfundível entre o batismo em águas e o
batismo no Espírito Santo
Quinta – At 2.38,39 Uma promessa para todos os crentes em todas as épocas
e em todos os lugares
Sexta – At 10.44-46 As línguas são os sinais físicos e iniciais do batismo no
Espírito Santo
Sábado – 1 Co 13.8-10 A manifestação das línguas vai continuar até a vinda de
Cristo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1- Cumprindo-se o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num lugar.
2- e, de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3- E foram vista por eles línguas repartidas, como de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4- E
todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas,
conforme o Espírito Santo lhe concediam que falassem.
5- E
em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as
nações que estão debaixo do céu.
6- E,
correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um
os ouvia falar em sua própria língua.
7- E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê!
Não são galileus todos estes homens que estão falando?
8- Como pois os ouvimos, cada um, em nossa própria língua em que somos
nascidos?
9- Partos
e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia e Capadócia, e Ponto
e Ásia,
10- e Frígia, e Panfília, Egito e partes da Líbia junto a Cirene, e
forasteiros romanos (tanto judeus como prosélitos),
11- e cretenses, e árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias
línguas falar das grandezas de Deus.
12- E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os
outros: “Que quer isto dizer? “
13- E outros, zombando, diziam: “Estão cheios de mosto”.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar a respeito do Batismo no Espírito Santo (Batismo no Espírito Santo, é o derramamento do Espírito Santo sobre os cristãos como evidência em falar línguas desconhecidas para cumprir a promessa feita 0or Jesus Cristo)
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve
atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo l refere-se ao tópico l com
seus respectivos subtópicos.
Conceituar o Batismo no Espírito Santo;
Mostrar o propósito do Batismo no Espírito Santo;
Destacar o recebimento e a evidência do Batismo no Espírito Santo
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O Batismo no Espírito Santo é uma experiência distinta da
salvação. Ele reflete a busca por uma aproximação mais pessoal do crente com
Deus. Por isso, e de modo geral, o movimento pentecostal tem a vocação de fazer
oposição contra uma formalidade intelectual da vida cristã.
A maravilhosa experiência do Espirito capacita o crente a ser eficaz no
testemunho do Evangelho ao mundo, e não por refinamento formal e
intelectual, embora este possa ter um importante papel desde que esteja sob o
domínio do Espírito.
Quando a Palavra de
Deus é proclamada sob o poder do Espírito, sua veracidade é
confirmada. Assim, é o Espírito que confirma a Palavra, não o formalismo
intelectual e os padrões humanos de convencimento. Portanto, é preciso
desejar essa experiência, comunicá-la e estimulá-la entre os alunos. Uma vida
sob a virtude do Espírito é a vontade de Deus para a eficácia da evangelização.
INTRODUÇÃO
O pentecostalismo é uma reação contra uma estrutura formal
e exageradamente intelectualizada do comportamento cristão. Estudar as
escrituras não precisa ser sinônimo de formalismo. O propósito fundamental do
batizar do Espírito Santo é a busca de uma aproximação de um Deus pessoal e
real.
PONTO CENTRAL:
O batismo no Espírito Santo é uma verdade revelada nas escrituras.
I – O QUE SIGNIFICA ”BATISMO NO ESPIRITO SANTO”?
O Novo Testamento nos ensina que a salvação é uma coisa e o batismo no
Espírito é outra. São duas bênçãos espirituais distintas concedidas por Deus em
Cristo.
1- O fenômeno do Pentecoste (vv.2-4).
João Batista anuncia que
Jesus é o que batiza no Espírito Santo (Mt 3.11; Mc 1.8; Lc3.16; Jo
1.33). Nesse sentido, batizado no Espírito Santo é identificado como receber
poder do alto e a ”promessa do meu Pai” (Lc 24.49). Os discípulos deveriam
esperar o seu cumprimento em Jerusalém (At 1.4-5). Não há dúvida de que a
descida do Espírito no dia do Pentecostes é uma referência esse batismo
(vv.2-4).
Chegamos a essa conclusão também pela explicação do apóstolo Pedro aos
demais apóstolos (At 11.15-16). Isso reforça a ideia de que ”Cheios do Espírito
Santo” no presente ter contexto se refere a ser ”batizado no Espírito Santo”,
mas em outras partes do novo testamento indica uma vida na plenitude e no
fervor do Espírito (At 4.8-31; 7.55; 13.52; Ef 5.18)
2- Duas bênçãos distintos.
Quem Nasceu de novo (Nasce de novo é ter uma mudança radical em sua vida a partir do momento que aceitou Jesus como Salvador.) tem o Espírito Santo (Jo 3.5-8). Essa verdade é ensinada por clareza no Novo Testamento. O Espírito habita em todos os crentes em Jesus, sejam eles Pentecostais ou não (1Co 3.16; 6.19). Quem não tem o espírito não é cristão (Rm 8.9). Sabemos que a experiência de ser batizado no Espírito Santo é distinta da experiência da conversão (Conversão é quando alguém após ouvir a mensagem do Evangelho se converte de seus pecados retorna atrás e muda de direção, atitudes e vida) porque os discípulos já tinham a vida eterna e o Espírito mesmo antes do dia de Pentecoste (Lc 10.20; Jo 20.22).
Todos os presentes No cenáculo por ocasião da descida do Espírito eram
crentes, e isso confirma a nossa doutrina (Doutrina, dogmas relacionados a fé crista) Pentecostal de que a benção de ser
batizado no Espírito Santo é distinta da conversão (At 8.12-17; 9.17; 19.2-6).
3- Conceito teológico.
Ser batizado no Espírito Santo inicia o crente no serviço e não na salvação. Isso significa ser revestido do Poder do alto e diz respeito à capacitação dos crentes em Jesus para expansão do evangelho e edificação espiritual (Lc 24.49). Trata-se de uma experiência que ocorre após ou junto á regeneração(Regenaração, no grego, palingenesia, significa renascimento, é a ação criativa de Deus de gerar de novo) (At 9.17; 10.44-48).
Todas as promessas sobre o batismo do Espírito Santo se cumprem integralmente no derramamento de Pentecostes e continuam até à atualidade.
Cremos e ensinamos que tal experiência Deus disponibilizou para todos os
crentes, homens e mulheres, jovens e idosos, escravos e livres (At 2.18)
em todos os lugares em todas as épocas (At 2.38-29).
SÍNTESE DO TÓPICO I
O batismo no Espírito Santo é um revestimento de poder que diz respeito
à capacitação do crente para pregar o evangelho e edificar a igreja.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Muitos têm dúvidas quanto à natureza do batismo no espírito. Há os que a
confundem com a salvação. Você pode aproveitar essa oportunidade para desfazer
essa confusão, perguntando a respeito dessa questão.
Ao expor o primeiro tópico, explicando o que o batismo do Espírito Santo
não é salvação, pois ele diz respeito a experiência de poder para o serviço;
enquanto a salvação é uma experiência de regeneração e justificação do pecador.
Todos que foram regenerados, justificados, ou seja, salvos pela graça de
Deus, podem receber o batismo no Espírito Santo. Essa experiência a profunda
Mas a nossa comunhão com Deus, potencializa o nosso serviço no reino e permite
caminhar em fervor na vida cristã. Assim, atue em favor de que a sua classe não
foi fundada batismo no espírito santo Com salvação, pois são experiências
distintas na vida do crente.
II – O PROPÓSITO NO BATISMO NO ESPIRITO
Considerando que ser batizado no Espírito Santo não é salvação, e ambas
as experiências são coisas distintas, como verdade Pentecostal fundamentadas de
maneira robusta no Novo Testamento, então, é necessário saber qual o propósito
desse batismo.
1 – Finalidade.
O propósito Central é a capacitação do Espírito para o serviço Divino como:
a) o poder para uma vida santa e serviço eficaz;
b) a pureza ou Santificação simbolizada pelas línguas de Fogo (Mt 3.11; At 15. 8-9);
c) o revestimento pleno do Poder de Deus, ”todos foram Cheios do Espírito Santo”;
d) a
proclamação ou o testemunho de Cristo (At 1.8) concedido de várias formas
pelo Espírito: ”segundo o Espírito Santo lhe concedia que falassem”.
2 – A capacitação do Espírito.
É do conhecimento da maioria que a ideia do
termo ”batismo” é imersão; ser batizado significa ser mergulhado. As expressões
como ”derramar” o Espírito sobre os irmãos e as irmãs ou ”serem cheios” do
Espírito para se referir ao batismo no Espírito Santo podem lançar luz sobre o
propósito dessa promessa, pois, ser imerso significa capacitação, isso é a
revelação do Mistério de Deus (Ef 3.5), Poder para testemunhar de Jesus (At
1.8), profetizar (At 11.28) e realizar milagres (Rm 15.19).
3 – Uma necessidade real e atual.
O Espírito Santo veio no dia de Pentecostes
porque os discípulos precisavam que a sua mensagem fosse revestidas de poder
para salvar os pecadores (Lc 24.47-49; At 1.8). Como receber esse batismo? É o
Senhor Jesus que batiza (Mt 3.16; Mc 1.8; Lc 3.16; Jo 1.33). Todos os crentes
devem buscar essa promessa para sua edificação e crescimento espiritual.
Não existe regras rígidas do novo testamento para recebê-lo, pois Deus
atende a casos individuais de modos diferentes, mas é necessário arrependimento
sincero, fé nas promessas do batismo no Espírito, oração e paciência (At
2.38-39; Lc 11.9-13).
SÍNTESE DO TÓPICO II
O propósito central do batismo no Espírito é uma capacitação espiritual
para o serviço divino.
SUBSÍDIO PEDAGÓGICO-TEOLÓGICO
Ao finalizar esse tópico, pergunte se ser ”batizado no Espírito Santo” é
o mesmo que ser ”cheio do Espírito”. Ouça a respostas. É corriqueiro muitos
acharem que é a mesma coisa, mas sem atentarem para a complexidade dessas
expressões de acordo com Lucas, em Atos, e Paulo, em Efésios.
Responda à pergunta mostrando que uma expressão ”cheio do Espírito
Santo” tem conotação distintas. Em Lucas (Atos), ela revela uma capacitação
para o serviço; em Paulo (Efésios), a questão de caráter, vida Santa. Para
fundamentar melhor essa resposta, leve em conta a seguinte explicação do
professor Gutierres Siqueira; ” A terminologia ‘cheio do Espírito Santo’
tem o significado nos escritos de Lucas e de Paulo?
Os teólogos Pentecostais responde que não, pois ser ‘cheios do Espírito
Santo’ em Lucas está relacionado ao serviço e à mordomia cristã, enquanto que
ser ‘cheio do Espírito Santo’ em Paulo está implicitamente ligado à questões de
caráter e santidade. Longe de ser uma contradição, a um verdadeiro complemento,
pois Como ouvir sem o caráter cristão? Como manifestar os traços de Cristo e
ainda permanecer inerte diante do serviço para o reino de Deus?
O que deve ficar claro na mente dos leitores da Bíblia é que ser ‘cheio
batismo no Espírito Santo’ pode ser associado a ser ‘cheios do Espírito’ em
Lucas mas não nas epístolas Paulinas. Sem dúvida o contexto ministerial
de ambos determinou a ênfase diferenciada”. (Siqueira, Gutierres Fernandes.
Revestidos de poder: Uma introdução a teologia Pentecostal. 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2018, p.83).
III – O REVESTIMENTO E A EVIDÊNCIA DO BATISMO NO
ESPIRITO SANTO
Nem todos os crentes em Jesus são batizados no Espírito Santo, apesar de
a promessa divina ser para todas as pessoas que se convertem ao Senhor Jesus em
todos os lugares em todas as épocas; mas todas elas têm o Espírito Santo (Rm
5.5).
1 – As ”outras línguas”.
A
Sua fonte é o próprio Espírito Santo (vv.8,11). Em línguas os discípulos falavam das ‘grandezas de Deus’ (v.11) e, na casa de Cornélio todos ”os ouviram falar em línguas e magnificar a Deus” (At 10.46).
2- Função das línguas.
Elas sinalizam a presença do Espírito. O dom de
línguas, pelo que se vê nos Capítulos 12 a 14 de 1 Coríntios, está associado à
oração pessoal (1 Co 14.13-23). As línguas, em Atos, indicam o recebimento
do Poder Profético (2.4; 19.6). As línguas nas cartas Paulinas são também
importantes, pois o apóstolo as descreve como língua do Espírito, por meio das
quais conversamos com Deus em mistério; por meio delas oramos em espírito e
louvamos a Deus (1 Co 14.14,16,17).
Esse dom, sem dúvida, é muito útil para a oração, as evoluções pessoais
e o desenvolvimento de nossa sensibilidade ao Espírito 91 Co 14.2). Foram as
línguas que sinalizaram o batismo de Cornélio (At 10.47). Que sinal tangível
levou Simão Samaritano a desejar esse dom? (At 8.18).
3 – Atualidade das línguas.
A promessa de ser batizado no Espírito Santo
é para toda a igreja. Isso engloba todos os Cristão em todos os lugares e em
todas as eras (Jr 2.28-32; At 2.16-21), de modo que as línguas são inseparáveis do batismo no Espírito. Dos três sinais Sobrenaturais Manifesto no dia do
Pentecostes com a descida do Espírito Santo, somente o ”falar em outras
línguas” (v.4) veio para ficar, ele se repete (At 10.44-47; 16.6).
Mas, os outros dois: ” um som como de vento veemente é impetuoso ” (v.2)
e ”línguas repartidas, como que de Fogo” ocorreram uma só vez, se eles não se
repetem nunca mais.
SÍNTESE DO TÓPICO III
O batismo no Espírito Santo é para todas as pessoas, e sua evidenciação como línguas
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
” Falar em línguas é bom para Você Dos noves dons espirituais
conhecidos na primeira Coríntios 12.8-10, somente a um atribui-se a força da
edificação pessoal. ‘ o que fala língua estranha edifica-se a si mesmo’ (1 Co
14.4). E acrescentou o Paulo: ‘ quero que todos vós faleis em língua estranhas
‘ (1 Co 14,5), e ‘ dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós
todos ‘ (1 Co 14.18). Certamente não há autoridade maior que Paulo nesse
assunto.
Ele não poderia ser chamado de ‘teórico’. Seus ensinos vieram de
experiências pessoais a escola do Espírito. E o Espírito Dirigiu em suas
instruções aos Coríntios. O termo grego oikodom, empregado por
Paulo e traduzido como ‘ edificar ‘ ou ‘ edificação ‘, significa formar ou ser
formado. Aplicação desse termo ao homem espiritual conduz a ideia de
crescimento e desenvolvimento do Espírito. Que Belo!
O homem que demonstra evidência de grande crescimento e desenvolvimento
espiritual é o mesmo que testemunha: ‘ falo mais línguas do que vós todos ‘.
Neste ponto, há uma lição para todos nós” (BRANDT, R. L. Falar Em línguas
o maior Dom: pentecostais. Falta-nos algo? 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2011,
p.46)
CONCLUSÃO
O que todo o povo Pentecostal preciso saber sobre o tema da lição? Que
ser batizado no Espírito Santo é uma experiência distinta da conversão e que
capacita o Cristão para testemunhar de Jesus e ter uma vida cristã abundante e
vitoriosa. Essa manifestação do Espírito é atual e concedida a quem buscar com
fé, obediência, humildade e persistência; cujo sinal físico, visível inicial do
recebimento é o falar em línguas.
PARA REFLETIR
A respeito de “O Batismo no Espírito Santo”, responda:
1 – Como chegamos à conclusão de que a descida do Espírito no dia de Pentecostes se refere ao Batismo no Espírito Santo?
Chegamos a essa conclusão
também pela explicação do apóstolo Pedro aos demais apóstolos (At
11.15,16).
2 – Como sabemos que a experiência do batismo no Espírito Santo é distinta da experiência da conversão?
Sabemos que a experiência de ser batizado no
Espírito Santo é distinta da experiência da conversão porque os discípulos já
tinham a vida eterna e o Espírito mesmo antes do dia de Pentecostes (Lc 10.20;
Jo 20.22).
3 – Qual a finalidade do batismo no Espírito Santo?
É a capacitação do Espírito para
o serviço divino.
4 – O que são as “outras línguas”?
As “outras línguas”, a glossolalia, são
ininteligíveis, e evidencia externa, física e inicialmente o batismo no
Espírito Santo.
5 – Para que serve o dom de línguas?
O dom de línguas, pelo que se vê
nos capítulos 12 a 14 de 1 Coríntios, está associado à oração pessoal (1 Co
14.13-23). Esse dom, sem dúvida, é muito útil para a oração, as devoções
pessoais e o desenvolvimento de nossa sensibilidade ao Espírito (1 Co 14.2).
Pb. Rogério Faustino
Assembléia de Deus / IEADTC