Lição 12: O Diaconato
OBJETIVO GERAL
Mostrar a importância da função de diácono.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se
ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I
refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I – Analisar o estilo de vida diaconal de Jesus;
II – Explicar a instituição do ministério do
diácono;
III – Discorrer sobre o perfil e a função do diácono.
TEXTO ÁUREO
“Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição e
muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.” (1 Tm 3.13)
VERDADE PRÁTICA
Embora o diaconato seja um ministério
específico, a diaconia é uma missão de todo o crente.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Fp 1.1- Auxiliares dos líderes da igreja local
Sexta – 1 Tm3.13 - Chamados para servir
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Timóteo 3.8-13
8 – Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância,
9 – guardando o mistério da fé em uma pura consciência.
10 – E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.
11 – Da mesma sorte as mulheres sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
12 – Os diáconos sejam maridos de uma mulher e governam bem seus filhos e suas próprias casas.
13 – Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Servir: uma ordenança de nosso Senhor (Mc 12.30,31). O ministério de
serviço ao próximo é o símbolo de amor na instituição dos diáconos relatada no
livro dos Atos dos Apóstolos, no sexto capítulo. Aqui, os apóstolos foram
coerentes com o ensinamento de Jesus de Nazaré. Há muito, o nosso Senhor havia
ensinado sobre a urgência de resolver questões sociais e de caráter humanitário
de quem quer que fosse. O problema registrado em Atos 6 foi de caráter étnico,
mas hoje outros grandes problemas afligem muitos membros da igreja local. Que o
serviço dos diáconos de Cristo nos inspire a cultivar um estilo de vida
diaconal baseado na história de Jesus de Nazaré.
Newebd
O Ministério de diaconato
O Ministério de serviço!
O diácono é um servidor por excelência!
Temos como nosso maior exemplo de diácono o Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele encarnou o Ministério de diaconato servindo todos aqueles que chegavam a Ele, seja em busca de pão, água, curas, libertação ou sequer um alívio pra alma em palavras. Nosso grande e sublime apóstolo, nosso maior profeta, nosso amado pastor, nosso incomparável mestre foi também o mais belo exemplo de servo (diácono). A igreja primitiva desfrutava de um crescimento jamais visto e precisava ao mesmo tempo além dos pregadores da palavra como eram os apóstolos também de verdadeiros homens que estivessem servindo aos necessitados, aquela minoria que infelizmente estava sendo esquecida pelo resto da igreja, precisava de homens abalisados na palavra, cheios do Espírito e que tivessem amor pelas vidas. Foi então que a igreja e os apóstolos oraram a Deus e consagraram ao ministério de serviço e amparo sete (7) homens que assim fizessem seu papel com maior destreza, os diáconos. Foram homens bem escolhidos, dignos de tal honra, respeitados na sociedade e dentro da igreja, homens de bem, de caráter, bons maridos, bons pais, homens fiéis a Deus e aos seus ideais. A eles foi encarregado a responsabilidade de cuidar do serviço social na igreja, explicitamente foi-lhes dito que cuidassem das viúvas da igreja. E o trabalho do diácono foi muito mais além, eles não só cuidaram do social como também ensinaram, diacipularam, pregaram e testemunharam de Jesus Cristo e seus milagres. Eles foram testemunhas capazes de operar curas, libertações e promover o arrependimento por meio da pregação da Palavra de Deus.
Hoje o serviço de diácono vai também além do que já foi dito, eles são e devem ser homens que promovam o crescimento do reino de Deus.
Deus abençoe todos os homens de bem que são diáconos da igreja.
Newebd.
PONTO CENTRAL
A função de diácono remonta o serviço
voluntário prestado para alguém.
INTRODUÇÃO
No primeiro século da era cristã, a Igreja
cresceu sob o avivamento do
Espírito e expandiu-se pelo mundo. Na mesma medida em que cresceu, surgiram
também problemas na esfera social, demandando urgentes providências. Por uma
sábia e unânime decisão, em assembleia, a igreja de Jerusalém escolheu sete
homens de moral ilibada e cheios do Espírito Santo, para administrarem esse
“importante negócio” (At 6.3). Nesta lição estudaremos esse importante
ministério de serviço que, por causa de uma crise étnica na igreja, levou os
apóstolos a proporem medidas que serviram de base para instituir a função
diaconal. Está, até hoje, fazendo parte do ministério ordenado pelas igrejas
cristãs.
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Prezado professor, para concluir a presente
lição, sugerimos uma atividade prática para executá-la junto à classe. Procure
o secretário da igreja e se informe sobre as pessoas enfermas que não podem ir
aos cultos rotineiros. De acordo com a quantidade de enfermos, e após a Escola Dominical, separe
grupos de três ou quatro pessoas (depende da quantidade de alunos) para fazerem
uma visita.
Ao chegar no lar da pessoa visitada, ore,
leia a Palavra e cante para ela. Converse um pouco de modo que ela sinta-se bem
acolhida. Ao final da atividade, reúna todos os grupos e explique-lhes que esta
é uma prática diaconal transbordante de amor e baseada no ensino de Jesus de
Nazaré (Mt 25.36,43).
I – A DIACONIA DE JESUS
CRISTO
1. Significado do termo.
O termo grego diaconia significa “ministério” ou “serviço”. A vida inteira de Jesus aqui na Terra demonstrou o verdadeiro sentido da diaconia em todos os seus aspectos. Na realidade, seu ministério terreno evidenciou o quanto Ele foi “apóstolo da nossa confissão” (Hb 3.1), profeta (Lc 24.19), evangelista (Lc 4.18,19), pastor (Jo 10.11), mas principalmente, diácono por excelência (Mt 20.28).
O apóstolo
Paulo disse que Jesus, “sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser
igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se
semelhante aos homens” (Fp 2.6-7). Segundo a Bíblia de Estudo Palavras-Chave, a
expressão “tomando a forma de servo” denota o sentido de uma condição
humilde.
2. Serviço escravo.
Na véspera da sua crucificação, o Senhor
Jesus reuniu os seus doze discípulos para comer a última ceia. Tomando uma
toalha e uma bacia com água, ele começou a lavar os pés dos discípulos, um a um
(Jo 13.4,5). Não há atitude mais comovente do nosso Senhor como o relato do
lava-pés, demonstrando serviço, exemplo e humildade. A “diaconia da toalha e da
bacia” é a convocação Cristocêntrica para uma vida de serviço humilde (Jo
13.12-17).
3. O discípulo é um serviçal.
Certa vez, Tiago e João pediram ao Senhor lugares de destaque, “à direita” e “à esquerda” de Jesus, quando da implantação do seu Reino (Mc 10.35-37). Os discípulos ainda não haviam compreendido a mensagem de Jesus.
A
proposta do Nazareno nunca foi a de estabelecer uma hierarquia de poder
temporal para a sua igreja, mas a de serviço conforme demonstra sua resposta a
eles: “entre vós não será assim; antes, qualquer que, entre vós, quiser ser
grande será vosso serviçal [diakonos]. E qualquer que, dentre vós, quiser ser o
primeiro será servo de todos. Porque o Filho do Homem também não veio para ser
servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mc 10.43-45).
SÍNTESE DO TÓPICO I
A diaconia de Jesus Cristo está centralizada na disponibilidade em servir o próximo.
II – A INSTITUIÇÃO DOS
DIÁCONOS
1. O conceito da função.
A palavra diácono (gr. diakonos), segundo o Dicionário Vine, refere-se àquele que presta trabalhos voluntários aludindo aos exemplos dos criados domésticos dos tempos do Novo Testamento. O termo destaca, em especial, a função de um mestre ou de um pastor cristão, entrelaçando o sentido técnico do diácono ou diaconisa.
Outra palavra
grega relacionada a “diácono” é doulos. Esta refere-se a “um servo” ou “um
escravo” (Mt 13.27,28; Jo 4.51). Portanto, a ideia preponderante
que a função do diácono remonta é a do serviço voluntário prestado, pelo
“ministro”, ou “servo” ou o “assistente”, para a alguém.
2. Origem do diaconato.
“A bênção”, “problema” e “reivindicação” são palavras-chave para o advento do ministério formal dos diáconos em o Novo Testamento. A bênção foi o extraordinário crescimento da igreja local em Jerusalém. A questão étnica causada pela situação social de muitos que aceitavam a fé, especialmente envolvendo viúvas judias de fala hebraica e as de fala grega (At 6.1), era o problema.
A reivindicação pode ser
vista na manifestação verbal destas viúvas que, sentindo-se injustiçadas pelo
que elas interpretaram ser uma forma de discriminação dos líderes da igreja de
Jerusalém, cobraram sua assistência (At 6.1).
3. A escolha dos diáconos.
Para resolver o impasse, orando e impondo-Lhes as mãos, os apóstolos separaram sete irmãos de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria para administrar uma questão étnica e social (At 6.2-7). Foi uma decisão de caráter pacificador e de muito bom-senso para a igreja não se perder em permanentes desentendimentos.
O objetivo era
estimulá-la a resolver a questão reconhecendo o caminho equivocado antes
aderido pelos líderes até aquele momento. Assim, eles puderam executar as
mudanças necessárias e resolveram uma questão que poderia trazer sérios
problemas para a igreja de Jerusalém.
SÍNTESE DO TÓPICO II
O livro dos Atos dos Apóstolos, no capítulo
6, descreve a instituição do ministério de diácono.
“Comunhão Quebrada: A Comunidade Escolhe Sete
Diáconos Os crentes se dedicam a formar uma comunidade de comunhão (At 2.42), que acha expressão em compartilhar as
possessões com os necessitados. Como exemplo positivo de comunhão, Lucas chamou
atenção a Barnabé (At 4.36,37); em contraste, Ananias e sua esposa são exemplos
negativos (At 5.1-11). No capítulo 6, Lucas informa um desarranjo na comunhão
causado pela negligência da comunidade para com suas viúvas gregas. No meio de
tremendo progresso da Igreja, este problema coloca a unidade eclesiástica em
sério perigo.
Nesta época, a comunidade cristã consiste em
dois grupos: os judeus gregos (hellenistai, ‘crentes de fala grega’) e os
judeus hebreus (hebraioi, ‘crentes de fala aramaica’). Os judeus gregos de Atos
6 são crentes que foram fortemente influenciados pela cultura grega,
provavelmente enquanto viviam fora da Palestina, ao passo que os judeus hebreus
são cristãos que sempre viveram na terra nativa da Palestina” (STRONSTAD, Roger;
ARRINGTON, French L. (Eds.) Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento.
Vol. 1: Mateus a Atos. 4.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p.657).
III – O PERFIL E FUNÇÃO DO
DIÁCONO
1. Qualificações do diácono.
As qualificações dos diáconos descritas no livro
de Atos e na Primeira Carta a Timóteo revelam que em nada elas diferem da
atribuição ética exigida aos bispos (1 Timóteo e Tito).
a) Caráter moral
(1 Tm 3.8). Os diáconos devem ser pessoas honradas, dignas, corretas e íntegras. Não pode haver “língua dobre” neles, isto é, a sua palavra deve ser sim, sim e não, não. A ganância por dinheiro tem de passar longe da sua vida, pois sua função é exatamente a de executar trabalhos administrativos da igreja local, como auxiliar nas tarefas do culto e acompanhe as viúvas e os pobres da Igreja do Senhor.
b) Caráter espiritual
(1 Tm 3.9,10). Ter a plena convicção do que é crer no Evangelho. 0 diácono guarda a revelação de Deus que está em Cristo Jesus, o nosso Senhor (cf. Rm 16.25). Por isso, a liderança e a igreja local devem avaliar o candidato ao diaconato levando em conta o seu caráter moral e espiritual.
c) Caráter familiar.
O candidato deve ser marido de uma mulher, fiel à sua esposa e bom pai. A exemplo dos bispos, os diáconos devem ser zelosos com o seu lar, amar as suas esposas com amor sacrificial. Devem respeitar os seus filhos, para obterem deles o mesmo respeito. O “serviço” do diácono à sua família revelará como ele servirá a igreja local.
2. A função dos diáconos em Atos 6.
Quando foram instituídos diáconos, estes
homens de fala grega foram separados para assistir socialmente as viúvas: tanto
as de fala hebraica como as de fala grega. Os diáconos não podiam permitir que
houvesse injustiças de caráter social na igreja do primeiro século. A função do
diaconato era fundamentalmente de caráter social.
3. A função dos diáconos hoje.
Atualmente, a função primordial do
diácono é auxiliar a igreja local através das orientações do seu pastor em
atividades ligadas a visitar os enfermos, os necessitados e os desviados, bem
como cuidar das tarefas espirituais ligadas ao culto, como a distribuir os
elementos da Ceia do Senhor, recolher as contribuições para a manutenção da
igreja local (dízimos e ofertas) e auxiliar na ordem e na segurança da liturgia
do culto, bem como de outras tarefas já mencionadas.
SÍNTESE DO TÓPICO
III
Para o perfil e a função do diácono deve-se levar em conta o caráter moral, o caráter espiritual e o caráter familiar do candidato.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
”[Sobre a Escolha dos diáconos] […] Lucas não
declara como é feita a escolha dos sete homens, mas a congregação como um todo
vê a sensatez da proposta dos apóstolos (v.5) e participa na escolha destes
diáconos. A qualificação básica é a espiritualidade, mas eles devem ser
distintos de duas maneiras. Eles têm de ser ‘cheios do Espírito Santo’. Em vez
de ser meros bons administradores ou gerentes de recursos, esta qualificação lhes exige que
sejam capacitados pelo Espírito na ordem dos discípulos no Dia de Pentecostes. Quer dizer, eles devem ter o poder de uma fé que faz
milagres. Eles também têm de ser ‘cheios […] de sabedoria’. Complementar aos
atos de poder está o discurso inspirado pelo Espírito.
Os diáconos têm de
ser poderosos em obras e palavras. Como pessoas competentes e maduras que são
inspiradas pelo Espírito, elas têm de ter bom senso prático e serem capazes de
lidar com delicados problemas de propriedade. Seu ministério inclui negócios
empresariais e a distribuição de ajuda para os necessitados, mas também deve
ser espiritual e carismático. Eles devem exercer quaisquer dons espirituais que
Deus lhes concedeu. Entre os sete homens escolhidos para servir como diáconos
estão Estêvão e Filipe (os únicos dois sobre quem Lucas apresenta detalhes).
Filipe se destaca como pregador carismático (At 8.4-8,26-40; 21.8); ele é o
primeiro a fundar uma igreja entre os samaritanos.
Estêvão é descrito como ‘homem cheio de fé’
(v.5), sem dúvida significando a fé que faz milagres. Ele faz ‘prodígios e
grandes sinais entre o povo’ (v.8), e seus oponentes não sabem como lidar com a
pregação que ele faz (v.10). 0 ministério desses dois homens ilustra os
ministérios dos diáconos carismáticos, os quais se estendem muito além das
preocupações práticas do dia a dia da Igreja. A ordenação dos sete diáconos
fornece bom modelo para ministraras minorias da Igreja. Como na Igreja
primitiva, devemos nos preocupar com o modo como as minorias— os pobres, as
viúvas, os órfãos e as pessoas de diferentes origens raciais — são tratadas.
Semelhante às viúvas crentes de fala grega, tais pessoas são indefesas, e suas
necessidades podem ser negligenciadas.
Cada congregação deve ter um programa próprio
para ministrar aos que estão em desvantagem e às minorias, e entregar este
ministério àqueles que são espiritualmente dotados e compromissados a cuidar
deles” (STRONSTAD, Roger; ARRINGTON, French L. (Eds.) Comentário Bíblico
Pentecostal Novo Testamento. Vol. 1: Mateus a Atos. 4.ed. Rio de Janeiro: CPAD,
2009, pp.657-8).
CONCLUSÃO
O diaconato foi instituído pelos apóstolos de
Cristo quando a comunidade cristã cresceu e precisou ter pessoas que pudessem
resolver questões relacionadas a problemas sociais que demandam atenção e
cuidado. Hoje, os diáconos servem à igreja e a Deus em trabalhos diferentes, e
a liderança das igrejas locais deve valorizar o seu trabalho e reconhecê-los
como excelentes servidores do Reino de Deus, pois, no sentido lato, todos somos
diáconos da Igreja de Deus.
PARA REFLETIR
A respeito
de “O Diaconato”, responda:
1. Qual o significado do termo grego “diaconia”?
“Ministério” ou “serviço”.
2. Qual o significado da “diaconia da toalha e da bacia”?
Significa a convocação cristocêntrica para uma vida de serviço humilde (Jo 13.12-17).
3. Quais as qualificações para o diaconato?
Caráter moral, caráter espiritual e caráter familiar.
4. Qual a função dos diáconos em Atos 6?
Assistir socialmente às viúvas: tanto as de fala hebraica como as de fala grega.
5. Qual a função dos diáconos hoje?
Auxiliar a igreja local através das orientações do seu pastor em atividades ligadas a visitar os enfermos, os necessitados e os desviados, bem como cuidar das tarefas espirituais ligadas ao culto, como distribuir os elementos da Ceia do Senhor, recolher as contribuições para a manutenção da igreja local (dízimos e ofertas) e auxiliar na ordem e na segurança do culto, bem como de outras tarefas para as quais for designado.