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Lição 3 Adultos 2021 3° Trimestre - Acabe e o Profeta Elias - 18 de julho de 2021 Pb. Rogério Faustino


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OBJETIVO GERAL

Asseverar que todo pecado gera uma consequência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Abaixo os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo i refere-se ao tópico com seus respectivos subtópicos.

I – Apresentar a perversidade de Acabe e Jezabel;

II – Demonstrar o cuidado de Deus para com os seus filhos:

III – Registrar a aridez espiritual do rei Acabe.

TEXTO ÁUREO

“Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel que guarda o conserto e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos” (Dt 7.9)



VERDADE PRÁTICA

Deus é pai de amor, bondade e misericórdia abundantes, contudo, todo pecado e desobediência ao Senhor trazem consequências inevitáveis à vida humana.

LEITURA DIÁRIA

Segunda Sl 31.19 As bondades do Senhor são inesgotáveis para os que o temem

Terça Ex 33.19 Misericórdia é um atributo que pertence a Deus

Quarta – Jó 4.8 Tudo o que é semeado será colhido na mesma proporção

Quinta – SL 23.6 A misericórdia e a bondade de Deus acompanham o ser humano por toda vida

Sexta 1 Pe 1.14 Os filhos de Deus devem ser obedientes e abandonar o mau caminho

Sábado – Dt 5.29 O desejo do Senhor é que seus filhos sejam obedientes continuamente

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

1 Reis 16:29,30

29-E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel em Samaria, vinte e dois anos.

30-E fez Acabe, filho de Onri, o que era mal aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele.

1 Reis 17:1-7

1- Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel perante cuja face estou que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.

2- Depois, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:

3- Vai-te daqui, e vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.

4 – E ha de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.

5-foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR porque foi e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão

6-E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à noite: e bebia do ribeiro.

7-E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.

1 Reis 18:17-2

17-E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe Acabe: És tu o perturbador de Israel?

18-Então, disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR e seguistes os baalins.

19-Agora, pois, envia, ajunta a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel.

20-Então, enviou Acabe os mensageiros a todos os filhos de Israel e ajuntou os profetas no monte Carmelo

21 – Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o. Porém o povo lhe não respondeu nada.


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Acabe foi o 7° rei do reino do Norte ou reino de Israel, seu pai foi Onri, ele tinha sido chefe dos exércitos de Israel no reinado de Elá que foi deposto do trono por Zinri, outro general, que passou pouco menos de sete dias no reinado. Quando viu que todo seu plano de ser rei sobre Israel tinha sido frustrado ele incendeia sua casa com ele próprio dentro. O povo então aclama Onri rei sobre Israel. Ele inaugura assim a 3 dinastia sobre o reino do Norte sucedendo o seu reinado a Acabe seu filho e esse a Acazias, que morre devido aos graves ferimentos   de uma queda da janela de seu próprio palácio e é sucessedido por Jeorão seu irmão mais novo.

Acabe foi um dos piores reis de Israel , senão o pior. Além de não ouvir Deus e não ser-lhe temente torna-se um rei idolatra como nunca visto. Politicamente Acabe foi um grande rei influente e forte, porém no mesmo grau grandeza sua espiritualidade é a mais depravada e abominável diante de Deus. Ele casa-se com Jezabel uma princesa de Tiro e Sidom filha do rei dos sidônios Etbaal. Com a aliança com Etbaal Israel tem um grande progresso economicamente, porém na mesma proporção a nação mergulha numa idolatria jamais vista. Jezabel é devota de Baal e Aserá, e faz com que esses deuses sejam reverenciados mais do que Jeová em Israel. Ela Instaura cultos a esses deuses nas mais abomináveis formas e práticas. Mata os profetas de Deus em Israel e influencia seu marido a se vender pra esses deuses. O casamento de Acabe e Jezabel é celebrado por sacerdotes de Baal em frente a sua imagem.

Acabe reina 22 anos sobre Israel entre 874 e 853 a.C.

Nesse ambiente depravado e corrompido aparece Elias, o profeta de Tisbe (Tisbe era, segundo a tradição, a cidade de Listib, localizada a 8 quilômetros ao norte do Rio Jaboque. É o local de nascimento de Elias, o Profeta (1 Reis 17:1), o tisbita, denunciando o pecado de rei e da rainha. Ele profetiza que não haveria chuva sobre a terra por um período de tempo: “Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel perante cuja face estou que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.

Conforme profetizou o profeta aconteceu, e nesse período de seca Israel passa por grandes dificuldades.

O fim de Acabe é trágico, foi profetizado por Elias e confirmado pelo profeta Micaías, da mesma sorte Jezabel tem um fim terrível.

Não há quem afronte a Deus e fique impune.

A Palavra de Deus diz que aquilo que o homem semear isso também ceifará.

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HINOS SUGERIDOS: 60, 111, 577 da Harpa Crista 

INTERAGINDO COM O PROFESSOR

profeta Elias apareceu em um período critico da história de Israel. Época em que Acabe, influenciado por Jezabel, sua maléfica esposa, fez de tudo para eliminar a adoração a Javé em israel. Mas o próprio Deus, usando o profeta Elias, entrou no conflito e decisivamente derrotou os deuses pagãos, trazendo o povo de volta a verdadeira fé. Em tempos de apostasia, quando imperam a rebeldia insolente e a dureza de coração contra os mandamentos do Senhor, o Todo-poderoso sempre envia seus profetas para combater o sistema religioso corrupto e proclamar o autêntico sentido e o propósito do seu reino (1 Rs 17.1). 

INTRODUÇÃO

Acabe foi um dos mais perversos reis de Israel. Durante seu reinado, ele permitiu que seus terríveis pecados o desviassem completamente dos mandamentos sagrados e do temor a Deus (1 Rs 16.30). Além da desobediência já instalada em seu coração, casou-se com a ímpia Jezabel, que o induziu aos caminhos de morte (1 Rs 16.31). Suas grande seca em Israel, episódio que, mais tarde, o colocou frente a frente com o profeta Elias (1 Rs 17.1).

PONTO CENTRAL

É essencial estar em alerta diante dos chamados de Deus ao arrependimento.

1 – O CASAMENTO DE ACABE COM JEZABEL

1. Consequências de escolhas

Acabe induziu o povo a se aprofundar no pecado da idolatria de maneira bem mais intensa que os reis que o antecederam. Além disso, cometeu o crasso erro de se casar com uma princesa do reino de Sidom, chamada Jezabel. Essa mulher era devota de Baal e Aserá, dois deuses adorados pelas nações vizinhas de Israel (1 Rs 16.31; 18.19). Essa princesa dos sidônios incitou tanto a maldade em Acabe que ele chegou ao ponto de se vender para fazer o que era mau aos olhos do Senhor (1 Rs 21.25).

2. A rainha perversa.

Dentre tantas perversidades, Jezabel destruiu os profetas do Senhor (1 Rs 18.4), ameaçou a vida de Elias (1 Rs 19.2), ordenou injustamente a morte de Nabote para satisfazer a ganância do marido (1 Rs 21.10), e ainda praticou a prostituição e a feitiçaria (2 Rs 9.22). O trágico fim de Jezabel foi profetizado por Elias. 

O homem de Deus disse que ela não seria sepultada, mas que os cães a devorariam, pois sua maldade e abominação contrariaram a justiça divina (1 Rs 21.23-27). Deus é misericordioso, mas julga com rigor àqueles que insistem em permanecer na prática do mal.

SÍNTESE DO TÓPICO I

Deus é rico em misericórdia, porém, pode ser impiedoso contra aqueles que perseveram em se manter na prática do mal.

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

Relacione na lousa as várias formas de idolatria discriminadas abaixo. A seguir, leia com seus alunos as referências indicadas, não esquecendo de estabelecer as diferenças entre os falsos deuses reverenciados por Israel no passado e os ídolos condenados pelos apóstolos no Novo Testamento, como a cobiça e a glutonaria. Deixe claro para seus alunos que, independente da forma e motivos, a idolatria é odiosa e abominável ao Senhor.

FORMAS DE IDOLATRIA NA BÍBLIA

a) A adoração a imagens (Is 44.17).

b) O oferecimento de sacrifícios a imagens (Sl 106.38).

c) A adoração a deuses falsos (Dt 30.17: Sl 81.9).

d) O serviço prestado a outros deuses (Dt 7.4).

e) O temor a outros deuses (2 Rs 17.35).

f) A adoração ao verdadeiro Deus, mas por meio de alguma imagem (Ex 32.46: SL 10.6,18,20)

g) A adoração a demônios (Mt 4.8.10: 1 Co 10.20).

h) Manter ídolos no próprio coração (Ez 14.3,4).

i) A adoração aos espíritos dos mortos (Sl 106.28).

j) A cobiça (Ef 5.5; CL3.5).

k) A sensualidade (Fp 3.19).

II– ELIAS PREVE A GRANDE SECA

1. A intervenção divina.

Em razão de sua idolatria e atrocidades, Acabe é considerado o pior rei de todo o Israel (1 Rs 16.33). Por causa de seus atos perversos e pecaminosos, o profeta Elias, em obediência a Deus, confrontou esse rei e lhe deu a sentença de que não mais haveria chuva, a não ser pela  palavra do profeta, dada por Deus (1 Rs 17.1). Com a seca veio a fome, porém, nem mesmo diante de tal situação Acabe se arrependeu dos seus pecados diante de Deus.

2. O preço da obediência a Deus.

O episódio da seca em Israel demonstra que todo homem e mulher de Deus precisam ter fé e coragem para enfrentar os resultados de sua obediência ao Senhor. No caso de Elias, ele teve de enfrentar as dificuldades da falta d’água e alimento e mais tarde, fugir de Acabe e Jezabel, que o ameaçaram de morte (1 Rs 19.2). Entretanto, apesar das dificuldades pelas quais passou o profeta, a bondade e o cuidado de Deus o acompanharam, pois foi alimentado por corvos com pão e carne duas vezes ao dia (1 Rs 17.6). E, quando a água do ribeiro de Querite secou, o Senhor mais uma vez o sustentou usando a viúva de Sarepta (1 Rs 17.9).

3. Deus sempre cuida dos seus filhos.

Na casa da viúva, Elias realizou o milagre da multiplicação da farinha e do azeite. A mulher argumentou que dispunha apenas de uma pequena quantidade desses ingredientes para alimentar a si e ao seu filho. Mesmo diante desse triste cenário, o profeta pediu que ela fizesse primeiro um bolo para ele. 

A viúva obedeceu a ordem de Elias e lhe preparou a comida. A partir daí, pela palavra do Senhor, nada faltou para aquela família até o fim da seca (1 Rs 17.14). Essa história nos mostra o quanto Deus cuida dos que proferem a sua verdade, e defende a causa do órfão e da viúva (Dt 10.17,18; 24.21: 26.12: Sl 68.5: 146.9).

SÍNTESE DO TÓPICO II

O Senhor sempre cuida de seus filhos. Não importa quão dificil seja o caminho, Deus suprirá todas as suas necessidades.

SUBSÍDIO DEVOCIONAL

“1 Rs 17.13-16-Quando a viúva de Sarepta encontrou Elias, pensou que estivesse preparando sua última refeição. Mas um simples ato de fé realizou o milagre. Ela confiou em Elias e lhe deu tudo o que tinha de comer. A fé é o passo entre a promessa e a certeza. Os milagres parecem extremamente fora de alcance para a nossa fé frágil. Mas cada milagre, grande ou pequeno, começa com um ato de obediência. Não podemos ver a solução até que demos o primeiro passo de fé.”

 1 Rs 17.17 – Mesmo depois que Deus realiza um milagre em nossas vidas, nossos problemas podem não estar terminados. A fome era uma experiência terrível, mas o pior ainda estava por vir. A provisão de Deus nunca é dada para que descansemos nela. Precisamos confiar nEle ao enfrentar cada provação” (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, pp.728,729).

III – O ENCONTRO DE ELIAS COM ACABE

1. Um coração endurecido.

A idolatria e a insistente desobediência do rei de Israel provocaram, da parte de Deus, uma grande seca que durou muito tempo (1 Rs 17.1). A total falta de discernimento espiritual para perceber o que Deus estava fazendo através Elias, e a impossibilidade de se arrepender, mesmo com todas as evidências de que ele era o culpado de todos os males que estavam acontecendo (1 Rs 18.17.18), fizeram com que consequências ainda mais graves viessem sobre a nação. 

A primeira palavra que o rei dirigiu a Elias foi de acusação: “És tu o perturbador de Israel?” (1 Rs 18.17b). Seu coração estava tão endurecido em razão da recorrência do pecado, que não havia mais jeito de ele voltar atrás e rever seu deplorável estado espiritual.

2. A sequidão espiritual do rei.

Sempre que alguém se torna um contumaz pecador, de modo a não mais discernir os intentos do próprio coração, como aconteceu a Acabe, algo muito grave acontece: a sequidão espiritual. O pior é que não somente o apóstata sofre as consequências disso, mas todas as pessoas que dependem dele (1 Rs 17.1).

SÍNTESE DO TÓPICO III 

A seca espiritual nos sobrevém quando atingimos o ápice da falta de comunhão com Deus.

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO

“17.1-NEM ORVALHO NEM CHUVA HAVERÁ. Elias, na qualidade de mensageiro de Deus, pronunciou uma palavra de juízo da parte do Senhor contra a nação rebelde de Israel. Deus ia reter a chuva durante três anos e meio (cf. Dt 11.13-17). Esse juízo humilhava Baal, pois seus adoradores criam que ele controlava a chuva e que era responsável pela abundância nas colheitas. O NT declara que essa seca em Israel resultou das ferventes orações de Elias (Tg 5.17)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p.550).

CONHEÇA MAIS

A semelhança de Melquisedeque, Elias aparece no texto biblico sem qualquer menção a pai, mãe ou árvore genealógica. Sem qualquer menção concernente à sua chamada ou passado, ele [Elias] emerge subitamente da cidade de Tisbe de Gileade com a missão de enfrentar a corrente do baalismo fenício que ameaçava varrer completamente a religião já vista, ou seja, o culto a Yahweh, do Reino do Norte. O nome de Elias significava ‘Yahweh é Deus. Mesmo que ele fosse designado como ‘Profeta, a expressão que se emprega com mais frequência para descrevê-lo é a de “homem de Deus.” Para saber mais leia: Introdução do estudo do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, p.245.

CONCLUSÃO

Apesar da grande misericórdia de Deus sobre o rei Acabe, permitindo que o profeta Elias o exortasse a retornar aos caminhos do Senhor, ele acabou levando seu reino à ruina. Não podemos permitir que a ignorância e a sequidão espiritual nos atinjam. Para isso, precisamos estar atentos à convocação divina ao arrependimento.

 PARA REFLETIR

A respeito de “Acabe e o Profeta Elias”, responda:

1. Por que o rei Acabe é considerado um dos mais perversos reis de Israel? 

Por conta de suas atrocidades, e por permitir que seus terríveis pecados o desviassem completamente dos mandamentos sagrados e do temor a Deus.

2. Quais perversidades foram praticadas por Jezabel?

Destruiu os profetas do Senhor (1 Rs 18.4), ameaçou a vida de Elias (1 Rs 19.2), ordenou injustamente a morte de Nabote (1 Rs 21,10), e praticou a prostituição e a feitiçaria (2 Rs 9.22).

3. O que a história da viúva de Sarepta nos ensina?

Essa história nos mostra o quanto Deus cuida dos que proferem a sua verdade, e defende a causa do órfão e da viúva (Dt 10.17-18; 24.21;26.12; Sl 68.5;146.9).

4. Qual foi a consequência da idolatria e da insistente desobediência do rei de Israel? 

Deus enviou uma grande seca que durou muito tempo (1 Rs 17.1).

O5. que acontece quando alguém se torna um pecador contumaz? 

A sequidão espiritual.

CONSULTE

Revista Ensinador Cristão - CPAD, n° 86, p.37. Você encontrará mais subsídios para enriquecer a lição. São artigos que buscam expandir certos assuntos.

Há um princípio eterno nas Escrituras Sagradas: "Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna" (Gl 6.8). Em outro trecho das Escrituras, o apóstolo Paulo diz: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor" (Rm 6.23). Esses dois trechos bíblicos mostram com clareza uma relação clara de causa e efeito: para todo pecado há uma consequência. Esse é o pano de fundo da presente lição. 

O Resumo da Lição 

O primeiro tópico da lição busca apresentar a perversidade de Acabe e Jezabel. Esse casal protagonizou as piores maldades que uma família real praticou em Israel. O fim de sua vida revela a consequência do caminho que decidiu trilhar. Esse episódio nos ensina que Deus é rico em misericórdia, porém, pode derramar a sua ira contra os que perseveram em manter-se na prática do mal. Por outro lado, o segundo tópico mostra que o caminho de obediência a Deus traz consigo o cuidado do Senhor. Ele não nos desampara. Vemos isso no episódio na vida de Elias em relação a grande seca, e quando por intermédio desse profeta Deus supriu a necessidade da viúva. É um princípio maravilhoso que encontramos nessa santa história: não importa quão difícil seja o caminho, Deus suprirá toda as nossas necessidades em glória, por Cristo Jesus (Fp 4.19). O terceiro tópico mostra que um coração endurecido traz sequidão espiritual, a ausência de sensibilidade para as coisas espirituais. A vida no pecado tem essa capacidade de fazer separação entre Deus e os homens (Is 59.2). Quando isso acontece o crente esfria, enfraquece e pode chegar ao estado de apostasia.

Aplicação: Por isso a lição nos propõe algumas reflexões. 

primeira: a vida de pecado traz consequências sérias (Gl 6.8; Rm 6.23). Por isso, devemos tratar o pecado com seriedade. Fugir dele, lutar em oração, andar no Espírito para fazer a vontade de Deus. 

A segunda: É preciso incentivar uma vida de obediência a Deus. Há verdades claras que devem ser vividas integralmente; do contrário, o nosso Senhor disse que seríamos como o homem que construiu a sua casa na areia (Mt 7.26). Obedecer é melhor que o sacrificar (1 Sm 15.22). E, finalmente, mostre que uma vida de pecado traz sequidão espiritual, mas a obediência a Deus traz uma vida cheia de seu Espírito (Gl 5.25). 

BOAS IDÉIAS: 

Na lição deste domingo, estudaremos a respeito de dois personagens importantes no livro de 1 Reis: Acabe, o rei que entrou para a história como um dos mais perversos reis de Israel; e o profeta Elias, um homem de Deus que não se calou diante dos erros da monarquia, mas foi a voz do Senhor bradando no meio do Seu povo. Acabe casou-se com a ímpia Jezabel e os resultados foram a fome e a miséria, consequências de uma grande seca em Israel.

Objetivo: Mostrar algumas qualidades de Elias.

Material: Um quadro.

Procedimento: Sugerimos para a aula de hoje que você reproduza o quadro abaixo e ressalte as qualidades do profeta Elias e as de Acabe. Enfatize que Deus sempre retribui àqueles que lhe são fieis e aos infiéis também. A infidelidade ao Senhor sempre traz sérios prejuízos, caso não haja arrependimento. Peça que os alunos citem algumas características de Acabe e Elias. O quadro abaixo é somente uma sugestão, pois sabemos que as qualidades de Elias são muitas, como, por exemplo, zelo em promover a adoração ao Deus de Israel e em condenar a idolatria; clareza e assertividade em suas sentenças; fidelidade e coragem (2Rs 1.9-12).

ACABE

Entrou para a história como um dos reis mais perversos de Israel.

Institui a adoração a Baal.

Representou Baal e todo tipo de idolatria e feitiçaria.

Acusou Elias de ser o perturbador de Israel.

Confiava em Baal e em sua mulher Jezabel.

Dominado por Jezabel.

ELIAS

Um dos mais famosos profetas de Israel. Realizou muitos milagres.

Adorava e obedecia somente ao Senhor.

Representou o Senhor em demonstração contra os sacerdotes de Baal.

Falou a verdade em nome do Senhor.

Confiava somente na Palavra do Senhor.

Servo do Senhor.


Pb. Rogério Faustino

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