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LIÇÃO 12 - A BONDADE DE DEUS EM NOS ATENDER

TEXTO ÁUREO

“Se, vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?” (Mt 7.11)

VERDADE PRÁTICA

Deus é um Pai amoroso que concede aos seus filhos aquilo que realmente é bom para eles

LEITURA DIÁRIA

Segunda – Lc 11.9 A bondade do Pai em atender seus filhos

— Por isso, digo a vocês: Peçam e lhes será dado; busquem e acharão; batam, e a porta será aberta para vocês.

Terça – Lc 11.9-10 O Pai bondoso nos concede o Espírito Santo

— Por isso, digo a vocês: Peçam e lhes será dado; busquem e acharão; batam, e a porta será aberta para vocês.
Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, a porta será aberta.
Lucas 11:9,10

Quarta – Lc 11.11-13 Somos maus, mas suprimos as necessidades de nossos filhos

Quem de vocês, sendo pai, daria uma cobra ao filho que lhe pede um peixe?
Ou daria um escorpião ao filho que lhe pede um ovo?
Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai celeste dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!
Lucas 11:11-13

Quinta – Mt 22.37-38 Ame a Deus com todo o teu coração, alma e pensamento

Jesus respondeu: — "Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento."
Este é o grande e primeiro mandamento.
Mateus 22:37,38

Sexta – Mt 22.39 Ame ao próximo na mesma dimensão de si mesmo

E o segundo, semelhante a este, é: "Ame o seu próximo como você ama a si mesmo."
Mateus 22:39

Sábado – Sl 145.13 Deus é bondoso em tudo que faz

O teu reino é um reino eterno, e o teu domínio subsiste por todas as gerações. O Senhor é fiel em todas as suas palavras e santo em todas as suas obras.
Salmos 145:13

Hinos Sugeridos: 126, 131, 232 da Harpa Cristã

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 7.7-20

7 – Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.

8 – Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre.

9 – E qual dentre vós é ohomem que, pedindo-lhe pão ao seu filho, lhe dará uma pedra?

10 – E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?

11 – Se, vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem ?

12 – Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam , fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.

13 – Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

14 – E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

15 – Acautelai-vos, porém , dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.

16 – Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem -se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?

17 – Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus.

18 – Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons.

19 – Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.

20 – Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

PLANO DE AULA

1- INTRODUÇÃO

Na lição deste domingo, veremos um dos atributos de Deus ressaltados por Jesus no Sermão Monte: a bondade. Ele é um Pai amoroso que concede aos seus filhos aquilo que é essencial para sua subsistência. A bondade do Pai também é revelada a nós mediante o sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário. Quando o buscamos em oração, Ele nos atende, ajuda e socorre pela sua bondade. Pela sua bondade somos instados a entrar pela porta estreita e estar cuidadosos a respeito dos falsos profetas. O que seria de nós se Deus não olhasse-nos com bondade, misericórdia e amor, pessoas tão imperfeitas?

2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

A) Objetivos da Lição:

I) Compreender o significado da bondade de Deus;

II) Conscientizar de que só existem dois caminhos;

III) Advertir contra a mentira dos falsos profetas.

B) Motivação: Você reconhece a bondade de Deus em sua vida ? Tem procurado andar pelo caminho estreito, sempre buscando agradar ao Senhor? Deus não força a pessoa a andar em seus caminhos, pois é uma escolha pessoal. Você tem tomado o cuidado com as mentiras dos falsos profetas?

C) Sugestão de Método: Sugerimos que para a introdução da lição, você faça a seguinte pergunta: Qual o caminho que leva ao céu, o estreito ou o largo? Explique que o caminho que conduz ao céu é bem estreito, por isso muitos desistem e outros preferem os atalhos ou caminhos mais largos. Vamos para o céu mediante a graça de Jesus, mas tal verdade não significa que não temos que nos esforçar para chegar ao nosso destino final.

3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO

A) Aplicação: O caminho que nos leva ao céu é estreito, difícil e exige renúncia e sacrifício. Quem gosta de pregar facilidades são os falsos profetas. Precisamos estar vigilantes. Neste mundo enfrentamos dores, tentações e dificuldades. Contudo, há uma recompensa para nós: um dia estaremos para todo o sempre junto do Pai. Por isso, não podemos desistir. Também não podemos pegar atalhos. O caminho que conduz ao céu é somente um: Jesus Cristo. Ele é o único caminho, a única verdade e sem Ele estamos perdidos (Jo 14.6).

4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR

A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas. Na edição 89, p.42 você encontrará um subsídio especial para esta lição.

B) Auxílios Especiais: Ao final dos tópicos, você encontrará dois auxílios que darão suporte na preparação de sua aula

1) O primeiro texto “Dois Caminhos” trata do caminho largo e do estreito, citados por Jesus no Sermão do Monte;

2) O segundo texto , “Os Verdadeiros Profetas e os Falsos” tem como objetivo mostrar a advertência de Jesus a respeito dos falsos profetas.

INTRODUÇÃO

Nesta lição, aprenderemos que Deus é bom e que Ele ouve as nossas petições, suprindo A todas as nossas necessidades: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-a ” (Mt 7.7). Veremos também que aqueles que entraram pela porta estreita conseguem viver segundo os preceitos de Deus propostos por Cristo no Sermão do Monte. O Senhor é bom e aqueles que têm uma vida de comunhão com Ele e procuram viver cheios do Espírito Santo (Ef 5.18), examinando a Palavra, não serão jamais enganados pelos falsos profetas (Mt 7.15).

Palavra-Chave: BONDADE

I – A BONDADE DE DEUS

1- Definição de bondade. 

A palavra “bondade” é definida como qualidade ou caráter de bom ; boa índole, benevolência, brandura e boa ação. Filosoficamente, a bondade é descrita como sendo o princípio mais elevado da moral. Na visão grega, a benignidade era vista como o mais sublime atributo. Assim, a bondade no aspecto filosófico é vista como um valor que é atribuído à ação de uma pessoa. A bondade é um dos atributos de Deus, mas não do homem . O apóstolo Paulo declarou: “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem” (Rm 7.18). Ao pecar, o homem se tornou um ser desprovido da justiça original e sem estima para as coisas santas relacionadas a Deus, passando a ter a tendência para o mal e para as práticas imorais, daí a razão da ênfase de Jesus para o Novo Nascimento (Jo 3.3). Somente entrando pela porta estreita e pelo caminho apertado (Mt 7.14), poderemos desfrutar da graça divina e ter a nossa natureza transformada para, de fato, fazermos o que é bom.

2- A bondade de Deus no aspecto bíblico. 

Nas Escrituras Sagradas, a bondade é definida como a qualidade do que é bom (Êx 33-19). Deus é bom por natureza, por isso João disse que Ele é amor (1 Jo 4.8) e fonte de toda a benignidade, de modo que podemos expressar que o real e verdadeiro bem é transcendente e está em Deus (Sl 34.8). O texto de Mateus 19.16-26 mostra a pergunta do jovem rico a respeito da vida eterna: “Bom Mestre, que bem farei, para conseguir a vida eterna?” Então Jesus pergunta: “ Porque me chamas bom ?” Segundo a Bíblia de Aplicação Pessoal, Jesus deixa claro ao jovem “ que a salvação não vem por meio de boas obras, se estas não forem acompanhadas pela fé e pelo amor a Deus”. A fé e o amor são implantados em nossos corações mediante a ação do Espírito Santo.

3- A bondade de Deus no aspecto teológico. 

Teologicamente o termo bondade é amplo e envolve santidade, retidão, verdade, amor, benevolência, graça e m misericórdia. Logo, fica evidente que apenas o Deus da Bíblia é verdadeiramente bom. Podemos ver a bondade dEle no seu amor para conosco (Jo 3.16). Amor que revela a perfeição divina. Também podemos ver a benignidade do Senhor no seu cuidado conosco, atendendo às nossas necessidades (SI 23.1; Mt 7.11). O Senhor é bom e a sua graça é dispensada até para os que não merecem nada. Mesmo sendo imperfeitos, jamais daremos aos nossos filhos uma pedra por pão ou uma serpente por peixe. Então, o que o Deus bondoso não fará em nosso favor se pedirmos tudo em oração, segundo a sua perfeita vontade?

SINOPSE I

Deus é bom e atende aos seus filhos que invocam em oração

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

“Pedir, Buscar, Bater: Jesus fala da oração (7.7-12)

O relacionamento com Deus é verdadeiramente uma coisa ‘ em secreto’. Os incrédulos não podem ver, tocar nem sentir ‘Deus’. Nem nós! Quando Oramos, damos um salto de fé, confiando em um Ser incrível para atuar em nosso nome no universo material. À medida que começamos a praticar a oração, precisamos da certeza provida pelas Promessas de Jesus”. Amplie mais o seu conhecimento, lendo O Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento, CPAD, p.36.

II – HÁ DOIS CAMINHOS PARA ESCOLHER

1- A porta e o caminho no aspecto bíblico. 

Ao apresentar as figuras da porta e do caminho no Sermão do Monte, Cristo estava dando ênfase à ação de se iniciar algo novo, uma nova comunhão. A porta fala de acesso a uma nova e viva experiência com Jesus (Jo 10.9); e o caminho é a nova conduta adotada por aqueles que abandonaram a trilha do pecado, e agora seguem o melhor e único caminho (Jo 14.6). É importante atentar para os costumes da época em que Cristo fez menção à porta e ao caminho. É bem possível que, ao mencionar estes termos, Ele estivesse pensando na cidade de Jerusalém, pois as cidades, em sua maioria, eram muradas e tinham algumas portas largas e outras estreitas. No período noturno as portas grandes eram fechadas, permitindo apenas que ficassem abertas as portas estreitas. Essa portinhola era chamada de fundo de agulha e quem desejasse passar por ela teria de fazer muito sacrifício. Às vezes, a passagem de um camelo com mercadoria por meio dela era impossível, sendo necessária a retirada da bagagem, e, ainda assim , a pessoa teria que passar ajoelhada. Foi nessa condição que Jesus afirmou que “estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem ” (Mt 7.14).

2- O que as duas portas e os dois caminhos ilustram para nós? 

A porta estreita é a que conduz à vida eterna (Jo 10.7-9). Jesus estava mostrando que há um único caminho que pode conduzir o pecador à vida eterna com Deus. Os atos religiosos e as boas obras não podem levar o homem ao céu; somente a fé em Jesus Cristo poderá conduzi-lo à vida eterna com Deus. Certa vez, Jesus declarou: “ Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão” (Lc 13.24). O verbo porfiar no grego significa “esforçar-se com zelo extremo, empenhar-se em obter algo” ; isso fala do desejo daqueles que querem andar no caminho estreito, que anelam ter um novo caráter e a vida eterna com Deus.

3- A escolha entre os dois caminhos. 

Neste mundo só há dois caminhos a serem percorridos: o da vida e o da morte, como bem falou o profeta Jeremias (Jr 21.8). Infelizmente, a escolha de muitos é pelo caminho amplo, pois nele não há restrições, tudo é permitido. Contudo, muitos homens e mulheres escolheram trilhar o caminho estreito, onde todas as coisas são lícitas, mas nem tudo convém (1 Co 10.23). Pela porta larga é possível p assar as obras da carne (G1 519 -21): prostituição, impureza, inimizades, porfias, pelejas e todo tipo de pecado. Contudo, o destino da porta larga e do caminho espaçoso é a eternidade sem Deus. Porém , os que escolhem 0 caminho apertado, um dia vão morar no céu e serão como a luz da aurora e com o luzeiros no firmamento (Pv 4.18).

SINOPSE II

Jesus mostrou que existe apenas dois caminhos: o Largo e o Estreito

AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO

“Dois caminhos (Mt 7.13,14)

O caminho da morte e o da vida aparece no Antigo Testamento e na literatura cristã primitiva (Dt 11.26-28; 30.15-20). Jesus, de forma típica, apresenta as opções diante da audiência em paralelismo antitético: uma porta para a vida ou uma porta para a morte. A maioria das pessoas toma o caminho fácil, desastroso. A porta para a vida é fácil e restritiva; os verdadeiros discípulos são minoria. Dado o contexto de Mateus, a dificuldade da porta estreita é o caminho da justiça, na qual Jesus há pouco instruiu as por acesso às” (ARRINGTON, French L; STRONSTAD, Roger (Eds.) Comentário Bíblico Pentecostal – Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p.61).

III – A MENTIRA DOS FALSOS PROFETAS

1- Cuidado com as falsas aparências. 

Na advertência de Cristo contra os falsos profetas, o Mestre alerta a respeito da importância de estarmos sempre vigilantes, pois, além de perigosos e de seduzirem outros ao erro, os falsos profetas são lobos disfarçados de ovelhas. Sabemos que o lobo é o predador das ovelhas e que elas têm pouca capacidade para fazer sua defesa. Jesus fez menção aos falsos profetas logo depois do ensino a respeito dos dois caminhos, pois estes, com suas mentiras, acabam levando as pessoas para o caminho espaçoso que conduz à perdição. O crente precisa ter todo o cuidado e estar constantemente em oração, buscando discernimento espiritual para não ser iludido pela boa oratória e as palavras bonitas dos que se dizem profetas, mas não são. Os falsos profetas podem até parecer dóceis, mansos, se vestirem como ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes (At 20.29). Esses demonstram ter piedade, fazem longas orações, profetizam, mas é tudo aparência (2 Tm 3.5).

2- Como detectar os falsos profetas? 

De acordo com a Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, “ podemos facilmente identificá-los, porque, em seus ensinamentos, minimizam a Cristo e glorificam a si mesmos”. Também podemos identificá-los por seus frutos (Mt 7.16). A árvore pode estar frondosa, com muitas folhas e oferecendo uma boa sombra, mas se ela não der bom fruto, será cortada (Mt 7.19). A imagem do fruto, usada por Cristo, se refere ao caráter e à conduta do profeta. Ainda podemos acrescentar mais um elemento significativo para detectar o falso profeta: seu ensino. Se ele ensinar “alguma outra doutrina e se não conforme a com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tm 6.3), é soberbo, nada sabe e não deve ser reconhecido com o profeta do Senhor.

3- Uma análise criteriosa. 

Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento vamos encontrar muitos falsos profetas que se levantaram para tentar enganar os servos de Deus. Em geral, eles profetizavam somente aquilo que as pessoas desejavam ouvir e não se cansavam de dizer que foi o Senhor que disse. Ao ensinar a respeito do futuro, Jesus afirmou que “ surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos” (Mt 24.11). Por isso, precisamos vigiar para não ser enganados.

SINOPSE III

Jesus advertiu quanto às mentiras dos falsos profetas.

AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO

“Os Verdadeiros Profetas e os Falsos Profetas (7.15-23).

A advertência de Jesus sobre os falsos profetas têm uma lição oportuna para a igreja atual. Só Mateus registra a advertência sobre os falsos profetas que são lobos vestidos (endyma) com o ovelha as (probaton). Estas duas palavras fazem parte do vocabulário preferido de Mateus: Ele usa o termo endyma para dizer que as roupas são necessidade básica (Mt 6.25,28) e para identificar especificamente as pessoas que usam vestuário exclusivo como parte do Reino de Deus (Mt 3.4; 22.11,12; veja também Mt 28.2,3); ele usa o termo probaton para descrever os eleitos ou o povo de Israel (e.g., Mt 10.6; 15.24; 25.32,33). Neste ponto Jesus enfatiza que às vezes os falsos profetas não podem ser discernidos só por palavras ou ações. Embora façam grandiosos milagres (Mt 7.22), podem ser falsificações. O Evangelho de Mateus torna o fruto dos profetas a verdadeira prova de tais ministérios. O caráter é essencial. O evangelista comenta muitas vezes o tema de árvores boas e ruins e seus frutos; seu interesse em produzir justiça o compele a repetir o tema. […] Em Mateus 12.33,35 Jesus une a acusação dos fariseus (de que Ele faz o bem pelo poder do mal) com dar maus frutos ou se a chama de blasfêmia contra o Espírito Santo” (ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.61).

CONCLUSÃO

A Bíblia revela que Deus é bom e que Ele partilha da sua benignidade com suas criaturas, cuidando delas, quer sejam boas, quer sejam más (Mt 5.45 ). Ele não somente providencia as coisas materiais para nós, mas, em especial a nossa salvação. A salvação é resultado da graça e do amor do Pai (Jo 3.16). Estejamos sempre em alerta , pois existem aqueles que querem macular e adulterar os ensinos de nosso Salvador Jesus Cristo.

REVISANDO O CONTEÚDO

1- De acordo com a lição, defina a palavra “ bondade” . 

A palavra “ bondade” é definida como qualidade ou caráter de bom; boa índole, benevolência, brandura e boa ação.

2- Como a bondade é descrita filosoficamente? 

Filosoficamente, a bondade é descrita como sendo o princípio mais elevado da moral.

3- Quais são os dois caminhos segundo Mateus 7.13,14? 

O caminho estreito e o caminho largo.

4- Qual a porta que conduz à vida eterna? 

É a porta estreita.

5- Como detectar os falsos profetas? 

Podemos facilmente identificá-los, porque em seus ensinamentos, minimizam a Cristo e glorificam a si mesmos”. Também podemos identificá-los por seus frutos (Mt 7.16).

ENSINADOR CRISTÃO, 89, Página 41

Ela traz a ideia de qualidade ou caráter de bom. Revela-se na boa índole, benevolência, brandura e boa ação de uma pessoa. Numa perspectiva filosófica, a bondade é o princípio mais elevado da moral.

Bondade: um atributo de Deus

Bondade é um daqueles atributos comunicáveis de Deus ao ser humano, isto é, se espera que o salvo em Cristo apresente esse mesmo atributo em sua caminhada cristã. Esse atributo está ligado ao amor de Deus revelado em Cristo. Por isso, só em Cristo que o ser humano é capaz de viver o princípio mais elevado da moral.

O Sermão do Monte traz ênfase à bondade de Deus para que tenhamos a clareza de que estamos diante de um Deus que não é impessoal, mas que voluntariamente se relaciona com seus filhos.

É muito interessante que o assunto da bondade de Deus esteja no mesmo contexto do tema dos dois caminhos e da identificação dos falsos profetas em nossa lição. Deus é tão bom que não deseja que nos percamos; Deus é tão bom que não deseja que sejamos enganados pelos falsos profetas; Deus é tão bom que nos convida a trilhar o seu santo caminho; Deus é tão bom que deseja que tenhamos a mente de seu Filho para discernimos melhor as pessoas.

Pela bondade de Deus, amamos trilhar o caminho que (para o mundo é estreito) para nós é o "novo e vivo caminho" (Hb 10.20). Pela bondade de Deus identificamos os falsos profetas, que diferentemente do atributo da bondade, apresentam uma diminuição da pessoa bendita de Jesus Cristo e buscam glória para si mesmos. Pela bondade de Deus, identificamos os frutos dos falsos profetas que não são bons, mas carnais e viciosos.

Uma aplicação

A lição de hoje é uma excelente oportunidade de falar a respeito da generosidade. É uma das mais belas virtudes cristãs. Essa virtude faz com que a pessoa sacrifique seus próprios interesses em benefício de outrem. Por isso, seria interessante você perguntar aos alunos a respeito do último ato generoso realizado por eles. Em seguida, pergunte se no dia de hoje já realizaram um ato de generosidade. Desafie-os a não terminarem o dia sem praticá-lo. Mostre como é possível praticar a generosidade por meio de coisas simples: uma mensagem inesperada, um convite para uma refeição, um sorriso de gratidão. Enfim, desafie-os a praticar a generosidade.

Pb. Rogério Faustino

Neweb

Wikipedia

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