Lição 10 Adultos 2022 1º Trimestre - As Profecias Despertam e Trazem Esperança 06 de março de 2022 - Pb. Rogério Faustino
As Profecias Despertam e Trazem Esperança
TEXTO ÁUREO
“Bem -aventurado
aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas
que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” (Ap 1.3)
VERDADE PRÁTICA
As profecias são
mensagens que expressam a soberana vontade do Senhor. Elas servem para alertar
o povo de Deus, produzindo esperança e confiança nas promessas divinas.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Hb 1.1
Deus falou muitas vezes e de várias maneiras por meio dos profetas
Terça – Jr 50.19,20
Deus prometeu a restauração do remanescente da nação eleita
Quarta – Am 9.14
Deus confirma a promessa de restaurar o seu povo
Quinta – Mq 4.10 O
Senhor confirma a restauração de Judá do cativeiro babilônico
Sexta – Zc 3.8 O
profeta anuncia a vinda do Messias, como o renovo do Senhor
Sábado – Ap 21.2-4 O
pecado será banido para sempre e os eleitos herdarão a Nova Jerusalém
LEITURA BÍBLICA EM
CLASSE
Jeremias 1.4-10;
Joel 1.1-3; Apocalipse 1.1-3
Jeremias 1
4- Assim veio a mim
a palavra do Senhor, dizendo:
5- Antes que te
formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te
santifiquei e às nações te dei por profeta.
6- Então disse eu:
Ah, Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar porque sou uma criança.
7- Mas o Senhor me
disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar,
irás; e tudo quanto te mandar dirás.
8- Não temas diante
deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.
9- E estendeu o
Senhor a mão, tocou-me na boca e disse-m e 0 Senhor: Eis que ponho as minhas
palavras na tua boca;
10- Olha, ponho-te
neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para
derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e para edificares e para
plantares.
Joel 1
1- Palavra do SENHOR
que foi dirigida a Joel, filho de Petuel.
2- Ouvi isto, vós,
anciãos, e escutai, todos os moradores da terra: Aconteceu isto em vossos dias?
Ou também nos dias de vossos pais?
3- Fazei sobre isto
uma narração a vossos filhos, e vossos filhos, a seus filhos, e os filhos
destes, à outra geração.
Apocalipse 1
1- Revelação de
Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que
brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João
seu, servo,
2- o qual testificou
da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo que tem visto.
3- Bem -aventurado
aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas
que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
Hinos Sugeridos: 28,
84, 259 da Harpa Cristã
PLANO DE AULA
1- INTRODUÇÃO
Nesta lição
estudaremos a profecia bíblica, no Antigo e no Novo Testamentos. Os profetas
foram pessoas escolhidas por Deus para anunciar a sua revelação. A mensagem
profética tinha o propósito de gerar despertamento, arrependimento e/ou
fortalecimento da fé e da esperança. Dada sua importância, estudaremos a ação ministerial
dos profetas maiores e menores, que se dirigiram aos hebreus e a outras nações.
Também veremos o conteúdo de Apocalipse, visto que se trata de uma mensagem
profética direcionada à Igreja de Cristo.
2- APRESENTAÇÃO DA
LIÇÃO
A) Objetivos da
Lição:
I) Destacar a
atuação ministerial de Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel;
II) Conhecer o
período e a região geográfica de atuação dos Profetas Menores;
III) Entender o
propósito e mensagem do livro de Apocalipse.
B) Motivação: As
profecias bíblicas são uma demonstração da Graça de Deus que se manifesta e se
revela ao seu povo no tempo e na História.
C) Sugestão de
Método: A fim de introduzir o segundo tópico, escreva os nomes dos doze
profetas menores em tiras de papéis e distribua-os entre os alunos da sua
turma. Peça que cada um fale o que sabe ou lembra sobre o profeta selecionado.
3- CONCLUSÃO DA
LIÇÃO
A) Aplicação:
Explique aos seus alunos que a profecia bíblica é uma mensagem de despertamento
e/ou esperança. Ressalta que os livros proféticos tem um forte apelo à prática
da justiça e da misericórdia.
4- SUBSÍDIO AO
PROFESSOR
A) Revista Ensinador
Cristão: Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos,
entrevistas e subsídios às Lições Bíblicas. Na edição 88, p.41, você encontrará
um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios
Especiais: Ao final do tópico, você encontrará um auxílio que dará suporte na
preparação de sua aula:
l) O auxílio “o
ofício do profeta ” , localizado ao final do primeiro tópico, reflete sobre o
significado dos termos em hebraico que são utilizados para compor o conceito de
profeta no Antigo Testamento;
2) O auxílio “ Uma
Visão Geral do Apocalipse”, localizado ao final do terceiro tópico, traz uma
introdução ao último livro da Bíblia. Lê-lo reverentemente gera oportunidade de
desfrutar das mais ricas bênçãos espirituais.
INTRODUÇÃO
Os livros proféticos
do Antigo Testamento se dividem em “ Profetas Maiores” e “Profetas Menores”. A
designação serve para diferenciar o tamanho dos livros e não o grau de
importância de seus autores. Os Profetas Maiores são Isaías, Jeremias,
Lamentações, Ezequiel e Daniel. Já os outros doze, de Oséias a Malaquias, são
os Profetas Menores. No Novo Testamento apenas o livro de Apocalipse é
classificado como profético. A mensagem deste livro desperta e, ao mesmo tempo,
produz esperança para o povo de Deus.
Palavra-Chave:
ESPERANÇA
I – OS PROFETAS
MAIORES
1- Os profetas e a profecia.
A palavra grega prophetes significa proclamador e intérprete da
revelação divina. No hebraico, a palavra frequentemente usada é nãbi, como
sendo aquele que declara uma mensagem em nome de Deus. Os profetas tinham
acesso à presença dos reis, ofereciam-lhes assessoramento e, quando necessário,
até censuravam os seus atos (Is 37.5-7; 2 Sm 12.7). O Dicionário Vine atesta
que o termo grego para profecia é propheteia que significa “ descrição
antecipada da vontade de Deus, quer com referência ao passado, quer do presente
ou futuro” (Gn 20.7; Ap 1.19 ). A Bíblia registra que Deus falou muitas vezes e
de várias maneiras por meio dos profetas (Hb 1.1).
2- Os profetas Isaías e Jeremias.
Isaías e Jeremias profetizaram no reino de Judá. Isaías
denunciou a rebeldia do povo, e apontou o cativeiro como juízo divino (Is 5.13
). Predisse o retorno de Judá do exílio (Is 48. 20), e profetizou a respeito de
Cristo, tal como seu nascimento de uma virgem (Is 7.14); sua descendência de
Davi (Is 11.1); e seu ministério libertador (Is 61.1,2). Jeremias, igualmente,
vaticinou a queda de Judá por causa do pecado (Jr 1.16 ), anunciou a
restauração do remanescente (Jr 50.19,20) e a chegada de Cristo como um Renovo
de justiça (Jr 33.15). Nas Lamentações, temos o registro do clamor de Judá pelo
perdão divino (Lm 1.2;5.1). Ambos os profetas anunciaram despertamento e
esperança.
3- Os profetas Ezequiel e Daniel.
Ezequiel e Daniel profetizaram na Babilônia. Judá estava no
exílio e tinha o coração obstinado (Ez 2.4) . Ezequiel foi levantado para os
admoestar no cativeiro (Ez 2.3), lembrar de que a restauração requeria
arrependimento (Ez 3.20,21), e prenunciou a Cristo como pastor e rei (Ez
34.23,24). Daniel também foi para o exílio, porém, como um dos oficiais da
corte (Dn 5.29). Ele entendeu que o cativeiro duraria 70 anos (Dn 9.2) , e
passou a clamar por misericórdia (Dn 9.19). Como resposta, Deus lhe revelou o
tempo da restauração da nação, a vinda de Cristo, o advento do Anticristo e o
Julgamento Final (Dn 9.24-27). Essas profecias despertaram a esperança de
reconciliação com Deus.
SINÓPSE I
Os profetas maiores
tiveram uma atuação proeminente tanto no reino de Judá como na Babilônia.
AUXÍLIO TEOLÓGICO
“[O ofício do
profeta]
Ao abordarmos o
ofício do profeta, encontraremos uma relação estreita entre palavra e visão. É
indivisível a função de ser vidente e portador da palavra. O profeta sempre
será visionário, já que, no desempenho do seu trabalho, fará com que os
receptores de sua mensagem alcancem uma compreensão divina do presente e,
também, fará com que se perceba o futuro sem as incertezas que ocasionam o
devir daqueles que, ignorando a profecia, vivem alheios aos desígnios de Deus
e, portanto, se convertem em títeres das circunstâncias temporais ou, o que
poderia ser pior, acabam sendo vítimas da manipulação dos multiformes oráculos
dos falsos profetas ou iluminados de plantão. Para uma maior compreensão da
relação entre profeta e vidente, farei referência a três termos hebraicos que
se referem, de forma especial, ao profeta do Antigo Testamento. Ainda que, com
mais empenho, eu me refira ao que talvez seja o vocábulo mais importante:
nabbi.
Esse termo comumente
se traduz “ profeta” mais de 300 vezes nas Escrituras hebraicas. A ideia básica
do significado de nabbi é:“ alguém que fala em lugar de Deus” ; o nabbi foi
necessariamente estabelecido para transmitir a mensagem de Deus. […] Quero
fazer referência a outros dois termos para profeta, traduzidos como “vidente”.
Um é ro’eh, e o outro é hozeh. Ambos são usados muito menos que o termo
principal nabbi. A palavra hebraica Ro’eh aparece em 12 ocasiões. Hozeh é
utilizada 18 vezes; a raiz de ambas destaca o sentido de “ver” . Portanto, a
ideia fundamental que quero destacar consiste na capacidade que se outorga ao
profeta de poder visualizar a vontade de Deus. Isso pressupõe um enfoque
relacional na capacidade de o profeta escutar a voz de Deus. Por conseguinte, o
oposto a essa capacidade de ver é a cegueira própria de quem, tendo olhos, não
vê, já que se trata do âmbito do oculto aos sentidos humanos e é necessário que
Deus tire o véu do mundo espiritual e se dê a conhecer” (ESCOBAR, Juan Carlos.
Profetas e Visionários. Rio de Janeiro: CPAD, 2016, pp.23,27).
II – OS PROFETAS
MENORES
1- Os profetas do Reino do Norte.
Dois profetas menores profetizaram para Israel: Amós e Oséias.
Amós profetizou quando Israel vivia grande prosperidade (Am 6.1). Contudo, Deus
reprovava as ações do povo, tais como: suborno, corrupção e injustiça (Am
2.6-8; 5.11). Em razão disso, Amós vaticinou o cativeiro como julgamento (Am
6.7). Oséias condenou a infidelidade de Israel, que como uma meretriz, traiu e
abandonou o Senhor para seguir o caminho da idolatria, da luxúria, do
homicídio, do roubo e da opressão (Os 1.2; 4.10; 5.2; 7.1; 12.7). Como
consequência, a nação foi conduzida ao cativeiro pela Assíria (Os 9.3). Apesar
dos erros, ambos os profetas anunciaram que Deus prometeu restaurar o povo (Am
9.14; Os 14.4).
2- Os profetas Pré-exílio.
Os profetas de Judá Pré-exílio são quatro: Joel, que pregou o
arrependimento (Jl 2.12), e profetizou o derramamento do Espírito Santo (Jl
2.28); Miquéias, que denunciou a falsa espiritualidade (Mq 2.11; 3.11),
anunciou a destruição de Jerusalém , o cativeiro babilônico, e a restauração de
Judá (Mq 3.12; 4.10); Habacuque, que reclamou da violência, do litígio e da
sentença distorcida (Hc 1.1-4), vaticinou que Deus usaria os babilônios para
punir a nação (Hc 1.6); Sofonias, que apontou os pecados dos príncipes, a
destruição no grande “ Dia do Senhor” (Sf 1.4, 8, 14), e a restauração do
remanescente (Sf 3.13). Todas as profecias abordam o juízo, mas enfatizam a misericórdia
divina em prover o livramento.
3- Os profetas Pós-exílio.
Os profetas de Judá Pós-exílio são três: Ageu, que persuadiu o povo
a reconstruir o Templo (Ag 1.2-6), e Deus prometeu prover os recursos da
construção (Ag 2.8), e assegurou que a glória dessa casa seria maior do que a
da primeira (Ag 2.9); Zacarias, que animou o povo e Zorobabel a concluírem o
Templo, com a mensagem “ não por força nem por violência, mas pelo meu
Espírito” (Zc 4.6), e anunciou a vinda do Messias, como o renovo do Senhor (Zc
3.8); Malaquias, que repreendeu o desleixo dos sacerdotes (Ml 1.7,8), os
pecados do povo (Ml 3.5), e a negligência com os dízimos e ofertas (Ml 3-8,9 ).
O livro encerra o cânon do Antigo Testamento e conclui com a promessa de que o
Dia do Senhor está vindo (Ml 4.4-6).
4- Os demais profetas.
O profeta Jonas foi enviado para pregar em Nínive, a capital da
Assíria (Jn 1.2). A mensagem era de destruição por causa da maldade do povo (Jn
3.4). Porém , a nação se converteu, e Deus cancelou o juízo sobre ela (Jn
3.8-10). Contudo, 150 anos depois, Naum profetizou a condenação de Nínive (Na
1.1,9). Os Assírios foram destruídos pela insistência em praticar a crueldade
(Na 3.1-4). Obadias denunciou a soberba dos Edomitas (Ob 1.1-3). Eles eram
descendentes de Esaú e praticavam violência contra Judá (Ob 1.8-11). Por essa
razão, Deus os condenava à destruição (Ob 1.15,16), enquanto Judá seria
restaurada (Ob 1.17).
SINÓPSE II
Os doze profetas
menores foram usados por Deus antes e depois do exílio do povo escolhido.
III – O LIVRO DO
APOCALIPSE
1- Autoria, propósito e destinatários.
O Dicionário Bíblico Wycliffe assevera que o termo
grego apokalypsis significa “revelação especial de Deus ao homem em Jesus
Cristo” (Lc 17.30; Rm 8.18; 2 Ts 1.7; 1 Pe 1.13). No versículo de abertura, o
livro atesta ser a “revelação de Jesus Cristo” (Ap 1.1a), assegura que o
propósito é “ mostrar as coisas que brevemente devem acontecer” (Ap 1.1b) e
apresenta 0 apóstolo João como seu autor (Ap 1.1c). Os destinatários são
identificados pelas cidades das sete Igrejas da Ásia Menor: Éfeso, Esmirna,
Pérgamo, Tiatira, Filadélfia, Laodiceia e Sardes (Ap 1.11). O livro encerra o
cânon do Novo Testamento, e revela a vitória final do Reino de Deus.
2- Uma mensagem de esperança.
Na revelação, Cristo disse a João: “ escreve as coisas que tens
visto, e as que são, e as que vão acontecer” (Ap 1.19). Significa o registro do
passado, presente e futuro. No passado, João testificou da Palavra de Deus (Ap
1.2). No presente, todos devem guardar as palavras da profecia (Ap 1.3,22.14).
No futuro, irá se cumprir a esperança da volta de Jesus (Ap 1.7). Desse modo, o
livro nos ensina a viver com Deus no presente, a fim de participar da
eternidade com Ele. As revelações do futuro atestam que Deus controla a
história (Ap 14.7,8); Satanás será derrotado (Ap 20.10); o pecado será banido;
e aqueles que vencerem herdarão a Nova Jerusalém (Ap 21.2-4). Por isso, somos
encorajados a clamar: “Ora, vem, Senhor Jesus!” (Ap 22.20).
SINÓPSE III
O livro do
Apocalipse, escrito às sete Igrejas da Ásia Menor, traz uma mensagem de esperança
e fortalecimento da fé.
AUXÍLIO TEOLÓGICO
[Uma visão geral do
Apocalipse]
“Os cristãos da
Igreja Primitiva, como os primeiros a receber o Apocalipse, devem ter ficado
maravilhados com as suas profecias. Embora tantos séculos já tenham se passado,
o livro continua a merecer atenção e estudo, pois bênçãos são prometidos a
todos os que guardam a sua mensagem . Suas profecias centralizam-se em Jesus e
nos últimos tempos, revelando o clímax e o triunfo final do plano divino […]. A
razão e a autoridade com que o apóstolo escreve vêm da tremenda visão de Jesus
como ‘um semelhante ao Filho do Homem’ (Ap 1.13), identificando-o com o mesmo
personagem visto por Daniel (Dn 7.13,14), a quem foi dado ‘o domínio e a
glória, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem’.
Esta é uma
identificação que o próprio Jesus fez de si mesmo durante seu ministério
terreno (Mt 26.64). Além de utilizar o linguajar de Daniel, a descrição de
Jesus feita por João usa também uma linguagem extraída de Ezequiel. Este tipo
de descrição do Antigo Testamento, aliás, é aplicada somente a Deus Pai.
Através dela, os leitores de João são lembrados de que Jesus é a revelação do
Pai (Jo 14 .9 -11). A ordem vem de igual modo diretamente de Jesus, que
determina a João que escreva às sete igrejas (Ap 2 e 3)” (HORTON, Stanley M.
Apocalipse: As coisas que brevemente devem acontecer. 2.ed. Rio de Janeiro:
CPAD, 2001, pp.9-10).
CONCLUSÃO
A mensagem dos
profetas é de suma importância para despertar o cristão. Nos livros proféticos,
a soberania, a justiça e a misericórdia divina estão claramente reveladas. Os
fatos narrados comprovam o poder, a autoridade e o controle divino sobre todas
as coisas. Eles nos servem de experiência de fé, que produz esperança (Rm 5.4).
REVISANDO O CONTEÚDO
1- O que significa a
palavra “ Profeta”?
Significa
proclamador e intérprete da revelação divina.
2- Em que local
Ezequiel e Daniel profetizaram ?
Ezequiel e Daniel
profetizaram na Babilônia.
3- Cite os quatro
profetas pré-exílio de Judá.
Joel, Miquéias,
Habacuque e Sofonias.
4- Para onde o
profeta Jonas foi enviado a pregar?
Jonas foi enviado
para pregar em Nínive.
5- Segundo a lição,
o que o livro de Apocalipse nos ensina?
O livro nos ensina a
viver com Deus no presente, a fim de participar da eternidade com Ele.
📚 ENSINADOR CRISTÃO, 88, Página 41
O essencial
da missão profética nas Escrituras não é o de predizer coisas ou antecipar o
futuro, mas o de proclamar poderosamente a mensagem recebida diretamente de
Deus para o povo. Essa transmissão se dava de maneira sobrenatural e
carismática. Nesse contexto, os livros de profecia da Bíblia despertam o povo
de Deus de uma letargia espiritual e, ao mesmo tempo, trazem esperança para o
futuro.
Aplicação
do conceito de profeta
É muito
importante que você trabalhe bem com a classe o conceito de profeta. Na lição,
a palavra significa "proclamador e interprete da revelação divina".
Isso quer dizer que o profeta expressa exatamente o que Deus quer expressar. Em
palavras humanas, podemos dizer que o profeta diz o que Deus pensa e sente.
Essa disponibilidade de interpretar a mensagem direta de Deus está visível nos
profetas Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel, denominados "profetas
maiores". Eles são maiores, não em importância, mas pela extensão de seus
livros. Estes são os maiores do gênero profético do Antigo Testamento. Os
profetas maiores tiveram preeminência no Reino de Judá, no Sul de Israel.
Os
profetas denominados "menores" têm seus escritos mais curtos e, por
isso, mais objetivos. Eles tiveram preeminência no Reino do Norte. Esses
profetas profetizaram antes e depois do Exílio. Suas mensagens se
caracterizavam por chamar o povo a responsabilidade diante de Deus. Por isso,
percebemos aspectos espirituais, morais e sociais como objetos de suas
profecias. Deus os usava para trazer despertamento espiritual ao povo.
Entretanto, ao mesmo tempo em que esses profetas traziam despertamento da parte
de Deus (Is 1.1-9), eles também traziam esperança (Is 43.19). A mensagem
profética tinha como objetivo "perturbar os acomodados", mas também
"consolar os perturbados".
O caminho
da profecia bíblica
O
estudioso Robert Stein, em sua obra Guia Básico para Interpretação da Bíblia,
editada pela CPAD, traz um diagrama com as seguintes características essenciais
de uma profecia bíblica (como não temos espaço para reproduzir o diagrama,
enumerarei o conteúdo):
1) Revelação divina ao profeta; 2) Revelação + Normas de declaração profética: profecias de julgamento; linguagem figurada etc.; 3) Direção do Espírito Santo; 4) Bíblia + Profecia (p.101). Esse diagrama nos ajuda a compreender como a revelação profética se deu ao longo de toda a Bíblia.