Lição 08: A Impureza da Igreja de Corinto: Repreensões e Exortações
OBJETIVOS
COMPREENDER o significado e a necessidade da
disciplina na igreja em Corinto;
MOSTRAR a disciplina com o preservação da santidade
da Igreja;
CONSCIENTIZAR o cuidado com a pessoa depois da disciplina
TEXTO DO DIA
“Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para
que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa
páscoa, foi sacrificado por nós.” (1 Co 5 7 )
SÍNTESE
A disciplina no Corpo de Cristo é necessária para a restauração daqueles que cometem pecados.
AGENDA DE LEITURA
SEGUNDA– 1 Co 5.5 A disciplina eclesiástica é
bíblica
TERÇA – 1 Co 6.12 A disciplina eclesiástica
mostra que nem tudo convém aos santos
QUARTA – 1 Co 6.18 A disciplina eclesiástica
ajuda os que pecaram contra o próprio corpo
QUINTA – Ap 1.5; 21.27 A disciplina
eclesiástica livra de um julgamento ainda maior
SEXTA – 2 Ts 3.15 A disciplina eclesiástica
deve ser feita com amor
SÁBADO – 1 Co 5.12,13 A disciplina eclesiástica é para os
membros do Corpo de Cristo
INTERAÇÃO
Professor(a), a ênfase da aula de hoje é a
disciplina eclesiástica. Ela é bíblica e deve ser usada com firmeza e amor para
que todo o Corpo de Cristo, a Igreja, não venha sofrer as consequências do erro
de algumas pessoas. Sabemos que todos os homens estão sujeitos a cometer erros,
e a disciplina é necessária para a restauração daqueles que cometeram um
pecado. É importante ressaltar que a disciplina precisa ser feita com o
consentimento da igreja e que aqueles que foram disciplinados, não sejam
abandonados. Eles devem ser tratados com firmeza , mas com misericórdia e amor.
Precisamos amar o pecador, mas odiar o pecado e saber que sem santificação ,
ninguém jamais verá ao Senhor.
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Prezado(a) professor(a), com antecedência
escreva no quadro as duas definições abaixo. Dê início a aula fazendo a
seguinte indagação: “O que é disciplina ?” Ouça os alunos e incentive a ação de
todos. Diga que ênfase da aula é a disciplina eclesiástica . Em seguida,
apresente e explico que os dois conceitos segundo o autor Thomas Reginald
Hoover.
DISCIPLINA: Treinamento, em especial, da mente e do
caráter; condição de estar bem treinado; ordem mantida entre membros de um
grupo; castigo com finalidade de corrigir.”
DISCIPLINAR : “Produzir uma condição de ordem
e obediência.”
TEXTO BÍBLICO
1 Coríntios 5.1-13
1 Geralmente, se ouve que há entre vós
fornicação e fornicação tal, qual nem ainda entre os gentios, como é haver quem
abuse da mulher de seu pai.
2 Estais inchados e nem ao menos vos
entristecestes, por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.
3 Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo,
mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que
tal ato praticou.
4 Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,
juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo.
5 Seja entregue a Satanás para destruição da carne,
para que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus.
6 Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um
pouco de fermento faz levedar toda a massa?
7 Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que
sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa
páscoa, foi sacrificado por nós.
8 Pelo que façamos festa, não com o fermento velho,
nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e
da verdade.
9 Já por carta vos tenho escrito que não vos
associeis com os que se prostituem;
10 isso não quer dizer absolutamente com os
devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os
idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
11 Mas, agora, escrevi que não vos associeis
com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou
maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
12 Por que que tenho eu em julgar também os
que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?
13 Mas Deus julga os que estão de fora.
Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.
INTRODUÇÃO
No capítulo cinco da Primeira Carta aos Coríntios, Paulo registra um problema na igreja que era um verdadeiro escândalo de ordem moral, inconcebível até mesmo no paganismo. Um dos membros da igreja havia se amasiado (amigado) com sua madrasta. O apóstolo censura duramente a igreja, que parecia estar indiferente com a situação vexatória. Ele propôs uma ação que não era, e continua não sendo agradável: a aplicação da disciplina para a preservação da igreja com o Corpo de Cristo.
I – O SIGNIFICADO E A
NECESSIDADE DE DISCIPLINA
1. Respeito e cuidado com o Corpo de Cristo (vv. 1-3).
Paulo
inicia o capítulo falando a respeito de um caso de imoralidade sexual que
estava causando escândalo (vi). Ao que tudo indica, a igreja em Corinto não
estava alheia às práticas imorais da cidade e Paulo se vê obrigado a
repreendê-los severamente, pois havia um caso de fornicação entre um enteado e
sua madrasta, O apóstolo afirma que nem mesmo entre os gentios havia tal
imoralidade sexual, na língua grega porneia. A prática de fornicação com a
madrasta era condenada tanto pelos judeus como também pelos gentios e romanos (Lv 18.8; 20.11; Dt 22.30).
Diante desse quadro, a Palavra de Deus traz
um importante instrumento restaurador para a Igreja: a disciplina eclesiástica.
De maneira geral, a disciplina deve ser aplicada quando outros meios, como por
exemplo, o aconselhamento e a orientação pastoral, não surtirem efeitos.
Entretanto, quando o caso revela uma atitude impenitente do pecador, não há
outro remédio senão a exclusão do infrator. A disciplina não é um ato de
vingança, mas uma atitude terapêutica para a cura de um grande mal que esteja
afetando a igreja. Portanto, trata-se de uma atitude de respeito e cuidado com
o Corpo de Cristo. A disciplina é necessária para preservar o “templo de Deus”
(3.16,17).
2. A disciplina é uma decisão que deve ser tomada em conjunto (v. 4).
A
aplicação da disciplina, com exclusão de membros, é uma ação extrema a ser
tomada na Igreja, porém, em muitos casos faz-se necessária. Não é uma das
atitudes mais populares de um líder. No entanto, dependendo do impacto para a
igreja e para a sociedade, a medida não pode ser evitada. O apóstolo Paulo
assevera que essa era uma decisão necessária e que devia ser tomada em conjunto
na igreja local (v.4; Mt 18.15-17).
3. A disciplina é um tratamento para a cura espiritual (v. 5).
A disciplina eclesiástica tem o objetivo de curar,
ajudar e restaurar o irmão, ou a irmã, que cometeu um pecado escandaloso. Aqui,
o apóstolo pode parecer muito severo ao ensinar que os crentes não podem se
associar com os que se prostituem (v.g), mas sua intenção era a de preservar a
igreja e restaurar a pessoa que se envolveu no escândalo. A expressão “seja
entregue a Satanás” tem causado muitas dúvidas em alguns leitores. Mas, o
apóstolo Paulo deixa claro que a disciplina era para a “destruição da carne”
(v.5). Logo, se o faltoso mudasse o rumo e alterasse o comportamento, seu
espírito seria salvo. Assim, fica claro que a intenção do apóstolo não era
descartar o pecador, mas salvar a sua alma.
Pense!
A repreensão a princípio não parece ser boa. Mas ela é
necessária.
Ponto Importante:
Deus ama os seus filhos, por isso, quando
necessário Ele os repreende.
II – A DISCIPLINA COMO
PRESERVAÇÃO DA SANTIDADE DA IGREJA
1. A metáfora do fermento velho (vv. 6,7).
Para mostrar o quanto era nociva a
atitude displicente e indiferente da igreja para com o caso grave de fornicação
que estava acontecendo, Paulo recorre a uma analogia usando uma figura de
linguagem da tradição dosjudeus. Alguns coríntios, em nome da liberdade, em vez
de tratar do caso, orgulhavam-se disso (vv.2,6). Então, o apóstolo usa a
metáfora do fermento, elemento que era proibido na preparação da Páscoa. Essa
metáfora também foi usada por Jesus em Marcos 8.15. O próprio Paulo também fez uso dela em Gálatas 5.9.
Aqui, Paulo utiliza a metáfora para
exemplificar que, assim como o fermento na preparação do pão faz crescer toda a
massa, o pecado não tratado se alastra rapidamente na igreja. É importante
ressaltar que Paulo não se refere somente ao caso do pecado de incesto, mas
também ao comportamento dos coríntios em relação ao orgulho e as facções. O
capítulo seis demonstra que o fermento da imoralidade já estava agindo na
igreja.
2. Exortação à pureza cristã (v.8).
Da mesma forma que durante a celebração
da Páscoa (celebração da ação libertadora de Deus na saída do Egito) era
lançado fora todo tipo de fermento, assim também a igreja deveria se purificar,
retirando de seu meio todo tipo de pecado. Paulo afirma que eles deveriam fazer
a festa da Páscoa com pães asmos (sem fermento) da sinceridade e da verdade.
A alusão à preparação e participação da Páscoa judaica
fornece uma ilustração para a vida da igreja cristã, Na nova aliança, a
celebração da libertação na Igreja de Cristo se dá no culto da Santa Ceia que,
mais a frente, o apóstolo orientará na Carta. Para uma igreja ser impactante e
transformadora é necessário se apresentar com um comportamento puro, digno e
contrário ao comportamento imoral da sociedade atual. Que seja capaz de atrair
as pessoas de boa vontade para o Evangelho de Cristo.
3. Paulo já havia advertido por Carta a igreja a respeito da prostituição (vv 9,11,12b).
Paulo cita uma Carta que se perdeu,
nela ele havia já advertido sobre os perigos de se associar às pessoas da
igreja que se prostituíam, pois tal comportamento não poderia ser incentivado e
nem tolerado dentro da Igreja do Senhor. A vida pregressa do “velho homem”
deveria ficar no passado. Como membro Igreja de Cristo, o cristão deve ter uma
vida separada, principalmente, da prostituição; uma prática comum e tolerada na
cidade de Corinto. O apóstolo é severo na sua admoestação, pois ele exorta: “U
não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento,
ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador […]” (v.11). Ele ainda acrescenta
que “com o tal nem ainda comais” (v.11).
Pense!
Você, como igreja do Senhor, deseja ter uma vida impactante
e transformadora?
Ponto Importante:
Somos representantes do Reino de Deus
aqui na Terra, por isso, precisamos ter um comportamento puro, digno e
contrário ao comportamento imoral da sociedade atual.
III – O CUIDADO COM A
PESSOA DEPOIS DA DISCIPLINA
1. O cristão deve amar o pecador e odiar o pecado.
O apóstolo Paulo
distingue entre o tratamento da pessoa que vive na prática do pecado dentro da
igreja e a pessoa na mesma condição que está fora dela. No entanto, nas duas
situações a essência é a mesma, pois a orientação bíblica é amar o pecador e
odiar o pecado. Na carta, o apóstolo deixa claro que a complacência com aquele
pecado funcionava como incentivo à continuidade da prática pecaminosa e
contaminaria o ambiente da igreja.
Por isso ele exorta alguns coríntios que eram
complacentes com o pecado e ainda ser orgulhavam dessa suposta liberdade
(w.2,6). Todavia, Paulo recomenda um bom relacionamento interpessoal com as
pessoas de fora da igreja. Ele quer evitar que os membros queiram viver
isolados da sociedade, mas isso não significa ter as mesmas práticas, pelo
contrário, devem ser testemunhas do Evangelho de Cristo. Na oração sacerdotal,
Jesus pediu ao Pai: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal”
(Jo 17.15).
2. A disciplina deve ser aplicada em um ambiente de perdão e graça.
A
disciplina eclesiástica deve ser um exercício de misericórdia e amor. Para que
isso seja uma (superação e mudança para melhor), perdão (olhar de misericórdia)
e graça (não é uma moeda de troca) que permeia as
nossas igrejas. Aos tessalonicenses, Paulo orientou que eles tratassem o
faltoso como a um irmão (2 Ts 3.15). Cada membro deve ajudar um ao outro em suas dificuldades, nunca
julgar precipitadamente, pois todos são devedores e dependentes da graça de
Deus. O crente não pode se achar melhor do que o outro por estar em uma
situação espiritual melhor em determinado momento. A igreja tem a
responsabilidade de proteger a reputação dos membros e evitara exposição
desnecessária deles e potenciais fofocas.
3. A disciplina não significa abandono da pessoa disciplinada.
O
processo disciplinar é uma forma de respeito ao Corpo de Cristo e tem como
objetivo contribuir para que a pessoa faltosa alcance o arrependimento. Trata-se de um cuidado espiritual, um
momento de reflexão a respeito dos atos cometidos e o que precisa melhorar para
estar dentro da vontade de Deus. A pessoa disciplinada não pode ser abandonada
e tratada com preconceito. A ela, a igreja deve oferecer apoio, de preferência
por uma equipe capacitada. Se possível, por meio de um treinamento oficial
da igreja, elaborado e aplicado por instrutores
experientes e, acima de tudo, comprometidos com o Reino de Deus, que
comprovadamente demonstre amor pelas almas. A disciplina é uma forma de
confrontar o crente que pecou e mostrar que, apesar de tudo, a igreja o ama e
deseja vê-lo restaurado.
Pense!
A disciplina deve ser executada com amor
Pense!
Sem amor a disciplina pode se tornar somente um castigo.
SUBSÍDIO
“O capítulo 5 de 1 Coríntios começa com uma
revelação chocante acerca do pecado de alguns e da atitude da igreja em geral.
Um dos membros estava tendo relações com a esposa de seu pai (provavelmente sua
madrasta). Até os pagãos condenavam esse tipo de incesto. E a igreja tolerava
esse pecado com o orgulho de sempre. Não pensemos que os cristãos coríntios se
orgulhavam do pecado em si. É possível que tivessem um certo prazer na tolerância de exibir o amor de
Jesus’, dando as boas-vindas a qualquer indivíduo que quisesse frequentar os
cultos e tornar-se membro da igreja, fosse qual fosse a moralidade da sua vida
pessoal.
Os crentes coríntios se orgulhavam de sua
sabedoria natural, de seus líderes eloquentes e de seus dons espirituais.
Estavam tão ‘cheios de si’ que talvez nem tivessem pensado nos efeitos
desastrosos do pecado praticado por um dos seus membros. Paulo diz que todos os
membros da igreja deveriam lamentar a terrível situação” (HOOVER, Thomas
Reginald. Comentário Bíblico de 1 e 2 Coríntios. Rio de Janeiro, CPAD, 1999.
p.43).
CONCLUSÃO
A disciplina deve ser aplicada de acordo com
amor e misericórdia. Ela deve ser empregada quando outros meios, com o
aconselhamento e orientação pastoral, não surtirem efeitos. Ela é um meio de
preservar o Corpo de Cristo e a santidade na igreja. O objetivo é a cura
espiritual da pessoa que cometeu o erro e que precisa ser corrigida.
HORA DA
REVISÃO
1. Qual o problema moral registrado por Paulo no capítulo 5?
No capítulo
cinco da Primeira Carta aos Coríntios, Paulo registra um problema na igreja que
era um verdadeiro escândalo de ordem moral, inconcebível até mesmo no
paganismo. Um dos membros da igreja havia se amasiado com sua madrasta.
2. Qual a palavra grega usada para designar imoralidade sexual?
A
palavra porneia.
3. Segundo a lição, quando deve ser aplicada a disciplina eclesiástica?
De
maneira geral, a disciplina deve ser aplicada quando outros meios, como por
exemplo, o aconselhamento e a orientação pastoral, não surtirem efeitos.
4. De acordo com a lição, o que é disciplina?
A disciplina
não é um ato de vingança, mas uma atitude terapêutica para a cura de um grande
mal que esteja afetando a igreja.
5. A disciplina deve ser tomada sozinha?
Qual o seu propósito? Não. O objetivo é
curar, ajudar e restaurar o irmão, ou a irmã, que cometeu um pecado
escandaloso.