18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
19 Porque está escrito:
Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
20 Onde está o sábio? Onde está o
escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca
a sabedoria deste mundo?
21 Visto
como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria,
aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação,
22 Porque os judeus pedem sinal,
e os gregos buscam sabedoria;
23 Mas nós pregamos a Cristo
crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos.
24 Mas, para os que são chamados,
tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo,
poder de Deus e sabedoria de Deus.
25 Porque a loucura de Deus é
mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os
homens.
INTRODUÇÃO
Na lição
deste domingo verem os que Paulo resume Is. 29.14 para mostrar à igreja de
Corinto que o pensamento de Deus é contrário ao pensamento desse mundo
(sabedoria humana). Somente o Pai pode oferecer a vida eterna à humanidade,
coisa que ninguém pode fazer. O homem que não crê em Deus pode passar a vida
inteira acumulando sabedoria e, ainda assim , jamais descobrir com o ter um relacionamento pessoal
com o Criador.
O apostolo Paulo mostra aos coríntios que a
salvação só pode ser obtida mediante ao Cristo crucificado e ressuscitado. Sem
Jesus Cristo não há salvação ( l Co 1.30,31).
I – A CRUZ DE
CRISTO E A SABEDORIA DE DEUS
1. A cruz de
Cristo é loucura para o mundo (v. 18). Judeus, romanos e gregos não conseguiam compreender a revelação da
vitória de Cristo na cruz. A mensagem da justiça de Deus por meio da cruz de
Cristo se tornou para os gregos, os romanos e, em especial para os judeus, uma
pedra de tropeço. Para os gregos, o herói era sempre o vencedor triunfante e
para os romanos a morte de cruz era para os subversivos, os inimigos políticos. Para os
judeus a morte de cruz era uma maldição (Dt 21.23). No Antigo Testamento não se
esperava um Messias que fosse crucificado, muito menos um condenado à morte
pelo supremo tribunal judaico. O legalismo havia cegado os judeus de tal forma
que a mensagem da cruz parecia loucura. Para eles, a morte de Jesus na cruz era
humilhante, amaldiçoada e repugnante (1 Co 1.23).
2. A cruz de Cristo é o poder de Deus para os
salvos (v. 18). Enquanto
para os romanos, os gregos, os judeus e os sábios segundo este mundo a morte de
Jesus na cruz era uma pedra de tropeço, para os cristãos é a pedra angular e o
único meio de se chegar a Deus (1 Pe 2.6-8). A obra de Cristo satisfaz a
necessidade da justiça de Deus pelo pecado da humanidade, pois anulou a
sentença de morte que havia contra a humanidade. Assim,
conquistou o direito da justiça perfeita, que é atribuída a todo o que crê e
aceita o sacrifício vicário de Jesus. A justiça de Cristo conquistada por meio
de sua morte é imputada gratuitamente ao pecador que se arrepende e crê. O fato
de a justiça de Cristo ser a base da justificação acentua amplamente a graça de
Deus. A graça tem
como centro a cruz de Cristo, para onde tudo se converge e os justificados são
perfeitamente reconciliados com Deus. A cruz de Cristo, loucura para o mundo, é
o poder de Deus para a salvação de todos os que creem em Jesus.
3. A sabedoria de Deus prevalecerá sobre a
sabedoria do mundo (1.19). Paulo, em
sua Carta aos Romanos (1.21), usa as seguintes palavras: Tendo conhecido a
Deus, não o glorificaram como Deus”. Tais palavras referem -se aqueles que
reconhecem a existência de Deus por meio do conhecimento natural, mas não o reconhecem
como Deus. Uma coisa é
reconhecer a existência divina, outra é se submeter e glorificar a Deus como
Soberano e Senhor. Paulo enfatiza aos crentes da Igreja de Corinto a
necessidade de reconhecerem a glória de Deus, ser grato por tudo que Ele tem proporcionado
e, em tudo, glorificar o nome dEle. Um dia, Deus destruirá “a sabedoria dos
sábios” e “a inteligência dos inteligentes”, mas os salvos permanecerão para
sempre.
Pense!
O que a Cruz de Cristo representa
para você?
Ponto
Importante
Cremos que a cruz de Cristo,
Loucura para o mundo, é o poder de Deus para a salvação de todos os que creem
em Jesus.
II – A VIDA ETERNA E A VERDADEIRA SABEDORIA VÊM
DE DEUS
1. Não podem
ser obtidas por meio do legalismo religioso.
A sabedoria de Deus aponta para a cruz de
Cristo (1 Co 1.17 -25,30),
para a partilha dos sofrimentos de Jesus (2 Co 1.5) e para o testemunho de uma
vida transformada (Rm 8.17). Muitos judeus que viviam em Corinto defendiam uma
justiça própria advinda pelo cumprimento da lei (Rm 9.30-32; Rm 10.3), porém, Paulo
deixa claro que nenhum ser humano é justificado pelas obras da lei (Rm 3.20 ).
A vida humana é breve e ao final dela o juízo de Deus chega.
Paulo
destaca que no juízo divino não será requerido obras realizadas segundo a lei,
mas os “frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de
Deus”. Da mesma forma que Paulo escreve a respeito da desgraça do homem
natural, ele mostra que o mistério que estava oculto é revelado pela loucura da
pregação, que salva os que creem em Jesus Cristo (1 Co 1.21).
2. A verdadeira sabedoria não se revela por
determinação humana.
Alguns
gregos com tendências gnósticas: movimento filosófico-religioso de caráter
esotérico (místico e sincrético) que surgiu nos primeiros séculos da era cristã
à margem do cristianismo organizado criam que já haviam alcançado o
conhecimento necessário para a salvação, eram vaidosos e desconsideravam os
outros.
Eles faziam descaso do ensino de Paulo,
considerando-o ingênuo tanto no conteúdo como na retórica (1 Co 4.6,8,10,18).
Dessa forma, eles não davam abertura para iluminação do Espírito Santo por meio
da Palavra. Mesmo assim, Paulo não deixava de pregar o Evangelho ,
que é “poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm 1.16) para que
alguns dos ouvintes pudessem voluntariamente crer.
3. Cristo, a verdadeira sabedoria que garante
a vida eterna (1.24,25).
Paulo
identifica claramente Cristo como a sabedoria de Deus: “Cristo, poder de Deus e
sabedoria de Deus” (v. 24) e “Cristo, o qual para nós foi feito por Deus
sabedoria”. Ele faz isso dentro de um contexto de oposição entre a sabedoria
humana e a sabedoria divina (vv.18-31). Por isso, pela forma natural, o ser
humano não entende o plano de Deus para a salvação da humanidade por meio de
Cristo Jesus. Paulo afirma que Jesus foi feito espírito vivificante e que
garante a ressurreição dos salvos (1 Co 15.45-58).
Ele é o
mistério da sabedoria divina (1 Co 2.2,67). Aqueles que encontram na cruz de
Cristo a solução para os seus pecados e se identificam com Ele na sua morte,
também participarão de sua ressurreição. O que para o ser humano é fraco e sem
vida, para Deus é o que proporciona a vida eterna. Cristo é a revelação plena
da sabedoria divina e a cruz é a concretização mais completa para a vida eterna
com Deus.
Pense!
A verdadeira sabedoria vem do
alto, de Deus.
Ponto
Importante
Jesus Cristo é a revelação plena
da sabedoria do Pai Celeste.
III – A
VERDADEIRA SABEDORIA ESTÁ EM CONHECER A CRISTO CRUCIFICADO
1. O orgulho humano é derrotado na cruz de
Cristo (1 Co 1.26,27). Jesus
afirmou: “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus
verdadeiro e a Jesus Cristo” (Jo 17.3). Essa afirmação é um grande obstáculo
para a sabedoria humana, pois para conhecer a Deus é preciso dar crédito à
mensagem do Evangelho. Por isso, Paulo afirma que sua pregação não consistiu em
sabedoria de palavras (1 Co 1.17). Isso era uma
afronta aos gregos, grandes apreciadores da arte da oratória. Paulo afirma
também que a maioria das pessoas que havia recebido a iluminação e dado crédito
a mensagem da cruz de Cristo não era considerada sábia, poderosa ou nobre. Na cruz de
Cristo os valores são transformados, pois o Senhor transforma fraqueza em
força, pois chama “forte” o que o mundo considera “fraco”: e transforma força
em fraqueza, pois chama “fraco” o que o mundo considera “forte”. Paulo afirma
que Deus destruiu a sabedoria dos sábios e aniquilou a inteligência dos
entendidos na cruz de Cristo (1 Co 1.19).
2. O salvo
alcança a sabedoria de Deus na cruz de Cristo (1.28,29). Confiar em si mesmo é vangloriar-se
diante de Deus (v.29). Em contraste, Paulo afirma que Deus escolheu as coisas
“humildes”, “desprezíveis”, que humanamente não têm valor, pois Ele não olha
para a aparência. A experiência da cruz de Cristo ensina a humildade para o
cristão. A sabedoria divina é vista como um antídoto contra o orgulho, e deve
ser buscada com todo o ânimo (Pv 16.16 ).
Quem a encontra, sempre agirá com humildade (Pv
11.2 ). A pessoa orgulhosa é desprovida de sabedoria
divina, por isso leva uma vida de prepotência e arrogância. O temor do Senhor é
apontado como o princípio da sabedoria (Pv
1.7 ). Quem teme ao Senhor é humilde e o seu trabalho é realizado
para a glória de Deus.
3. A glória d e Deus revelada na cruz de
Cristo. Paulo
deixa claro para os crentes de Corinto que o homem jamais poderá alcançar a
verdadeira sabedoria sem Deus, sem olhar para a cruz de Cristo. Ele faz uma
afirmação reconfortante para aqueles que estão amparados na cruz de Cristo:
“Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus
sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” (v.30). O salvo sabe
que está protegido mediante a cruz e a ressurreição de Cristo, todavia, também
deve estar consciente de que sua salvação só é possível enquanto permanecer na
fé (Hb 12.25,26). Paulo deixa claro que a glória não estava nos falsos mestres
que usavam de partidarismo e divisões com intenções egoístas. A glória da
Igreja está na cruz de Cristo, que a conduz para a vida eterna com Deus. Em vez
de os coríntios se gloriam em ser batizados por seus líderes prediletos, deviam
se gloriar no Senhor, de onde vem a salvação e a garantia de vida eterna.
Pense!
O orgulho é fatal na vida do
crente.
Ponto Importante
O crente maduro, que teme ao
Senhor, é humilde e o seu trabalho é realizado somente para a glória de Deus.
SUBSÍDIO
“Para os que
perecem , a caminho do inferno, espiritualmente mortos e assim controlados pela
natureza pecadora (Rm 8 .8), cegos por Satanás (2 Co 44). a palavra ou mensagem
da cruz (e portanto, toda a doutrina da expiação) é absurda. Eles acham que é
tolice acreditar que a execução romana de alguém culpado e inimigo do Estado
possa ser usada por Deus para trazer salvação.
Mas para os que são salvos, que aceitam a
Cristo como Salvador e Senhor que têm um relacionamento vigente com Deus, que
vivem para Ele e que estão a caminho do céu, a palavra da cruz, a mensagem que
tem em seu centro a Deus. O poder de Deus ainda é necessário não só para
salvação, mas para a santificação ,
paz, bênção espiritual e esperança (Rm
15.13). O seu poder também está disponível para curar e expulsar demônios.
A cruz de Cristo está cheia do poder de Deus,
porque foi o meio pelo qual Jesus realizou nossa salvação quando derramou o seu
sangue e morreu por nós. Tentar explicar a cruz ou deduzir sua importância em
termos de sabedoria e filosofia humana implicaria furtá-la do seu poder, ou
seja, da sua capacidade de transformar os pecadores em santos” (HORTON, Stanley
M. I e II Coríntios: Os problemas da Igreja e suas Soluções. Rio de Janeiro,
CPAD, 1999, p. 28).
CONCLUSÃO
Paulo
repudia a arte da retórica e da sabedoria humana em contraste com a loucura da
cruz e a sabedoria de Deus. Ele reforça que a mensagem da cruz, do Cristo
crucificado, que era considerada loucura para os romanos, gregos e judeus, é
a medida exata da verdadeira sabedoria divina.
HORA DA REVISÃO
1. Segundo a lição, o que a cruz de Cristo é
para o mundo?
A cruz de Cristo é loucura para o
mundo.
2. Em que se tornou a mensagem da cruz para
os gregos e romanos?
A mensagem da justiça de Deus por
meio da cruz de Cristo se tornou para os gregos, os romanos e, em especial para
os judeus, uma pedra de tropeço.
3. Para quem era a morte de cruz, segundo os
romanos?
Para os romanos a morte de cruz
era para os subversivos, os inimigos políticos.
4. A sabedoria de Deus aponta para quem?
A sabedoria de Deus aponta para a
cruz de Cristo (1 Co 1.17-25,30), para a partilha dos sofrimentos de Jesus (2
Co 1.5) e para o testemunho de uma vida transformada (Rm 8.17).
5. O que o apóstolo Paulo deixa claro para a
igreja de Corinto?
Paulo deixa claro que nenhum ser
humano é justificado pelas obras da lei (Rm 3.20).
Pb. Rogério Faustino
Assembléia de Deus / IEADTC