11 Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi
comunicado pelos da família de Cloe que há contendas entre vós,
12 Quero dizer, com isso, que cada um de vós
diz: Eu sou de Paulo, e eu, de Apoio, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo.
13 Está Cristo dividido? Foi Paulo crucificado
por vós? Ou fostes vós batizados em nome de Paulo?
14 Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós
batizei, senão a Crispo e a Gaio:
15 Para
que ninguém diga que fostes batizados em meu nome.
16 E batizei também a família de
Estéfanas; além destes, não sei se batizei algum outro.
17 Porque
Cristo enviou-me e não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de
palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.
INTRODUÇÃO
Nesta lição,
veremos que a partir do versículo 10 do primeiro capítulo, o apóstolo trata do
assunto que mais o preocupava no momento de escrever a carta: As divisões
internas da igreja. Por isso, ele pontua os prejuízos que as divisões podem
trazer para a Igreja do Senhor.
Estudarem os a formação de
grupos rivais na igreja de Corinto. Sim , nela havia partidarismos em relação à liderança .
Paulo também faz sérias advertências a respeito do perigo de tentar substituir
os mérito s da cruz de Cristo pela ostentação e orgulho pessoal.
I – AS DISSENSÕES E SEUS PREJUÍZOS PARA A
IGREJA (1.10,11)
1. Uma
exortação para não causar dissensões.
A exortação aos irmãos em Cristo pode ser
encontrada em todas as Cartas
Paulinas . Quando o apóstolo fazia uma exortação, geralmente era para
iniciar um aconselhamento pastoral. Ele faz algum as exortações e orientações
em forma de conselhos a respeito do comportamento dos cristãos.
Com o
fundador da igreja de Corinto, devia ser muito duro para o apóstolo exortar
aquelas ovelhas, mas era necessário e ele o fez com amor e firmeza. As
dissensões estavam trazendo prejuízos sérios a toda igreja, algo precisava ser
feito. Para exortar os membros, primeiramente Paulo toma uma atitude humilde.
Ele em momento algum age de forma autoritária, iniciando algumas frases com a
expressão:
“Rogo-vos”.
Paulo chama os membros de irmãos, que sugere uma ideia de amor fraternal. Por
fim, evoca a autoridade do nome de Jesus fazendo uso da expressão: “Pelo nome
de nosso Senhor Jesus Cristo”.
2. As
dissenções prejudicavam a unidade da igreja .
O apóstolo havia ensinado aos coríntios o
modelo de vida das primeiras igrejas cristãs, um modelo marcado pela unidade e
amor fraternal. Uma das principais características da igreja primitiva era a
unidade em perseverar nos ensinamentos dos apóstolos, na comunhão ,
no partir do pão e nas orações (At 2.42-47; At 4.32- 35).
No entanto,
a igreja de Corinto era nova e seus membros ainda estavam acostumados com o
modelo das sociedades romanas e gregas, que valorizavam o poder aquisitivo das
pessoas e as classes sociais mais ricas. Ao contrário desse sistema social, nas
igrejas cristãs todos eram iguais (escravos, pobres e marginalizados) em Jesus
Cristo e mereciam o mesmo tratamento amoroso e respeitoso.
Paulo
estimula seus leitores a retomarem a harmonia, buscando a concordância entre
eles de tal forma fossem um o coração deles em Cristo. Os crentes coríntios
deveriam pensar a respeito da importância da unidade de forma a viverem
ligados, unidos em amor.
Eles
deveriam também viver de forma harmoniosa quanto à doutrina que lhes era
ensinada. Paulo ensina que para que haja comunhão, unidade e fraternidade é
preciso que os crentes desejem viver dessa forma.
3. Paulo identifica a fonte de suas
informações (1.11).
O
apóstolo expõe diretamente o problema das contendas entre os irmãos e não
esconde a sua fonte: “Me foi comunicado pelos da família de Cloe”. Novamente
trata seus leitores como irmãos (v.11). O apóstolo aborda os problemas internos
como os problemas de uma família fraterna.
Geralmente as pessoas não gostam
de expor os problemas enfrentados na igreja e erroneamente preferem escondê-los,
fingir que não veem as contendas e divisões. Mas as dissensões precisam ser
tratadas com amor e firmeza para que sejam estancadas. Segundo alguns
estudiosos, a família de Cloe provavelmente era uma família respeitada,
comprometida com o reino.
Talvez estivesse sofrendo com a
situação da igreja e por isso decide comunicar ao apóstolo o que estava
acontecendo. Certam ente a família de Cloe fez isso porque amava Paulo e
confiava nele, reconhecendo sua autoridade apostólica.
Há uma grande diferença quando alguém comunica
algum erro à liderança da igreja por
inveja ou para prejudicar alguém, desejando o seu mal e não o seu
arrependimento, o que não foi o caso da família de Cloe. As informações dessa família deram origem aos quatro primeiros capítulos da carta, que trata das
dissenções que estavam prejudicando a pregação da Palavra e
o crescimento da igreja.
Pense!
Você tem fugido das contendas e
confusões entre os irmãos? ou você tem tentado alimentar tal atitude?
Ponto Importante
Precisam os desejar e fazer a
nossa parte para que haja unidade na igreja
II – O PARTIDARISMO NA IGREJA ( 1 .1 2 )
1 . O tratamento inadequado acerca das
diferenças de opinião.
A maioria
dos membros da igreja de Corinto havia perdido a percepção de que Cristo deve
ser o centro de todas as coisas. Tudo indica também que eles não tinham
habilidades para lidar com opiniões diferentes. O cristianismo era uma novidade
em Corinto, cidade acostumada a receber pessoas de várias culturas.
A igreja era
heterogênea (classes sociais, pluralismo religioso, conflitos éticos e morais,
entre outras diferenças) e, ao que parece, alguns viam na nova comunidade a possibilidade de ter mais influência sobre os outros por pura ambição. Todavia,
as igrejas cristãs tinham uma forma nova de organização e estilo de vida
alicerçado nos ensinamentos de Cristo. Paulo busca resgatar o modelo de gestão
de Cristo.
2. A formação de grupos rivais.
Como resultado das dissenções, a igreja
de Corinto acaba por se dividir em quatro facções, cada uma delas seguia o seu
pregador e líder preferido: Paulo, Apolo, Pedro e até mesmo Cristo. Mas esses servos
de Deus não queriam poder, mas lideravam a igreja visando a confirmação do
Reino de Deus.
Os crentes
de Corinto, erroneamente, usavam o nome de Paulo, Apolo, Pedro e até de Cristo
para formarem grupos rivais devido à ambição pelo poder, Talvez influenciados
pela cultura de veneração a heróis da mitologia grega e do culto a
personalidades. Paulo não se aliou nem àqueles que se diziam seus seguidores
exclusivos.
3. Os tipos de grupos rivais .
O apóstolo não comentou a respeito das
peculiaridades dos grupos, mas de algum a forma eles se identificaram com os
ensinos apresentados por ele na carta. Parece que os grupos eram formados por
aqueles por quem foram evangelizados e batizados, ou seja, por Paulo, Apolo e
Pedro.
Eles se
guiavam pelo estilo de ministério e liderança de cada um, com espírito
partidário. Com base nisso, é possível observar as especificidades de cada
grupo:
a) Grupo de Paulo – os primeiros cristãos, principalmente os
gentios;
b) Grupo de
Apolo – membros que se converteram e se entusiasmaram com
seu estilo eloquente;
c) Grupo de
Pedro – judeus de origem legalista e
d) Grupo de
Cristo –
aqueles que se achavam mais santos do que os outros, com base na justiça
própria.
A
preferência ou identificação por alguém é natural, o perigo é quando essa
relação se torna motivo para se achar superior aos outros.
Pense!
Todo partidarismo é prejudicial
para a saúde e o crescimento da igreja.
Ponto Importante
A unidade fraternal é agradável
ao Senhor e gera crescimento para a igreja.
III – AS
DIVISÕES E SEUS PERIGOS (1,13-17)
1 . O perigo de abafar os méritos da Cruz de
Cristo (v. 13). Após
escrever sobre a formação dos grupos rivais, o apóstolo aponta para a possível
causa das discórdias entre eles. Parece que estavam “idolatrando” o fato de
serem batizados por algum as pessoas. Eles
valorizavam mais o homem que os havia batizado do que o próprio sacrifício de
Cristo. Paulo é categórico: “Está Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por
vós? Ou fostes vós batizados em nome de Paulo?” (v. 13).
2 .O perigo
de ser um narcisista (vv.14 -16 ). Paulo faz um agradecimento que causa espanto e pode ser mal
interpretado. Ele dá graças a Deus, por ter batizado apenas algum as pessoas da
igreja: Crispo, ex-chefe de sinagoga (At 18.8 ),
Gaio e a casa de Estéfanas. Ele descreve o motivo no versículo 15, para que
ninguém se vangloriasse por ter sido batizado por ele. O apóstolo
não tinha a preocupação de manter o “controle” sobre as pessoas que se
convertiam por intermédio da sua pregação. Atualmente vivemos em uma sociedade
narcisista, onde muitos buscam erroneamente a satisfação dos próprios desejos e
consideram os outros como “meros objetos”. De modo
pecaminoso, essas pessoas buscam alcançar objetivos egoístas e pessoais. Mas,
Paulo seguia o modelo de Cristo. Ele amava as pessoas e não estava em busca de
recompensas pessoais ou do reconhecimento de homem.
3. O perigo de pregar o Evangelho por
ostentação (v. 17). A sociedade
de Corinto, influenciada pela cultura helenista (grega), valorizava em excesso
o conhecimento como forma de ostentação. A Carta de Paulo evidencia que esse
sentimento ainda estava presente entre os membros da igreja. O controle
obtido por meio do conhecimento era algo desejado por alguns. Paulo não confiava
na “sabedoria de palavras”, mas na pregação do Evangelho que havia transformado
sua vida e era a força transformadora que movia a comunidade cristã. Nos dias atuais é com um ver pregadores
confiando apenas em sua capacidade intelectual e desejando somente a promoção
do seu nome, do seu ministério. A pregação do Evangelho não
deve ter como objetivo projetar o pregador e nem trazer benefícios próprios,
mas exaltar a Jesus e a eficácia do seu sacrifício na cruz do Calvário . O beneficiado deve ser aquele que nEle crê,
pois o Evangelho “é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” (Rm 1.16 ).
Pense!
Você ama a sua igreja como Paulo
amava a igreja em Corinto?
Ponto Importante
Precisamos seguir o modelo de
Cristo, amaras pessoas e não viver em busca de recompensas pessoais ou do
reconhecimento de homem.
SUBSÍDIO
O apelo à ação sábia
“A igreja coríntia constituiria
um desafio para qualquer pastor. Os membros eram indisciplinados, contenciosos e
tolerantes ao pecado. Paulo, contudo, não inicia a sua Carta com uma severa
repreensão. Em vez disso, dá g raças a Deus pelos coríntios haverem recebido a
graça de Deus e outras bênçãos espirituais.
Logo a
seguir, apela amorosamente a eles, no sentido de deixarem suas disputas e
colaborarem uns com os outros. Paulo não pode deixar passar em branco o
sectarismo existente na igreja, um problema relacionado com o espírito
contencioso dos membros. Apesar das divisões, parece que continuaram se
congregando, mas havia o iminente perigo de se dividirem a qualquer hora em
congregações rivais. Paulo tem que agir para impedir o fracionamento.
A existência de partidarismos era um dos
piores problemas da congregação coríntia, e Paulo ataca logo esse problema no
início de sua Carta. Leia 1 Coríntios
1.10 mais uma vez, para ter certeza daquilo que ele diz. Paulo
torna bem claro o fato de que é Cristo que todos devem honrar de forma unânime” (HOOVER, Thomas
Reginald. Comentário Bíblico 1 e 2 Coríntios. Rio de Janeiro, CPAD, 1999, p.
20).
CONCLUSÃO
Com o vimos
na lição, as divisões internas na igreja de Corinto estavam prejudicando a
unidade da comunidade e tirando 0 foco principal na missão da igreja. Alguns
membros estavam se vangloriando pela proximidade com alguns líderes ou por ter
sido batizado por um específico, assim valorizavam m ais a pessoa que os havia
batizado do que o próprio sacrifício de Cristo. Esse comportamento revelava a
imaturidade espiritual dos crentes de Corinto e impedia o crescimento da
igreja.
HORA DA REVISÃO
1. Segundo a lição, o que podemos encontrar
em todas as Cartas Paulinas?
A exortação aos irmãos em Cristo
pode ser encontrada em todas as Cartas Paulinas.
2. Qual o propósito de Paulo ao fazer uma
exortação?
Quando o apóstolo fazia uma
exortação, geralmente era para iniciar um aconselhamento pastoral.
3. Quem era a fonte das informações de Paulo
a respeito da igreja?
O apóstolo expõe diretamente o
problema das contendas entre os irmãos e não esconde a sua fonte: “Me foi
comunicado pelos da família de Cloe”.
4. Quais eram os quatro grupos principais da
igreja de Corinto citados por Paulo?
Com o resultado das dissensões, a igreja de Corinto acaba por se dividir em
quatro facções, cada uma delas seguia o seu pregador e líder preferido: Paulo,
Apolo, Pedro e até mesmo Cristo.
5. Cite, de acordo com a lição, as
especificidades dos grupos rivais citados por Paulo.
As especificidades de cada grupo eram:
a) Grupo
de Paulo – os primeiros cristãos, principalmente os gentios;
b) Grupo
de Apolo – membros que se converteram e se entusiasmaram com seu estilo
eloquente;
c) Grupo
de Pedro – judeus de origem legalista e
d) Grupo
de Cristo – aqueles que se achavam mais santos do que os outros, com base na
justiça própria.
Pb. Rogério Faustino
Assembléia de Deus / IEADTC