TEXTO
ÁUREO
“Porque
pela graça sois salvos por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.”
(Ed 2.8)
VERDADE
PRÁTICA
A
graça de Deus não é barata. Ela requer arrependimento, novo comportamento, ou
seja, Nova vida em Cristo
LEITURA
DIÁRIA
Segunda – 1 Co 1.21 Deus achou por bem salvar
Visto que, na sabedoria de Deus, o
mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, Deus achou por bem salvar os
que creem por meio da loucura da pregação.
1 Coríntios 1:21
Terça – Rm 3.10 Não há um só justo diante de Deus
Como está escrito: "Não há justo, nem um sequer,
Quarta – Gn 3.17 A responsabilidade
E a Adão disse: — Por ter dado ouvidos à voz de sua mulher e comido da árvore que eu havia ordenado que não comesse, maldita é a terra por sua causa; em fadigas você obterá dela o sustento durante os dias de sua vida.
Quinta – Rm 5.12b; Gn 3.23 A nefasta consequência do
pecado
assim também a morte passou a toda a humanidade, porque todos pecaram.
Por isso o Senhor Deus o lançou fora do jardim do Éden, para cultivar a terra da qual havia sido tomado.
Sexta – 1 Tm 2.5; Jo 3.16 A graça de Deus é oferecida a
todos
Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e a humanidade, Cristo Jesus, homem,
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Sábado – MC 16.16; Jo 6.47 A graça de Deus é eficaz para
quem crer
Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
— Em verdade, em verdade lhes digo: quem crê em mim tem a vida eterna.
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Efésios
2.4 -10
4
– Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos
amou,
5
– estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com
Cristo (pela graça sois salvos),
6
e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares
celestiais, em Cristo Jesus;
7
– para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela
sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
8
– Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom
de Deus.
9
– Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
10
– Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as
quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Hinos
Sugeridos: 37, 79, 205 da Harpa Cristã
PLANO
DE AULA
1-
INTRODUÇÃO
É
preciso compreender de maneira bíblica o conceito da graça de Deus. Dessa
compreensão os crentes dependem para não banalizar um bem tão precioso. Nesta
lição, temos o propósito de analisar a graça de Deus no sentido bíblico,
histórico e contemporâneo. Que seus alunos se conscientizem de que a graça é um
bem precioso de Deus para a nossa vida e, por isso, não pode ser banalizada.
2-
APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A)
Objetivos da Lição:
I)
Explicar a natureza da graça;
II)
Apresentar a graça no contexto bíblico;
III)
Classificá-la no contexto histórico da Reforma Protestante;
IV)
Pontua-la no contexto contemporâneo .
B)
Motivação: Não há salvação sem a graça de
Deus. Esse favor imerecido prova que o ser humano não tem capacidade em si
mesmo para salvar-se. Entretanto, a graça também não é uma licença para pecar,
como, infelizmente, muitos fazem pensar. Atentemos para o ensino da Bíblia a
respeito de tão importante assunto.
C)
Sugestão de Método: Na lição, há uma
indicação de que a expressão “’graça barata” foi introduzida na literatura para
expressar a vida cristã nominal ou mundanizada”. A partir desse conceito, ao
introduzir o último tópico da lição, solicite aos alunos que citem exemplos em
que a graça tenha sido banalizada. Em seguida, mostre que a graça de Deus
compreende arrependimento, novo comportamento e nova vida em Cristo como bem
expressa a verdade pratica de nossa lição.
3-
CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A)
Aplicação: O advento da graça é a maior prova do
amor de Deus pela humanidade. Ela e preciosa porque e uma iniciativa de Deus
para salvar o homem pecador. Por isso, não podemos banalizá-la. Ela revela um
alto preço que foi pago pelo nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.
4-
SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A)
Revista Ensinador Cristão. Vale
a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e
subsídios de apoio a Lições Bíblicas Adultos.
Na
edição 91, p.37, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B)
Auxílios Especiais: Ao final do tópico,
você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1)
O texto “Deus Tem Todo Direito de Estar Irado” é uma reflexão a respeito da
necessidade da graça agir no mundo;
2)
O texto “Sobre a Culpa” traz uma reflexão a respeito da culpa dentro do
contexto contemporâneo da graça.
INTRODUÇÃO
Nesta
lição estudaremos sobre a graça de Deus. Não há dúvidas de que nos últimos anos
os cristãos têm demonstrado maior interesse em conhecer melhor a doutrina da
graça. Nesse sentido, pode-se dizer que há um despertar da graça. Contudo, para
muitos, esse ensino continua ainda ofuscado. Nesse aspecto, pode se dizer que a
doutrina da graça tem sido mal compreendida e, portanto, mal assimilada e,
consequentemente, desvirtuada. Muito do que se prega e se ensina como sendo o
Evangelho da graça, nada mais é do que uma forma deturpada da graça. É a graça
Barateada.
Palavra-Chave: BANALIZAÇÃO
I
– COMPREENDENDO A GRAÇA
1-
A graça é divina.
Ao
se afirmar que a graça é divina, se quer dizer com isso que a sua origem está
inteiramente em Deus. Foi Ele quem quis agir com graça. O testemunho bíblico e
que “aprouve a Deus salvar” os homens (1 Co 1.21). Isso significa que a origem
da graça, bem como a iniciativa da salvação, é ato de Deus. A graça, portanto,
tem origem no céu. Ninguém pode salvar a si mesmo.
2-
A graça é imerecida.
A
graça é um favor imerecido. lsso significa que ninguém a merecia e nem tinha
como merecê-la. De fato, a Escritura diz que “não há justo, nem um sequer” (Rm
3.10). Nossa justiça própria é como trapo da imundícia (Is 64.6) . A nossa
condição antes de conhecermos a graça se assemelhava a de alguém que deve uma
grande quantia e não tem com que pagar (Lc 7.42; Ef 2.4,5).
SINOPSE
I
Deus
quis agir com graça para com todos os homens sem que eles merecessem e, por
isso, essa graça é um favor imerecido.
II
– A GRAÇA NO CONTEXTO BÍBLICO
1-
A necessidade da graça.
Uma
das doutrinas mais bem definidas e claras nas Escrituras é a referente à queda
do homem. O primeiro fato a ser observado é que Adão, o primeiro homem, foi
criado como um ser moralmente livre, podendo escolher o que fazer. A Escritura
diz que Adão foi tentado (Gn 3.6), mas não coagido a pecar (Gn 2.16,17). Deus o
responsabilizou por sua desobediência (Gn 3.17). O primeiro homem, portanto, de
forma livre e voluntária, desobedeceu e pecou (Rm 5.12a). O segundo fato é que
a queda do homem produziu consequências, tanto para ele como para sua
posteridade. Adão era o cabeça da raça e como tal todos os homens estavam sob
seus lombos (Rm 5.12b; Gn 3.23). Ninguém, portanto, ficou fora da esfera
do pecado. Tendo caído no pecado, o homem nao podia por si mesmo se libertar.
Uma das consequências advindas da Queda foi a necessidade da satisfação da
justiça divina. Por isso, a justiça de Deus exige a punição do pecado. Isso
porque Deus sendo justo e santo nao deixaria o pecado impune. Contudo, assim
como Deus é justo, da mesma forma, Ele é amor. Isso é denominado pelos teólogos
como a doutrina do “duplo amor de Deus” – O amor de Deus à justiça e o amor de
Deus a humanidade. Se por um lado, a justiça divina exige a punição do pecado,
por outro lado, o amor de Deus pela humanidade levou-o a prover a cruz como o
meio de justificação (1Tm 2.5; Jo 3.16). Em Cristo Jesus, portanto, Deus
manifesta o seu grande amor pela humanidade e vê nEle sua justiça satisfeita.
2-
A extensão da graça.
As
Escrituras afirmam que Deus quer salvar a todos (1 Tm 2.4). Deus ama todos os
homens. Logo, o mais vil pecador, no lugar onde estiver, é amado por Deus e,
por isso, deve ser alcançado. O alcoólatra, o adúltero, o homicida etc., todos
serão aceitos por Deus se receberem a graça divina, Cristo Jesus. Essa graça é
extensiva a todos os homens. Ela é universal. Contudo, essa graça não é
universalista. Uma coisa não tem relação com a outra. 0 universalismo prega que
todos, independente de credo, religião ou arrependimento, ou comportamento,
serão salvos. Ao contrário, a graça é universal porque é estendida a todos os
homens . Todos os que se arrependerem e confessarem a Cristo podem ser salvos.
A graça é oferecida a todos (Tt 2.11).Contudo, só se torna eficaz na vida
daquele que crer (Mc 16.16; Jo 6.47).
SINOPSE
II
No
contexto bíblico, a graça é uma necessidade de todos os homens. Por isso, ela é
estendida a toda a humanidade.
AUXILIO
VIDA CRISTÃ
“DEUS
TEM TODO DIREITO DE ESTAR IRADO
Muitos
não entendem, porque confundem ira divina com raiva humana. Ambas têm pouca coisa
em comum. A ira dos homens é tipicamente auto-acionada, e inclinada a
explosões de tempestades e atos violentos. Ficamos irados por havermos sido
passados para trás, negligenciados, ou enganados. Esta é a ira dos homens, não
de Deus . Deus […] se ira porque a desobediência sempre resulta em
autodestruição. Que tipo de pai se sentaria e assistiria seu filho ferindo-se
a si próprio. Que espécie de Deus faria o mesmo? Você acha que Ele da
risadinhas quando vê um adultério, ou ri em silêncio de um assassinato? Pensa
que Ele olha para o outro lado, quando produzimos programas de entrevistas
baseados em prazeres perversos? Imagina que Ele balança a cabeça e diz ‘Humanos
são humanos’? Eu não acho. Anote e sublinhe em vermelho: Deus está
legitimamente irado. Deus é santo. Nossos pecados são uma afronta à sua
santidade” (LUCADO, Max. Nas Garras da Graça: Você não pode escapar do seu
amor.1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, pp.30-32).
III
– A GRAÇA NO CONTEXTO DA REFORMA
1-
A corrupção da doutrina da graça.
O
contexto da Reforma Protestante do século XVI é muito diversificado. Contudo, é
possível identificar alguns fatores que contribuíram para o surgimento da
Reforma: o catolicismo perdia influência e, por isso, surgiu uma reação contra
os líderes religiosos por conta de seu baixo nível moral; a rejeição da
doutrina católica como valida; um maior interesse pela educação, que deixa de
ser um privilégio dos líderes católicos; é uma maior diversidade doutrinária.
De uma forma direta, pode-se afirmar que a Reforma surge como uma resposta ao
enfraquecimento, deturpação e negação da doutrina da graça, que no período
medieval, havia sido totalmente desconfigurada. A salvação pelas obras havia
substituído a salvação pela fé somente
2.
A restauração da doutrina graça.
Como
foi observada, a Reforma, portanto, surge como uma reação à corrupção da
doutrina da graça. Lutero, monge alemão agostiniano, se torna o principal
porta-voz da doutrina “pela fé somente”. Posteriormente, 0 lema luterano seria
conhecido como uma das cinco solas: sola gratia (só a graça). Os reformadores
estavam também convictos de que somente através do retorno às Escrituras a
doutrina da graça poderia ser restaurada. Foi por isso que lutaram. Foi por
isso que sofreram e, até mesmo, morreram. A doutrina da graça não aceita
misturas. É pela graça somente que somos salvos.
SINOPSE
III
A
graça no contexto da Reforma revela duas realidades: a corrupção da doutrina da
graça; e a restauração da doutrina da graça.
IV
– A GRAÇA NO CONTEXTO CONTEMPOR NEO
1-
A graça barateada.
Há
muito a expressão “graça barata” foi introduzida na literatura para expressar a
vida cristã nominal ou mundanizada. De fato, o evangelho expresso por alguns
ensinadores não reflete mais a graça. Parece que quanto mais crescem, menos
influência os evangélicos estão causando na sociedade. Urge voltar para o
Evangelho da genuína graça de Deus.
2-
O valor da graça.
Escrevendo
aos coríntios, o apóstolo da graça afirmou “Vocês foram comprados por preço” (1
Co 7.23 – NAA). Paulo foi um defensor do Evangelho da graça. Em seu tempo ele
não aceitou de forma alguma os penduricalhos que alguns cristãos quiseram por
ao Evangelho. O apóstolo sabia do alto preço que custou a nossa salvação – o
sangue de Cristo. A salvação é de graça, mas o seu preço custou caro. Duas
coisas precisam ser observadas neste texto. Primeiramente, a voz passiva do
verbo grego indica que outra pessoa fez a transação por nós e o tempo verbal
(aoristo) diz que essa transação foi completa. Não há mérito humano, Cristo
pagou o preço e fez tudo por nós. Nada mais precisa ser acrescentado à nossa
salvação. Isso é graça.
SINOPSE
IV
No
contexto contemporâneo é preciso tomar cuidado com o barateamento da graça, e
priorizarmos o valor de tão grande doutrina cristã.
AUXÍLIO
TEOLÓGICO
SOBRE
A CULPA
“Algum
tempo atrás, li a história de um menino que estava atirando pedras com um
estilingue. Ele nunca conseguia acertar o alvo. Quando retornou ao quintal da
vovó, avistou o pato de estimação da velha senhora. Num impulso, fez pontaria e
mandou ver. A pedra atingiu o pato, e este morreu. Apavorado, o menino escondeu
a ave na pilha de lenha, apenas para levantar os olhos e descobrir que sua irmã
estava observando. […] A cada momento de sua vida, seu acusador está arquivando
acusações contra você. Ele tem anotado cada erro, e marcado cada escorregão.
Negligencie suas prioridades, e ele [o acusador] tomara nota disso. Abandone
suas promessas, e ele registrara tudo. Tente esquecer seu passado; ele o
lembrará. Tente desfazer seus erros; ele o frustrará” (LUCADO, Max. Nas Garras
da Graça: Você não pode escapar do seu amor. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999,
p.170).
CONCLUSÃO
Nesta
lição, partimos da necessidade de compreender corretamente o que é a graça de
Deus. Vimos como a graça de Deus foi entendida em diferentes contextos. A
Bíblia é sempre a régua através da qual qualquer entendimento da doutrina da
graça precisa ser medido. Como verberou na Reforma, a Escritura continua
ecoando em nossos dias – a salvação é somente pela graça.
REVISANDO
O CONTEUDO
1-
O que se quer dizer com a expressão “a graça é divina”?
R.
Ao se afirmar que a graça é divina, se quer dizer com isso que a sua origem
está inteiramente em Deus.
2-
Qual é a diferença entre a graça universal e a “graça universalista”?
R.
A graça é extensiva a todos os homens. Ela e universal. Contudo, para ser
universal, não significa dizer que ela é universalista, que quer dizer que
todos independente de credo, religião ou arrependimento, serão salvos.
3-
Segundo a lição, como surge a Reforma Protestante?
R.
A Reforma Protestante surge como uma reação à corrupção da doutrina da graça.
4-
O que quer dizer a expressão “graça barata”?
R.
A expressão “graça barata” diz respeito à vida cristã nominal ou mundanizada.
5-
O que o apóstolo Paulo afirmou ao escrever aos coríntios?
R.
Escrevendo aos coríntios, o apóstolo da graça afirmou: “Vocês foram comprados
por preço” (1Co 7.23 – NAA).
ENSINADOR CRISTÃO, 90, Página 37
O
conhecimento bíblico sobre a graça é imprescindível aos crentes, haja vista que
a razão pela qual temos acesso à salvação é a própria graça. Este importante
ensinamento muitas vezes enfrenta dificuldades em ser aceito em alguns
segmentos que se dizem cristãos devido à falta de compreensão o que é a graça.
Por outra lado, há aqueles que banalizam a graça divina como pretexto para
justificarem a conduta pecaminosa e ausente de temor a Deus.
Compreender
o conceito da "graça" é o primeiro passo para aceitá-la conforme a
sua finalidade. De acordo com o Dicionário Bíblico Wycliffe (CPAD, 2006), o
termo "graça" no Antigo Testamento é "hen" , que significa
favor imerecido de um superior em relação ao seu subalterno. Na relação de Deus
para com o homem, "hen" é demonstrada por meio das bênçãos temporais,
bem como das espirituais e livramentos. No Novo Testamento, a palavra grega
"charis" descreve a graça na aparência ou na fala. Significava também
a consideração favorável em relação a uma pessoa. Em seu sentido mais
específico, a graça manifestada no sacrifício de Jesus produz nova vida no
crente que passa a ser conduzido, capacitado e fortalecido por ela (2 Co
8.6,7,9; Cl 4.6; 2 Ts 2.16; 2Tm 2.1).
Há
quem diga que a graça foi manifestada a partir do advento do Messias neste
mundo. Entretanto, se observarmos bem a história bíblica, a graça sempre
existiu. Ela se fez presente no anúncio de que a semente da mulher prevaleceria
contra a semente pecaminosa da serpente (Gn 3.15). Ali estava a primeira
promessa implícita do plano de Deus para salvação da humanidade mediante a
graça.
Semelhantemente,
a provisão do cordeiro sem mancha para o sacrifício, tão comum na aliança
mosaica, tinha como finalidade a remoção da culpa do pecador, o que é uma
representação clara da graça divina que se manifestaria corporalmente ao mundo
na pessoa de Cristo (Jo 1.29).
Isto posto, torna-se indispensável que a maravilhosa graça não seja banalizada. O "barateamento" da graça ocorre em razão de muitos já não desfrutarem da graça para permitir que suas vidas sejam conduzidas pela ação do Espírito Santo. Antes, a ausência de temor e o desprezo pelo sagrado reflete em uma vida cristã vazia, nominal e mundanizada. Para estes, já não há mais arrependimento quando cometem algum pecado, seja qual for sua ordem, moral ou espiritual. E assim ocorre o embrutecimento da alma e os homens tornam-se insensíveis à voz do Espírito (2 Pe 1.3-11). Oremos para que Deus renove em nossos corações o temor do Seu Espírito e o comprometimento com o Evangelho da graça de Deus.
Pb. Rogério Faustino
Neweb
Compromisso com a Palavra