Lição 3 Adultos 2021 3° Trimestre - Acabe e o Profeta Elias - 18 de julho de 2021 Pb. Rogério Faustino
OBJETIVO GERAL
Asseverar que todo pecado gera uma consequência.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo i refere-se ao tópico com seus respectivos subtópicos.
I – Apresentar a perversidade de Acabe e Jezabel;
II – Demonstrar o cuidado de Deus para com os seus filhos:
III – Registrar a aridez espiritual do rei Acabe.
TEXTO ÁUREO
“Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel que guarda o conserto e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos” (Dt 7.9)
VERDADE PRÁTICA
Deus é pai de amor, bondade e misericórdia abundantes, contudo, todo pecado e desobediência ao Senhor trazem consequências inevitáveis à vida humana.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Sl 31.19 As bondades do Senhor são inesgotáveis para os que o temem
Terça – Ex 33.19 Misericórdia é um atributo que pertence a Deus
Quarta – Jó 4.8 Tudo o que é semeado será colhido na mesma proporção
Quinta – SL 23.6 A misericórdia e a bondade de Deus acompanham o ser humano por toda vida
Sexta – 1 Pe 1.14 Os filhos de Deus devem ser obedientes e abandonar o mau caminho
Sábado – Dt 5.29 O desejo do Senhor é que seus filhos sejam obedientes continuamente
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Reis 16:29,30
29-E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel em Samaria, vinte e dois anos.
30-E fez Acabe, filho de Onri, o que era mal aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele.
1- Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel perante cuja face estou que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.
2- Depois, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
3- Vai-te daqui,
e vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está
diante do Jordão.
4 – E ha de ser
que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.
5-foi, pois, e
fez conforme a palavra do SENHOR porque foi e habitou junto ao ribeiro de
Querite, que está diante do Jordão
6-E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à noite: e bebia do
ribeiro.
7-E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.
17-E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe Acabe: És tu o perturbador de Israel?
18-Então, disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR e seguistes os baalins.
19-Agora, pois,
envia, ajunta a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos
e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da
mesa de Jezabel.
20-Então, enviou
Acabe os mensageiros a todos os filhos de Israel e ajuntou os profetas no
monte Carmelo
21 – Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o. Porém o povo lhe não respondeu nada.
Newebd
Acabe foi o 7° rei do reino do Norte ou reino de Israel, seu pai foi Onri, ele tinha sido chefe dos exércitos de Israel no reinado de Elá que foi deposto do trono por Zinri, outro general, que passou pouco menos de sete dias no reinado. Quando viu que todo seu plano de ser rei sobre Israel tinha sido frustrado ele incendeia sua casa com ele próprio dentro. O povo então aclama Onri rei sobre Israel. Ele inaugura assim a 3 dinastia sobre o reino do Norte sucedendo o seu reinado a Acabe seu filho e esse a Acazias, que morre devido aos graves ferimentos de uma queda da janela de seu próprio palácio e é sucessedido por Jeorão seu irmão mais novo.
Acabe foi um dos piores reis de Israel , senão o pior. Além de não ouvir Deus e não ser-lhe temente torna-se um rei idolatra como nunca visto. Politicamente Acabe foi um grande rei influente e forte, porém no mesmo grau grandeza sua espiritualidade é a mais depravada e abominável diante de Deus. Ele casa-se com Jezabel uma princesa de Tiro e Sidom filha do rei dos sidônios Etbaal. Com a aliança com Etbaal Israel tem um grande progresso economicamente, porém na mesma proporção a nação mergulha numa idolatria jamais vista. Jezabel é devota de Baal e Aserá, e faz com que esses deuses sejam reverenciados mais do que Jeová em Israel. Ela Instaura cultos a esses deuses nas mais abomináveis formas e práticas. Mata os profetas de Deus em Israel e influencia seu marido a se vender pra esses deuses. O casamento de Acabe e Jezabel é celebrado por sacerdotes de Baal em frente a sua imagem.
Acabe reina 22 anos sobre Israel entre 874 e 853 a.C.
Nesse ambiente depravado e corrompido aparece Elias, o profeta de Tisbe (Tisbe era, segundo a tradição, a cidade de Listib, localizada a 8 quilômetros ao norte do Rio Jaboque. É o local de nascimento de Elias, o Profeta (1 Reis 17:1), o tisbita, denunciando o pecado de rei e da rainha. Ele profetiza que não haveria chuva sobre a terra por um período de tempo: “Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel perante cuja face estou que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.”
Conforme profetizou o profeta aconteceu, e nesse período de seca Israel passa por grandes dificuldades.
O fim de Acabe é trágico, foi profetizado por Elias e confirmado pelo profeta Micaías, da mesma sorte Jezabel tem um fim terrível.
Não há quem afronte a Deus e fique impune.
A Palavra de Deus diz que aquilo que o homem semear isso também ceifará.
Newebd
HINOS SUGERIDOS: 60, 111, 577 da Harpa Crista
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O profeta Elias apareceu em um período critico da história de Israel. Época em que Acabe, influenciado por Jezabel, sua maléfica esposa, fez de tudo para eliminar a adoração a Javé em israel. Mas o próprio Deus, usando o profeta Elias, entrou no conflito e decisivamente derrotou os deuses pagãos, trazendo o povo de volta a verdadeira fé. Em tempos de apostasia, quando imperam a rebeldia insolente e a dureza de coração contra os mandamentos do Senhor, o Todo-poderoso sempre envia seus profetas para combater o sistema religioso corrupto e proclamar o autêntico sentido e o propósito do seu reino (1 Rs 17.1).
INTRODUÇÃO
Acabe foi um dos mais perversos reis de Israel. Durante seu reinado, ele permitiu que seus terríveis pecados o desviassem completamente dos mandamentos sagrados e do temor a Deus (1 Rs 16.30). Além da desobediência já instalada em seu coração, casou-se com a ímpia Jezabel, que o induziu aos caminhos de morte (1 Rs 16.31). Suas grande seca em Israel, episódio que, mais tarde, o colocou frente a frente com o profeta Elias (1 Rs 17.1).
PONTO CENTRAL
É essencial estar em alerta diante dos chamados de Deus ao arrependimento.
1 – O CASAMENTO DE ACABE COM JEZABEL
1. Consequências de escolhas
Acabe induziu o povo a se aprofundar no pecado da idolatria de maneira bem mais intensa que os reis que o antecederam. Além disso, cometeu o crasso erro de se casar com uma princesa do reino de Sidom, chamada Jezabel. Essa mulher era devota de Baal e Aserá, dois deuses adorados pelas nações vizinhas de Israel (1 Rs 16.31; 18.19). Essa princesa dos sidônios incitou tanto a maldade em Acabe que ele chegou ao ponto de se vender para fazer o que era mau aos olhos do Senhor (1 Rs 21.25).
2. A rainha perversa.
Dentre tantas perversidades, Jezabel destruiu os profetas do Senhor (1 Rs 18.4), ameaçou a vida de Elias (1 Rs 19.2), ordenou injustamente a morte de Nabote para satisfazer a ganância do marido (1 Rs 21.10), e ainda praticou a prostituição e a feitiçaria (2 Rs 9.22). O trágico fim de Jezabel foi profetizado por Elias.
O homem de Deus disse que ela não seria sepultada, mas que os cães a devorariam, pois sua maldade e abominação contrariaram a justiça divina (1 Rs 21.23-27). Deus é misericordioso, mas julga com rigor àqueles que insistem em permanecer na prática do mal.
SÍNTESE DO TÓPICO I
Deus é rico em misericórdia, porém, pode ser impiedoso contra aqueles que perseveram em se manter na prática do mal.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Relacione na lousa as várias formas de idolatria discriminadas abaixo. A seguir, leia com seus alunos as referências indicadas, não esquecendo de estabelecer as diferenças entre os falsos deuses reverenciados por Israel no passado e os ídolos condenados pelos apóstolos no Novo Testamento, como a cobiça e a glutonaria. Deixe claro para seus alunos que, independente da forma e motivos, a idolatria é odiosa e abominável ao Senhor.
FORMAS DE IDOLATRIA NA BÍBLIA
a) A adoração a imagens (Is 44.17).
b) O oferecimento de sacrifícios a imagens (Sl 106.38).
c) A adoração a deuses falsos (Dt 30.17: Sl 81.9).
d) O serviço prestado a outros deuses (Dt 7.4).
e) O temor a outros deuses (2 Rs 17.35).
f) A adoração ao verdadeiro Deus, mas por meio de alguma imagem (Ex 32.46: SL 10.6,18,20)
g) A adoração a demônios (Mt 4.8.10: 1 Co 10.20).
h) Manter ídolos no próprio coração (Ez 14.3,4).
i) A adoração aos espíritos dos mortos (Sl 106.28).
j) A cobiça (Ef 5.5; CL3.5).
k) A sensualidade (Fp 3.19).
II– ELIAS PREVE A GRANDE SECA
1. A intervenção divina.
Em razão de sua idolatria e atrocidades, Acabe é considerado o pior rei de todo o Israel (1 Rs 16.33). Por causa de seus atos perversos e pecaminosos, o profeta Elias, em obediência a Deus, confrontou esse rei e lhe deu a sentença de que não mais haveria chuva, a não ser pela palavra do profeta, dada por Deus (1 Rs 17.1). Com a seca veio a fome, porém, nem mesmo diante de tal situação Acabe se arrependeu dos seus pecados diante de Deus.
2. O preço da obediência a Deus.
O episódio da seca em Israel demonstra que todo homem e mulher de Deus precisam ter fé e coragem para enfrentar os resultados de sua obediência ao Senhor. No caso de Elias, ele teve de enfrentar as dificuldades da falta d’água e alimento e mais tarde, fugir de Acabe e Jezabel, que o ameaçaram de morte (1 Rs 19.2). Entretanto, apesar das dificuldades pelas quais passou o profeta, a bondade e o cuidado de Deus o acompanharam, pois foi alimentado por corvos com pão e carne duas vezes ao dia (1 Rs 17.6). E, quando a água do ribeiro de Querite secou, o Senhor mais uma vez o sustentou usando a viúva de Sarepta (1 Rs 17.9).
3. Deus sempre cuida dos seus filhos.
Na casa da viúva, Elias realizou o milagre da multiplicação da farinha e do azeite. A mulher argumentou que dispunha apenas de uma pequena quantidade desses ingredientes para alimentar a si e ao seu filho. Mesmo diante desse triste cenário, o profeta pediu que ela fizesse primeiro um bolo para ele.
A viúva obedeceu a ordem de Elias e lhe preparou a comida. A partir daí, pela palavra do Senhor, nada faltou para aquela família até o fim da seca (1 Rs 17.14). Essa história nos mostra o quanto Deus cuida dos que proferem a sua verdade, e defende a causa do órfão e da viúva (Dt 10.17,18; 24.21: 26.12: Sl 68.5: 146.9).
SÍNTESE DO TÓPICO II
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