Lição 12 Adultos 2022 1º Trimestre - As Epístolas instruem e Formam os Cristãos 20 de março de 2022 - Pb. Rogério Faustino
As Epístolas instruem e Formam os Cristãos
TEXTO ÁUREO
“A graça, a
misericórdia, a paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho
do Pai, sejam convosco na verdade e amor.” (2 Jo 1.3)
VERDADE PRÁTICA
As epístolas
apresentam instruções vitais para a compreensão da doutrina cristã, bem como
para a formação dos cristãos.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Rm 1.17 Em
Cristo descobrimos a justiça de Deus: o justo viverá pela fé
Terça – Ef 1.22,23
Cristo é o cabeça; e a Igreja, o seu Corpo
Quarta – 1 Pedro 1.7
A fé é provada como o ouro é provado pelo fogo
Quinta – 1 Jo 1.6,7
O salvo deve viver em comunhão com os irmãos
Sexta – 2 Co 7.1 O
crente deve purificar-se de toda imundícia da carne e do espírito
Sábado – Ef 4.13 0
cristão deve buscar a medida da estatura de Cristo
LEITURA BÍBLICA EM
CLASSE
l Coríntios 1.1-3; 1
Pedro 1.1,2; 2 João 1.1-3
l Coríntios 1
1- Paulo (chamado
apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus) e o irmão Sóstenes,
2 – À igreja de Deus
que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com
todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo,
Senhor deles e nosso:
3 – graça e paz, da
parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
1 Pedro 1
1 – Pedro, apóstolo
de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia
e Bitínia;
2 – Eleitos segundo
a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e
aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.
2 João 1
1 – O ancião à
senhora eleita e a seus filhos, aos quais amo na verdade e não somente eu, mas
também todos os que têm conhecido a verdade,
2 – Por amor da
verdade que está em nós e para sempre estará conosco.
3 – A graça, a
misericórdia, a paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho
do Pai, seja convosco na verdade e amor.
Hinos Sugeridos:
117,190, 533 da Harpa Cristã
PLANO DE AULA
1- INTRODUÇÃO
A lição desta semana
tem como proposta apresentar o conjunto de doutrinas entregue à Igreja do
Senhor por intermédio dos autores das epístolas do Novo Testamento. O conteúdo
dessas epístolas tem como função instruir e formar os crentes no que diz
respeito à fé cristã, bem como prepará-los para o encontro com o Senhor por
ocasião do arrebatamento da Igreja.
2- APRESENTAÇÃO DA
LIÇÃO
A) Objetivos da
Lição:
I) Apresentar a
instrução doutrinária de Paulo às igrejas no que diz respeito a pessoa de Jesus
Cristo e acerca das últim as coisas;
II) Expor a natureza
das epístolas gerais a respeito da fé, santificação, combate aos falsos ensinos
e esperança da vida eterna;
III) ressaltar a
atualidade das epístolas do Novo Testamento no tocante às doutrinas da
justificação, santificação e glorificação do crente.
B) Motivação: É
fundamental que o crente conheça as doutrinas bíblicas registradas nas Cartas
do Novo Testamento. Seus ensinamentos trazem o aperfeiçoamento da fé e o
amadurecimento do caráter Cristão.
C) Sugestão de
Método: Elabore com seus alunos uma lista com o nome de cada epístola do Novo
testamento e o seu respectivo propósito. Faça isso na lousa. Você pode
consultar a Bíblia de Estudo Pentecostal para elaborar a lista. Reforce aos
seus alunos que conhecer a natureza de cada epístola ajuda a direcionar a
leitura e interpretar a mensagem intrínseca em cada epístola.
3- CONCLUSÃO DA
LIÇÃO
A) Aplicação: Tudo o
que a Igreja precisa conhecer no que diz respeito à vontade de Deus está na
Bíblia. As epístolas, inclusive, trazem as instruções doutrinárias que orientam
os crentes à prática da fé, a santificação e preparação para a vida eterna.
4- SUBSÍDIO AO
PROFESSOR
A) Revista Ensinador
Cristão: Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos,
entrevistas e subsídios às Lições Bíblicas. Na edição 88, p. 42, você
encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios
Especiais: Ao final do tópico, você encontrará um auxílio que dará suporte na
preparação de sua aula:
1) O texto
“Epístola” aprofunda o primeiro tópico, explicando o conceito de epístola
bíblica e sua mensagem aos crentes da igreja primitiva;
2) O texto “ O que é
o Processo de Comunicação”, localizado no final do terceiro tópico, traz ao
docente uma reflexão a respeito do processo de comunicação do docente com o
aluno. Será que a forma como nos comunicamos com os alunos tem sido eficiente?
INTRODUÇÃO
As Epístolas
correspondem a 21 dos 27 livros do Novo Testamento. As treze escritas por Paulo
são denominadas de “paulinas” . As oito epístolas restantes são de outros
autores e designadas de “gerais”. Nesta lição, agrupamos as Epístolas por temas
e autoria, destacamos alguns de seus aspectos doutrinários
Palavra-Chave:
EPÍSTOLA
I – COMO AS
EPÍSTOLAS PAULINAS NOS INSTRUEM
1- Instruções salvíficas.
Nesse grupo, enfatizamos os aspectos da doutrina da salvação. Aos
Romanos destaca-se que “o justo viverá pela fé” (Rm 1.17). Cristo nos libertou
do pecado mediante seu sacrifício remidor. Dessa forma, pela fé em Cristo,
somos declarados justos (Rm 3.23-25). Aos Gálatas, Paulo assevera que ninguém é
“justificado pelas obras da lei” (G1 2.16), e que somente a fé em Cristo nos
liberta do jugo do pecado (G1 5.1). Em 1 Coríntios ressalta-se a mensagem do
“Cristo crucificado ” (1 Co 1.23), que morreu pelos nossos pecados e
ressuscitou ao terceiro dia (l Co 15.3- 4). Em 2 Coríntios frisa -se o “
ministério da reconciliação” (2 Co 5.18), em que Cristo levou os nossos pecados
e nos reconciliou com Deus (2 Co 5.19-21).
2- Instruções a respeito de Cristo.
Nesse enfoque, o destaque são os aspectos da doutrina de
Cristo. Aos Efésios, o tema é “Cristo, como cabeça – e a Igreja, o seu corpo”
(Ef 1.22,23). Nesse sentido, a Igreja foi eleita em Cristo (Ef 1.4) e redimida
em Cristo (Ef 1.7) para a glória de Cristo (Ef 1.12). Aos Filipenses, a
mensagem enfatiza que “o viver é Cristo” (Fp 1.21). Ele é o segredo da
verdadeira alegria e o modelo de vida para o salvo (Fp 1.4; 2.2-16). Aos
Colossenses, Paulo sublinha que a “vossa vida está escondida com Cristo” (Cl
3.3). A igreja está unida em Cristo, morta e ressuscitada com Cristo (Cl
2.2,10,20; 3.1). Em suma, Cristo é a suficiência para todo o cristão.
3- Instruções sobre as últimas coisas.
Esses ensinos enfatizam os aspectos da vinda de Jesus. Em 1
Tessalonicenses, Paulo ensina que no retorno de Cristo “nós, os que ficarmos
vivos, seremos arrebatados” (1 Ts 4.17), sendo necessário, para esperar o
Senhor, conservar irrepreensível o espírito, a alma e o corpo (l Ts 5.23). Em 2
Tessalonicenses, o apóstolo esclarece que, após o arrebatamento da Igreja, o “
Dia do Senhor” se iniciará com a manifestação do Anticristo (2 Ts 2.2,3,8).
Enquanto o salvo aguarda a volta de Cristo, deve orar para que o Evangelho
tenha livre curso, e vigiar para não viver desordenadamente (2 Ts 3.1,11,12).
As duas epístolas alertam a respeito da necessidade de preparar-se para a vinda
do Senhor.
4- Instruções
pastorais e pessoais. As Epístolas particulares abrangem instruções de natureza
prática. Dentre outros temas, em 1 Timóteo, Paulo orienta o combate às heresias
por meio da “sã doutrina” (1 Tm 1.3,9,10). Em vista disso, o líder deve ser
apto para ensinar (1 Tm 3.2; 4.13,16). Em 2 Timóteo ratifica-se que o obreiro
deve manejar “bem a palavra da verdade” (2 Tm 2.15) a fim de produzir
arrependimento nos que resistem (2 Tm 2.25). Em Tito, o pastor deve contrapor
os falsos ensinos (Tt 1.5,10,11), e para tanto é exortado a falar “o que convém
à sã doutrina” (Tt 2.1). Em Filemom , a mensagem enfatiza o perdão. O
transgressor arrependido deve ser recebido “mais do que servo, como irmão
amado” (Fm 1.16).
SINÓPSE I
As epístolas
paulinas nos instruem a respeito de Cristo, sobre as últimas coisas e trazem instruções
pastorais e pessoais.
AUXÍLIO DE
BIBLIOLÓGICO
“Epístolas
No uso geral, o
termo epístola refere-se à correspondência escrita , seja particular ou
pública. […] No Novo Testamento, o termo grego espistole ocorre 24 vezes e é a
designação de 21 dos escritos do Novo Testamento […] Em geral, as epístolas do
Novo Testamento seguem a forma padrão das cartas antigas, com o poder ser visto
pelo estudo da extensa correspondência em papiros que foi preservada . A ordem
epistolar usual e de bem estar dos leitores, corpo da carta e saudações finais.
Alguns, seguindo a sugestão de A. Deissmann , têm feito uma distinção entre
cartas e epístolas. As cartas seriam pessoais, com trechos não-literários sem a
intenção de uso permanente, ao passo que as epístolas seriam impessoais, com
trechos literários, escritas para um público mais geral e com a intenção de
permanência. Outros tem corretamente insistido que esta distinção é
demasiadamente sofisticada e simplificada. A maioria das epístolas do Novo
Testamento combina elementos tanto de cartas como de epístolas, conforme
distinguido por Deissmann. A correspondência do Novo Testamento foi, em sua
maior parte, escrita em resposta a cartas ou palavras pessoais com relação a
problemas ou necessidades que exigiram um tratamento por parte de alguém que
tivesse autoridade apostólica” (Dicionário Bíblico Wyclifee. Rio de Janeiro:
CPAD, 2006, pp.652,53).
II – COMO AS
EPÍSTOLAS GERAIS NOS FORMAM
1- As Epístolas de Pedro. 1
Pedro aborda o sofrimento cristão (1 Pe 1.6). Ela ensina que as
provações fortalecem a fé (1 Pe 1.7), que é preciso santificar-se (1 Pe 1.15),
suportar os agravos (1 Pe 2.19) e alegrar-se nas aflições (1 Pe 4.13). Assegura
que o próprio Deus é quem aperfeiçoa, confirma, fortifica e estabelece o crente
fiel (1 Pe 5.10). Em 2 Pedro, a mensagem faz alerta aos ensinos dos falsos
mestres, tais como: negar a divindade e a segunda vinda de Cristo (2 Pe 2.1;
3.4). Pedro contesta tais heresias, ratifica que Jesus é o Filho de Deus (2 Pe
1.16,17) e anima a Igreja a manter-se imaculada até a volta do Senhor (2 Pe
3.14).
2- As Epístolas de João.
1 João adverte sobre o falso ensino que negava a encarnação de Jesus (1
Jo 1.1; 4.2,3) e as demais heresias gnósticas (1Jo 5.13-21). Explica que o
salvo deve viver em comunhão com os irmãos (1 Jo 1.6,7); afastar-se da prática
do pecado (1 Jo 2.1; 3.7); amar uns aos outros (l Jo 4.11); e vencer o mundo
por meio da fé (1 Jo 5.4). Em 2 João, as heresias do docetismo e gnosticismo
são novamente refutadas (2 Jo 1.7,8). A Igreja é exortada a perseverar na
doutrina de Cristo (2 Jo 1.9) e a usar de sabedoria ao receber pessoas em casa
(2 Jo 1.10,11). Em 3 João destaca-se a fidelidade de Gaio e Demétrio (3 Jo
1.5-8,12) e a reprovação do mau testemunho de Diótrefes (3 Jo 1.9,10). Por fim,
João adverte ao cristão: “ não sigas o mal, mas o bem ” (3 Jo 1.11)
3- As outras Gerais.
Aos Hebreus, a ênfase repousa na supremacia de Cristo (Hb 1.1). Ele é o
Sumo-Sacerdote que por seu próprio sangue executou uma eterna redenção (Hb
9.11,12). Desse modo, o crente é estimulado a olhar para Cristo, o “autor e
consumador da fé” (Hb 12.2). Em Tiago, o autor esclarece que “a fé sem obras é
morta” (Tg 2.26). Acentua que a fé deve ser mostrada em ações (Tg 2.14). Por
isso, o texto adverte o cristão a ser praticante da Palavra, e não somente
ouvinte (Tg 1.22). Em Judas, o salvo é exortado a “batalhar pela fé” (Jd 1.3).
Isso por causa dos hereges infiltrados na Igreja (Jd 1.4). Assim , o crente é
instruído a orar e a preservar a esperança da vida eterna (Jd 1.20,21).
SINÓPSE II
As epístolas gerais
advertem o crente a respeito da santificação, dos falsos ensinos; e enfatizam a
supremacia de Cristo e a esperança da vida eterna.
III – AS EPÍSTOLAS
CONTINUAM A FALAR
1- A doutrina da justificação.
A doutrina da justificação ensina que o pecador é justificado
(absolvido da punição do pecado) unicamente pela fé na graça divina (Rm 5.1,2).
Significa dizer que as obras humanas não podem salvar (Gl 2.16). Nossa
Declaração de Fé professa crer na restauração do homem por meio do
arrependimento e da fé (Rm 3.23,24.), no Novo Nascimento pela graça de Deus
mediante a fé (Ef 2.8,9) e na justificação pela fé no sacrifício de Cristo (Hb
10.12). Essa é uma doutrina fundamental da fé cristã.
2- A doutrina da santificação.
A doutrina da santificação implica uma vida separada do pecado (1 Pe 1.15,16). Nossa Declaração de Fé ensina que, já salvo e justificado, o novo crente entra de imediato no processo de santificação (Rm 6.22; 1 Ts 4.3). Porém , essa transformação vai sendo aperfeiçoada durante a jornada do cristão (2 Co 3.18; Fp 1.6). Desse modo, o crente precisa ser santificado pelo Espírito (1 Pe 1.2), purificar-se tanto da carne com o do espírito (2 Co 7.1), pois sem a santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12.14).
4- A doutrina da glorificação.
A doutrina da glorificação é a última etapa de nossa salvação (Rm
8.17,30). Nesse processo, o pecador é salvo pela graça, justificado pela fé,
santificado pelo Espírito, e prossegue até “à medida da estatura de Cristo” (Ef
4.13).Quer dizer que ao final do processo da salvação a glória perdida no Éden,
pelo primeiro Adão, será restaurada (1 Co 15-45). Trata-se de uma promessa da
futura transformação de nosso corpo mortal em corpo glorioso (Fp 3.21), que se
dará por ocasião da vinda do Senhor (1 Co 15.52-54).
SINOPSE III
A mensagem das
epístolas permanece atual: ressalta a justificação, santificação e glorificação
do crente.
AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO
CRISTÃ
“O que é o Processo
de Comunicação.
As partes do
processo de comunicação são as seguintes:
1– Aquele que
envia-codifica (o emissor-codificador) a mensagem (o professor). Essa pessoa
tem três deveres. Em primeiro lugar, deve escolher as palavras. Em segundo
lugar, deve dar sentido às palavras. Em terceiro lugar, deve usar as palavras
adequadamente.
2– Aquele que
recebe-decodifica (o receptor-decodificador) a mensagem (aluno). Essa pessoa também
tem três deveres. Em primeiro lugar, deve reconhecer as palavras. Em segundo
lugar, deve interpretar as palavras. Em terceiro lugar, deve relacionar o
significado das palavras ao que já conhece.
3– A mensagem. Essa
é a lição que o professor deseja ensinar.
4– O canal. Esse é o
método que o professor usa para transmitir a lição. A mensagem está na mente do
professor, que é a pessoa que envia-codifica. O professor dá às palavras o
significado que deseja transmitir ao seu aluno. A mensagem é colocada em um
canal para ser transmitida ao aluno. Um canal é a maneira como o professor
transmite a mensagem. O aluno (receptor-decodificador) deve receber a mensagem
e decodificá-la. Quando ouvir as palavras do professor, deverá saber o seu
significado. Este é o processo da interpretação. O aluno deve aplicá-las à sua
vida” (TOWNS, Elmer L. Enciclopédia da Escola Dominical. Rio de Janeiro: CPAD,
2017, p.163).
CONCLUSÃO
As Epístolas são
livros divinamente inspirados e representam quase 80% do cânon do Novo
Testamento. O conjunto de doutrina destas epístolas, revelado aos seus diversos
autores, continua a instruir o povo de Deus, a formar o caráter do crente salvo
em Jesus, e a preparar a Igreja para a vinda do Senhor.
Vocabulário
Docetismo: Doutrina
herética propagada entre os séculos II e III d.C., que nega a existência do
corpo físico de Jesus. Para os propagadores dessa heresia, Jesus seria apenas
espírito.
REVISANDO O CONTEÚDO
1- Cite as epístolas
que dão instruções a respeito da salvação.
As epístolas que
enfatizam os aspectos da doutrina da salvação são: Romanos, Gálatas, 1 e 2
Coríntios.
2- Cite as epístolas
que instruem a respeito dos últimos dias.
As epístolas que
enfatizam os últimos acontecimentos são: 1 e 2 Tessalonicenses.
3- O que 1 Pedro
aborda?
A epístola de 1
Pedro aborda o sofrimento cristão.
4- Qual é a ênfase
da Carta aos Hebreus?
A Carta aos Hebreus
enfatiza a supremacia de Cristo.
5- Explique a
doutrina da glorificação.
A doutrina da
glorificação é a última etapa de nossa salvação.
📚 ENSINADOR CRISTÃO, 88, Página 42
Chegamos
à penúltima aula de nosso trimestre e estudaremos a respeito das Cartas do Novo
Testamento. Talvez, as cartas sejam os documentos mais familiares para nós.
Embora estejamos no período das redes sociais que revolucionaram a comunicação
escrita, é bem verdade que a carta ainda tem muita referência entre nós. Por
isso, diferentemente de outros gêneros textuais da Bíblia, nos identificamos
muito com as cartas do Novo Testamento. O erudito bíblico Douglas Moo versa a
respeito de pelo menos duas razões porque as cartas chamam a nossa atenção. Em
primeiro lugar, porque seus ensinos são diretos e imediatos; em segundo, porque
elas ensinam claramente a verdade fundamental da fé cristã a partir de grandes
variedades de questões relacionadas a vida espiritual e material ("Lendo a
Bíblia para a Vida", CPAD, pp.188,89).
As cortas
instruem
Basicamente,
as cartas são classificadas como pauli-nas e gerais. As paulinas são as que
foram escritas pelo apóstolo Paulo, e as cartas gerais foram escritas por
outros apóstolos ou seguidores de Jesus. Entretanto, o que desejamos destacar é
que todas as cartas do Novo Testamento têm algo a dizer sobre o ser humano e
seu problema fundamental, a identidade de Deus, sua obra realizada por
intermédio de Jesus Cristo, os dons espirituais na vida da igreja local (Lendo
a Bíblia para a Vida, CPAD, p.197), enfim. As cartas do Novo Testamento trazem
princípios e valores atemporais que nos auxiliam em todas as áreas da vida. Por
isso elas são consideradas doutrinárias, isto é, elas emergem ensinos
sistemáticos para a vida cristã.
As cartas
formam
Essas
cartas nos instruem e, por isso, nos formam com o objetivo de tornarmo-nos
cristãos que vivam de fato os ensinamentos de Cristo. A carta de Paulo aos
Efésios traz uma perspectiva muito interessante a respeito dessa formação:
"Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho
de Deus, ao estado de pessoa madura, à medida da estatura da plenitude de
Cristo, para que não mais sejamos como crianças, arrastados pelas ondas e
levados de um lado para outro por qualquer vento de doutrina, pela artimanha
das pessoas, pela astúcia com que induzem ao erro" (Ef 4.13,14 - NAA). Da
mesma forma que os ministros atuam para o nosso crescimento na fé, as cartas
são instrumentos poderosos para nos levar à maturidade cristã.
Pb. Rogério Faustino
Neweb