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LIÇÃO 2 - A SUTILEZA DA BANALIZAÇÃO DA GRAÇA

 

TEXTO ÁUREO

“Porque pela graça sois salvos por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.” (Ed 2.8)

VERDADE PRÁTICA

A graça de Deus não é barata. Ela requer arrependimento, novo comportamento, ou seja, Nova vida em Cristo

LEITURA DIÁRIA

Segunda – 1 Co 1.21 Deus achou por bem salvar

Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, Deus achou por bem salvar os que creem por meio da loucura da pregação.

1 Coríntios 1:21

Terça – Rm 3.10 Não há um só justo diante de Deus

Como está escrito: "Não há justo, nem um sequer,

Romanos 3:10

Quarta – Gn 3.17 A responsabilidade

E a Adão disse: — Por ter dado ouvidos à voz de sua mulher e comido da árvore que eu havia ordenado que não comesse, maldita é a terra por sua causa; em fadigas você obterá dela o sustento durante os dias de sua vida.

Gênesis 3:17

Quinta – Rm 5.12b; Gn 3.23 A nefasta consequência do pecado

assim também a morte passou a toda a humanidade, porque todos pecaram.

Romanos 5:12

Por isso o Senhor Deus o lançou fora do jardim do Éden, para cultivar a terra da qual havia sido tomado.

Gênesis 3:23

Sexta – 1 Tm 2.5; Jo 3.16 A graça de Deus é oferecida a todos

Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e a humanidade, Cristo Jesus, homem,

1 Timóteo 2:5

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:16

Sábado – MC 16.16; Jo 6.47 A graça de Deus é eficaz para quem crer

Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.

Marcos 16:16

— Em verdade, em verdade lhes digo: quem crê em mim tem a vida eterna.

João 6:47

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Efésios 2.4 -10

4 – Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,

5 – estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;

7 – para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.

8 – Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.

9 – Não vem das obras, para que ninguém se glorie.

10 – Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Hinos Sugeridos: 37, 79, 205 da Harpa Cristã

PLANO DE AULA

1- INTRODUÇÃO

É preciso compreender de maneira bíblica o conceito da graça de Deus. Dessa compreensão os crentes dependem para não banalizar um bem tão precioso. Nesta lição, temos o propósito de analisar a graça de Deus no sentido bíblico, histórico e contemporâneo. Que seus alunos se conscientizem de que a graça é um bem precioso de Deus para a nossa vida e, por isso, não pode ser banalizada.

2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

A) Objetivos da Lição:

I) Explicar a natureza da graça;

II) Apresentar a graça no contexto bíblico;

III) Classificá-la no contexto histórico da Reforma Protestante;

IV) Pontua-la no contexto contemporâneo .

B) Motivação: Não há salvação sem a graça de Deus. Esse favor imerecido prova que o ser humano não tem capacidade em si mesmo para salvar-se. Entretanto, a graça também não é uma licença para pecar, como, infelizmente, muitos fazem pensar. Atentemos para o ensino da Bíblia a respeito de tão importante assunto.

C) Sugestão de Método: Na lição, há uma indicação de que a expressão “’graça barata” foi introduzida na literatura para expressar a vida cristã nominal ou mundanizada”. A partir desse conceito, ao introduzir o último tópico da lição, solicite aos alunos que citem exemplos em que a graça tenha sido banalizada. Em seguida, mostre que a graça de Deus compreende arre­pendimento, novo comportamento e nova vida em Cristo como bem expressa a verdade pratica de nossa lição.

3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO

A) Aplicação: O advento da graça é a maior prova do amor de Deus pela humanidade. Ela e preciosa porque e uma iniciativa de Deus para salvar o homem pecador. Por isso, não podemos banalizá-la. Ela revela um alto preço que foi pago pelo nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR

A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio a Lições Bíblicas Adultos.

Na edição 91, p.37, você encontrará um subsídio especial para esta lição.

B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:

1) O texto “Deus Tem Todo Direito de Estar Irado” é uma reflexão a respeito da necessidade da graça agir no mundo;

2) O texto “Sobre a Culpa” traz uma reflexão a respeito da culpa dentro do contexto contemporâneo da graça.

INTRODUÇÃO

Nesta lição estudaremos sobre a graça de Deus. Não há dúvidas de que nos últimos anos os cristãos têm demonstrado maior interesse em conhecer melhor a doutrina da graça. Nesse sentido, pode-se dizer que há um despertar da graça. Contudo, para muitos, esse ensino continua ainda ofuscado. Nesse aspecto, pode se dizer que a doutrina da graça tem sido mal compreendida e, portanto, mal assimilada e, consequentemente, desvirtuada. Muito do que se prega e se ensina como sendo o Evangelho da graça, nada mais é do que uma forma deturpada da graça. É a graça Barateada.

Palavra-Chave: BANALIZAÇÃO

I – COMPREENDENDO A GRAÇA

1- A graça é divina. 

Ao se afirmar que a graça é divina, se quer dizer com isso que a sua origem está inteiramente em Deus. Foi Ele quem quis agir com graça. O testemunho bíblico e que “aprouve a Deus salvar” os homens (1 Co 1.21). Isso significa que a origem da graça, bem como a iniciativa da salvação, é ato de Deus. A graça, portanto, tem origem no céu. Ninguém pode salvar a si mesmo.

2- A graça é imerecida. 

A graça é um favor imerecido. lsso significa que ninguém a merecia e nem tinha como merecê-la. De fato, a Escritura diz que “não há justo, nem um sequer” (Rm 3.10). Nossa justiça própria é como trapo da imundícia (Is 64.6) . A nossa condição antes de conhecermos a graça se assemelhava a de alguém que deve uma grande quantia e não tem com que pagar (Lc 7.42; Ef 2.4,5).

SINOPSE I

Deus quis agir com graça para com todos os homens sem que eles merecessem e, por isso, essa graça é um favor imerecido.

II – A GRAÇA NO CONTEXTO BÍBLICO

1- A necessidade da graça. 

Uma das doutrinas mais bem definidas e claras nas Escrituras é a referente à queda do homem. O primeiro fato a ser observado é que Adão, o primeiro homem, foi criado como um ser moralmente livre, podendo escolher o que fazer. A Escritura diz que Adão foi tentado (Gn 3.6), mas não coagido a pecar (Gn 2.16,17). Deus o responsabilizou por sua desobediência (Gn 3.17). O primeiro homem, portanto, de forma livre e voluntária, desobedeceu e pecou (Rm 5.12a). O segundo fato é que a queda do homem produziu consequências, tanto para ele como para sua posteridade. Adão era o cabeça da raça e como tal todos os homens estavam sob seus lombos (Rm 5.12b; Gn 3.23). Ninguém, portanto, ficou fora da esfera do pecado. Tendo caído no pecado, o homem nao podia por si mesmo se libertar. Uma das consequências advindas da Queda foi a necessidade da satisfação da justiça divina. Por isso, a justiça de Deus exige a punição do pecado. Isso porque Deus sendo justo e santo nao deixaria o pecado impune. Contudo, assim como Deus é justo, da mesma forma, Ele é amor. Isso é denominado pelos teólogos como a doutrina do “duplo amor de Deus” – O amor de Deus à justiça e o amor de Deus a humanidade. Se por um lado, a justiça divina exige a punição do pecado, por outro lado, o amor de Deus pela humanidade levou-o a prover a cruz como o meio de justificação (1Tm 2.5; Jo 3.16). Em Cristo Jesus, portanto, Deus manifesta o seu grande amor pela humanidade e vê nEle sua justiça satisfeita.

2- A extensão da graça. 

As Escrituras afirmam que Deus quer salvar a todos (1 Tm 2.4). Deus ama todos os homens. Logo, o mais vil pecador, no lugar onde estiver, é amado por Deus e, por isso, deve ser alcançado. O alcoólatra, o adúltero, o homicida etc., todos serão aceitos por Deus se receberem a graça divina, Cristo Jesus. Essa graça é extensiva a todos os homens. Ela é universal. Contudo, essa graça não é universalista. Uma coisa não tem relação com a outra. 0 universalismo prega que todos, independente de credo, religião ou arrependimento, ou comportamento, serão salvos. Ao contrário, a graça é universal porque é estendida a todos os homens . Todos os que se arrependerem e confessarem a Cristo podem ser salvos. A graça é oferecida a todos (Tt 2.11).Contudo, só se torna eficaz na vida daquele que crer (Mc 16.16; Jo 6.47).

SINOPSE II

No contexto bíblico, a graça é uma necessidade de todos os homens. Por isso, ela é estendi­da a toda a humanidade.

AUXILIO VIDA CRISTÃ

“DEUS TEM TODO DIREITO DE ESTAR IRADO

Muitos não entendem, porque confundem ira divina com raiva humana. Ambas têm pouca coisa em comum. A ira dos homens é tipicamente auto­-acionada, e inclinada a explosões de tempestades e atos violentos. Ficamos irados por havermos sido passados para trás, negligenciados, ou enganados. Esta é a ira dos homens, não de Deus . Deus […] se ira porque a desobediência sempre resulta em autodestruição. Que tipo de pai se sentaria e assistiria seu filho ferindo­-se a si próprio. Que espécie de Deus faria o mesmo? Você acha que Ele da risadinhas quando vê um adultério, ou ri em silêncio de um assassinato? Pensa que Ele olha para o outro lado, quando produzimos programas de entrevistas baseados em prazeres perversos? Imagina que Ele balança a cabeça e diz ‘Humanos são humanos’? Eu não acho. Anote e sublinhe em vermelho: Deus está legitimamente irado. Deus é santo. Nossos pecados são uma afronta à sua santidade” (LUCADO, Max. Nas Garras da Graça: Você não pode escapar do seu amor.1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, pp.30-32).

III – A GRAÇA NO CONTEXTO DA REFORMA

1- A corrupção da doutrina da gra­ça. 

O contexto da Reforma Protestante do século XVI é muito diversificado. Contudo, é possível identificar alguns fatores que contribuíram para o surgimento da Reforma: o catolicismo perdia influência e, por isso, surgiu uma reação contra os líderes religiosos por conta de seu baixo nível moral; a rejeição da doutrina católica como valida; um maior interesse pela educação, que deixa de ser um privilégio dos líderes católicos; é uma maior diversidade doutrinária. De uma forma direta, pode-se afirmar que a Reforma surge como uma resposta ao enfraquecimento, deturpação e negação da doutrina da graça, que no período medieval, havia sido totalmente desconfigurada. A salvação pelas obras havia substituído a salvação pela fé somente

2. A restauração da doutrina graça.

Como foi observada, a Reforma, portanto, surge como uma reação à corrupção da doutrina da graça. Lutero, monge alemão agostiniano, se torna o principal porta-voz da doutrina “pela fé somente”. Posteriormente, 0 lema luterano seria conhecido como uma das cinco solas: sola gratia (só a graça). Os reformadores estavam também convictos de que somente através do retorno às Escrituras a doutrina da graça poderia ser restaurada. Foi por isso que lutaram. Foi por isso que sofreram e, até mesmo, morreram. A doutrina da graça não aceita misturas. É pela graça somente que somos salvos.

SINOPSE III

A graça no contexto da Reforma revela duas realidades: a corrupção da doutrina da graça; e a restauração da doutrina da graça.

IV – A GRAÇA NO CONTEXTO CONTEMPOR NEO

1- A graça barateada. 

Há muito a expressão “graça barata” foi introduzida na literatura para expressar a vida cristã nominal ou mundanizada. De fato, o evangelho expresso por alguns ensinadores não reflete mais a graça. Parece que quanto mais crescem, menos influência os evangélicos estão causando na sociedade. Urge voltar para o Evangelho da genuína graça de Deus.

2- O valor da graça. 

Escrevendo aos coríntios, o apóstolo da graça afirmou “Vocês foram comprados por preço” (1 Co 7.23 – NAA). Paulo foi um defensor do Evangelho da graça. Em seu tempo ele não aceitou de forma alguma os penduricalhos que alguns cristãos quiseram por ao Evangelho. O apóstolo sabia do alto preço que custou a nossa salvação – o sangue de Cristo. A salvação é de graça, mas o seu preço custou caro. Duas coisas precisam ser observadas neste texto. Primeiramente, a voz passiva do verbo grego indica que outra pessoa fez a transação por nós e o tempo verbal (aoristo) diz que essa transação foi completa. Não há mérito humano, Cristo pagou o preço e fez tudo por nós. Nada mais precisa ser acrescentado à nossa salvação. Isso é graça.

SINOPSE IV

No contexto contemporâneo é preciso tomar cuidado com o barateamento da graça, e priorizarmos o valor de tão grande doutrina cristã.

AUXÍLIO TEOLÓGICO

SOBRE A CULPA

“Algum tempo atrás, li a história de um menino que estava atirando pedras com um estilingue. Ele nunca conseguia acertar o alvo. Quando retornou ao quintal da vovó, avistou o pato de estimação da velha senhora. Num impulso, fez pontaria e mandou ver. A pedra atingiu o pato, e este morreu. Apavorado, o menino escondeu a ave na pilha de lenha, apenas para levantar os olhos e descobrir que sua irmã estava observando. […] A cada momento de sua vida, seu acusador está arquivando acusações contra você. Ele tem anotado cada erro, e marcado cada escorregão. Negligencie suas prioridades, e ele [o acusador] tomara nota disso. Abandone suas promessas, e ele registrara tudo. Tente esquecer seu passado; ele o lembrará. Tente desfazer seus erros; ele o frustrará” (LUCADO, Max. Nas Garras da Graça: Você não pode escapar do seu amor. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, p.170).

CONCLUSÃO

Nesta lição, partimos da necessidade de compreender corretamente o que é a graça de Deus. Vimos como a graça de Deus foi entendida em diferentes contextos. A Bíblia é sempre a régua através da qual qualquer entendimento da doutrina da graça precisa ser medido. Como verberou na Reforma, a Escritura continua ecoando em nossos dias – a salvação é somente pela graça.

REVISANDO O CONTEUDO

1- O que se quer dizer com a expressão “a graça é divina”? 

R. Ao se afirmar que a graça é divina, se quer dizer com isso que a sua origem está inteiramente em Deus.

2- Qual é a diferença entre a graça universal e a “graça universalista”? 

R. A graça é extensiva a todos os homens. Ela e universal. Contudo, para ser universal, não significa dizer que ela é universalista, que quer dizer que todos independente de credo, religião ou arrependimento, serão salvos.

3- Segundo a lição, como surge a Reforma Protestante? 

R. A Reforma Protestante surge como uma reação à corrupção da doutrina da graça.

4- O que quer dizer a expressão “graça barata”? 

R. A expressão “graça barata” diz respeito à vida cristã nominal ou mundanizada.

5- O que o apóstolo Paulo afirmou ao escrever aos coríntios? 

R. Escrevendo aos coríntios, o apóstolo da graça afirmou: “Vocês foram comprados por preço” (1Co 7.23 – NAA).

ENSINADOR CRISTÃO, 90, Página 37

O conhecimento bíblico sobre a graça é imprescindível aos crentes, haja vista que a razão pela qual temos acesso à salvação é a própria graça. Este importante ensinamento muitas vezes enfrenta dificuldades em ser aceito em alguns segmentos que se dizem cristãos devido à falta de compreensão o que é a graça. Por outra lado, há aqueles que banalizam a graça divina como pretexto para justificarem a conduta pecaminosa e ausente de temor a Deus.

Compreender o conceito da "graça" é o primeiro passo para aceitá-la conforme a sua finalidade. De acordo com o Dicionário Bíblico Wycliffe (CPAD, 2006), o termo "graça" no Antigo Testamento é "hen" , que significa favor imerecido de um superior em relação ao seu subalterno. Na relação de Deus para com o homem, "hen" é demonstrada por meio das bênçãos temporais, bem como das espirituais e livramentos. No Novo Testamento, a palavra grega "charis" descreve a graça na aparência ou na fala. Significava também a consideração favorável em relação a uma pessoa. Em seu sentido mais específico, a graça manifestada no sacrifício de Jesus produz nova vida no crente que passa a ser conduzido, capacitado e fortalecido por ela (2 Co 8.6,7,9; Cl 4.6; 2 Ts 2.16; 2Tm 2.1).

Há quem diga que a graça foi manifestada a partir do advento do Messias neste mundo. Entretanto, se observarmos bem a história bíblica, a graça sempre existiu. Ela se fez presente no anúncio de que a semente da mulher prevaleceria contra a semente pecaminosa da serpente (Gn 3.15). Ali estava a primeira promessa implícita do plano de Deus para salvação da humanidade mediante a graça.

Semelhantemente, a provisão do cordeiro sem mancha para o sacrifício, tão comum na aliança mosaica, tinha como finalidade a remoção da culpa do pecador, o que é uma representação clara da graça divina que se manifestaria corporalmente ao mundo na pessoa de Cristo (Jo 1.29).

Isto posto, torna-se indispensável que a maravilhosa graça não seja banalizada. O "barateamento" da graça ocorre em razão de muitos já não desfrutarem da graça para permitir que suas vidas sejam conduzidas pela ação do Espírito Santo. Antes, a ausência de temor e o desprezo pelo sagrado reflete em uma vida cristã vazia, nominal e mundanizada. Para estes, já não há mais arrependimento quando cometem algum pecado, seja qual for sua ordem, moral ou espiritual. E assim ocorre o embrutecimento da alma e os homens tornam-se insensíveis à voz do Espírito (2 Pe 1.3-11). Oremos para que Deus renove em nossos corações o temor do Seu Espírito e o comprometimento com o Evangelho da graça de Deus.

Pb. Rogério Faustino

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