Como surgiu a Escola Bíblica Dominical no mundo?
Em 1780, um jornalista chamado Robert Raikes resolveu dedicar algumas horas do seu domingo a ensinar as crianças que cometiam delitos pelas ruas de Gloucester, na Inglaterra, a ler e a escrever, matemática e algo mais: sobre Deus e a Bíblia.
As atividades educacionais no cristianismo são antigas, mas sob o nome de Escola Dominical o movimento surgiu nessa época, com o propósito de evangelizar crianças que ficavam sem atividade durante os serviços de domingo. ... Nascia, assim, a primeira escola dominical, que persiste hoje em todo o mundo. John Wesley (1703-1791) iniciou estudos bíblicos dominicais em Savannah, Geórgia, em 1737.
Quando se comemora o Dia da Escola Dominical?
No terceiro domingo de setembro, comemoramos o Dia Nacional da Escola Dominical e reconhecemos a sua enorme importância para o movimento evangélico brasileiro!
No Dia Nacional da Escola Dominical, comemorado em todo terceiro domingo de setembro, agradeça pelas múltiplas oportunidades de vivenciar sua fé!
Como surgiu a Escola Bíblica Dominical no Brasil?
A Escola Bíblica Dominical surgiu no Brasil em 1855, em Petrópolis (RJ). O jovem casal de missionários escoceses, Robert e Sarah Kalley, chegou ao Brasil naquele ano, e logo instalou uma escola para ensinar a Bíblia para as crianças e jovens daquela região. A primeira aula, no dia 19 de agosto de 1855, foi assistida por apenas 5 crianças, mas, com o tempo, o trabalho cresceu e se espalhou por todo o país. A história das igrejas evangélicas anda de mãos dadas com a da escola dominical. Isso porque foi a primeira escola dominical, fundada por Robert e Sarah Kalley em Petrópolis, que surgiu a primeira igreja congregacional do Brasil. Até hoje entende-se que uma não sobrevive sem a outra. Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio. Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.
A Escola Bíblica Dominical e a igreja Assembléia de Deus
Em 1911 - Dois meses após a fundação das Assembléias de Deus, é realizada a primeira aula de Escola Dominical, na casa do irmão José Batista Carvalho, na Av. São Jerônimo, em Belém, PA.
Em 1930 - Lançada a revista Lições Bíblicas para adultos, inicialmente comentada pelos missionários suecos Samuel Nyström e Nils Kastberg. A CPAD ainda não tinha sido fundada.
Em 1943 - Lançada a primeira revista para crianças na Escola Dominical das Assembléias de Deus, escrita pelas professoras Nair Soares e Cacilda de Brito.
1974 - Fundado o Departamento de Escola Dominical da CPAD (atual Setor de Educação Cristã), sob a chefia do pastor Antonio Gilberto.
1981 - Lançado pela CPAD o Primeiro Plano de Revistas da Escola Dominical para Assembléias de Deus, formulado pelo pastor Antonio Gilberto, que estabelecia, pela primeira vez, revistas para cada faixa etária da Escola Dominical.
Assim escreve o Pastor Antonio Gilberto: “Mal sabia Raikes que estava lançando os fundamentos de uma obra espiritual que atravessaria os séculos e abarcaria o globo, chegando até nós, a ponto de ter hoje dezenas de milhões de alunos e professores, sendo a maior e mais poderosa agência de ensino da Palavra de Deus de que a Igreja dispõe”.
O irmão A. S. London afirmou certa vez, mui acertadamente: “Extinga a Escola Bíblica Dominical, e dentro de 15 anos a sua igreja terá apenas a metade dos seus membros”. Quem haverá de negar a gravidade de London? As igrejas que ousaram prescindir da Escola Dominical jazem em grande dificuldade.