Pular para o conteúdo principal

LIÇÃO 08: A LIDERANÇA DE SALOMÃO

 

TEXTO PRINCIPAL

“Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?” (2 Cr 1.10)

RESUMO DA LIÇÃO

Salomão é reconhecido como o homem mais sábio de toda a história.

LEITURA SEMANAL

SEGUNDA – 1 Rs 1.32-53 Salomão é ungido para liderar

O rei Davi disse: — Chamem Zadoque, o sacerdote, Natã, o profeta, e Benaia, filho de Joiada. E eles se apresentaram ao rei.
Então o rei disse: — Levem com vocês os meus servos, façam o meu filho Salomão montar na minha mula e levem-no a Giom.
Ali Zadoque, o sacerdote, com Natã, o profeta, o ungirão rei sobre Israel. Então toquem a trombeta e digam: "Viva o rei Salomão!"
Depois venham subindo com ele, e ele virá e se assentará no meu trono, pois é ele quem reinará em meu lugar. Porque ordenei que ele seja chefe sobre Israel e sobre Judá.
Então Benaia, filho de Joiada, respondeu ao rei: — Amém! Que o Senhor , Deus do rei, meu senhor, confirme isso!
Como o Senhor Deus tem estado com o rei, meu senhor, assim esteja com Salomão e faça com que o trono dele seja maior do que o trono do rei Davi, meu senhor.
Então Zadoque, o sacerdote, Natã, o profeta, Benaia, filho de Joiada, e a guarda real fizeram Salomão montar na mula que era do rei Davi e o levaram a Giom.
Zadoque, o sacerdote, levou o chifre do azeite que estava no tabernáculo e ungiu Salomão. Tocaram a trombeta, e todo o povo gritou: — Viva o rei Salomão!
Todo o povo vinha subindo atrás de Salomão, tocando flautas e gritando de alegria. O barulho era tanto, que parecia que a terra estava se fendendo.
Adonias e todos os convidados que estavam com ele ouviram isso, quando acabavam de comer. Também Joabe ouviu o som da trombeta e perguntou: — Que significa esse alvoroço na cidade?
Enquanto ele falava, eis que chegou Jônatas, filho de Abiatar, o sacerdote. Adonias disse a Jônatas: — Entre aqui, porque você é um homem valente e deve estar trazendo boas notícias.
Mas Jônatas respondeu a Adonias: — Pelo contrário. Nosso senhor, o rei Davi, proclamou Salomão como rei.
E Davi enviou com ele Zadoque, o sacerdote, Natã, o profeta, Benaia, filho de Joiada, e os da guarda real; e eles fizeram Salomão montar na mula que era do rei.
Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, o ungiram rei em Giom. Eles voltaram de lá, cheios de alegria, e a cidade se alvoroçou. É esse o barulho que você ouviu.
Também Salomão já está sentado no trono do reino.
Além disso, os oficiais do rei foram cumprimentar Davi e disseram: "Que o seu Deus faça com que o nome de Salomão seja mais célebre do que o seu nome, e faça com que o trono dele seja maior do que o seu trono." E o rei se inclinou sobre o leito.
O rei também disse o seguinte: "Bendito seja o Senhor , Deus de Israel, que deu hoje quem se assente no meu trono, e permitiu que eu o visse com os meus próprios olhos."
Então todos os convidados que estavam com Adonias começaram a tremer, se levantaram e foram embora, cada um pelo seu caminho.
Porém Adonias, temendo Salomão, levantou-se, foi e pegou nas pontas do altar.
Então alguém foi dizer a Salomão: — Eis que Adonias tem medo do rei Salomão, porque pega nas pontas do altar, dizendo: "Que o rei Salomão me jure hoje que não matará este seu servo à espada."
Salomão respondeu: — Se for homem de bem, nem um de seus cabelos cairá no chão. Mas se fizer alguma maldade, morrerá.
Então o rei Salomão enviou mensageiros, e o fizeram descer do altar. Adonias veio e se prostrou diante do rei Salomão, que lhe disse: — Vá para a sua casa.


1 Reis 1:32-53

TERÇA – 2 Cr 6.12-42 Salomão pede sabedoria para liderar

Salomão se pôs diante do altar do Senhor , na presença de toda a congregação de Israel, e estendeu as mãos.
Porque Salomão tinha feito uma plataforma de bronze, de dois metros e vinte de comprimento, dois metros e vinte de largura e um metro e trinta de altura, que tinha colocado no meio do pátio. Ele se pôs em pé sobre ela. Depois, ajoelhou-se na presença de toda a congregação de Israel, estendeu as mãos para o céu
e disse: — Ó Senhor , Deus de Israel, não há Deus como tu, nos céus e na terra! Tu guardas a aliança e a misericórdia aos teus servos que de todo o coração andam diante de ti.
Cumpriste para com o teu servo Davi, meu pai, o que lhe prometeste; pessoalmente o disseste e pelo teu poder o cumpriste, como hoje se vê.
Agora, pois, ó Senhor , Deus de Israel, cumpre a outra promessa que fizeste a teu servo Davi, meu pai, quando declaraste, dizendo: "Nunca lhe faltará sucessor diante de mim, que se assente no trono de Israel, contanto que os seus filhos guardem o seu caminho, para andarem na lei como você andou."
Agora também, ó Senhor , Deus de Israel, que se cumpra a palavra que disseste a teu servo Davi.
— Mas será que, de fato, Deus poderia habitar com os homens na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, muito menos este templo que eu edifiquei.
Atenta, pois, para a oração de teu servo e para a sua súplica, ó Senhor , meu Deus, ouvindo o clamor e a oração que o teu servo faz diante de ti.
Que os teus olhos estejam abertos dia e noite sobre este templo, sobre este lugar, do qual disseste que o teu nome estaria ali, para ouvires a oração que o teu servo fizer neste lugar.
Ouve, pois, as súplicas do teu servo e do teu povo de Israel, quando orarem neste lugar. Ouve do lugar da tua habitação, dos céus; ouve e perdoa.
— Se alguém pecar contra o seu próximo, e lhe for exigido que jure, e ele vier jurar diante do teu altar, neste templo,
ouve tu desde os céus, age e julga os teus servos, dando a paga ao ímpio, fazendo com que pague por seus atos, e justificando o justo, para lhe retribuíres segundo a sua justiça.
— Quando o teu povo de Israel for derrotado por um inimigo por ter pecado contra ti, e se converter, confessar o teu nome, orar e suplicar diante de ti neste templo,
ouve tu desde os céus, perdoa o pecado do teu povo de Israel e faze-o voltar à terra que deste a eles e aos seus pais.
— Quando o céu se fechar e não houver chuva, por ter o povo pecado contra ti, e ele orar neste lugar, confessar o teu nome e se converter dos seus pecados, depois de o haveres castigado,
ouve tu nos céus, perdoa o pecado de teus servos e do teu povo de Israel, ensinando-lhes o bom caminho em que devem andar, e envia chuva sobre esta tua terra, que deste em herança ao teu povo.
— Quando houver fome na terra ou peste, quando houver crestamento ou ferrugem, gafanhotos e larvas, quando inimigos cercarem as cidades do país ou houver alguma praga ou doença,
toda oração e súplica que qualquer homem ou todo o teu povo de Israel fizer, conhecendo cada um a sua própria ferida e a sua dor, e estendendo as mãos na direção deste templo,
ouve tu desde os céus, lugar da tua habitação, perdoa e dá a cada um segundo todos os seus caminhos, visto que lhe conheces o coração, porque tu, só tu, és conhecedor do coração dos filhos dos homens;
para que te temam e andem nos teus caminhos todos os dias que viverem na terra que deste aos nossos pais.
— Também ao estrangeiro, que não for do teu povo de Israel, porém vier de uma terra distante, por amor do teu grande nome e por causa da tua mão poderosa e do teu braço estendido, e orar, voltado para este templo,
ouve tu desde os céus, do lugar da tua habitação, e faze tudo o que o estrangeiro te pedir, a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome, para te temerem como o teu povo de Israel e para saberem que este templo, que eu edifiquei, é chamado pelo teu nome.
— Quando o teu povo sair à guerra contra o seu inimigo, pelo caminho por onde os enviares, e orarem a ti, voltados para esta cidade, que tu escolheste, e para o templo que edifiquei ao teu nome,
ouve tu desde os céus a sua oração e a sua súplica e faze-lhes justiça.
Quando pecarem contra ti — pois não há homem que não peque —, e tu te indignares contra eles e os entregares às mãos do inimigo, a fim de que os leve cativos a uma terra, longe ou perto daqui;
e se, na terra aonde forem levados cativos, caírem em si e se converterem, e, na terra do seu cativeiro, te suplicarem, dizendo: "Pecamos, procedemos mal e cometemos iniquidade";
e se eles se converterem a ti de todo o seu coração e de toda a sua alma, na terra do seu cativeiro, para onde foram levados cativos, e orarem, voltados para a sua terra, que deste aos seus pais, para esta cidade que escolheste e para o templo que edifiquei ao teu nome,
ouve tu desde os céus, do lugar da tua habitação, a sua prece e a sua súplica e faze-lhes justiça; perdoa o teu povo que houver pecado contra ti.
— Agora, ó meu Deus, que os teus olhos estejam abertos e os teus ouvidos atentos à oração que se fizer neste lugar.
E agora, Senhor Deus, levanta-te e entra para o teu repouso, tu e a arca do teu poder. Que os teus sacerdotes, ó Senhor Deus, se revistam de salvação, e os teus santos se alegrem com o bem.
Ó Senhor Deus, não rejeites o teu ungido. Lembra-te das misericórdias que usaste para com Davi, teu servo.

2 Crônicas 6:12-42

QUARTA – Mt 12.42 Jesus dá testemunho de Salomão

A rainha do Sulse levantará, no Juízo, com esta geração e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.

Mateus 12:42

QUINTA – 2 Cr 1.1-3 Salomão busca a Deus

Salomão, filho de Davi, fortaleceu-se no seu reino, e o Senhor , seu Deus, estava com ele e muito o engrandeceu.
Salomão falou a todo o Israel, aos capitães de mil e aos de cem, aos juízes e a todos os chefes em todo o Israel, cabeças de famílias.
E foi com toda a congregação ao lugar alto que estava em Gibeão, porque ali estava a tenda do encontro de Deus, que Moisés, servo do Senhor , tinha feito no deserto.


2 Crônicas 1:1-3

SEXTA – 2 Cr 1.13 Uma liderança de força e riquezas

Salomão voltou para Jerusalém, da sua ida ao lugar alto que ficava em Gibeão, de diante da tenda do encontro; e reinou sobre Israel.

2 Crônicas 1:13

SÁBADO – 2 Cr 2.1-11 Uma liderança diplomática

Salomão resolveu edificar o templo ao nome do Senhor , bem como um palácio para o seu reino.
Salomão designou setenta mil homens para levarem as cargas, oitenta mil para talharem pedras nas montanhas e três mil e seiscentos para dirigirem a obra.
Salomão mandou dizer a Hirão, rei de Tiro: — Como você fez com Davi, meu pai, e lhe mandou cedros, para edificar o palácio em que morasse, assim também faça comigo.
Eis que estou para edificar um templo ao nome do Senhor , meu Deus, para consagrá-lo a ele, queimar diante dele incenso aromático e lhe apresentar o pão contínuo da proposição e os holocaustos da manhã e da tarde, nos sábados, nas Festas da Lua Nova e nas festividades do Senhor , nosso Deus. Esta é uma obrigação perpétua para Israel.
O templo que edificarei será grande, porque o nosso Deus é maior do que todos os deuses.
No entanto, quem seria capaz de lhe edificar um templo, visto que os céus e até o céu dos céus não o podem conter? E quem sou eu para lhe edificar um templo, a não ser para queimar incenso diante dele?
Portanto, mande-me, agora, um homem que saiba trabalhar em ouro, em prata, em bronze, em ferro, em obras de púrpura, de carmesim e de pano azul; que saiba fazer obras de entalhe juntamente com os peritos que estão comigo em Judá e em Jerusalém, os quais Davi, meu pai, contratou.
Mande-me também madeira de cedros, ciprestes e sândalo do Líbano; porque bem sei que os seus servos sabem cortar madeira no Líbano. Eis que os meus servos estarão com os seus servos,
para me prepararem muita madeira, porque o templo que edificarei será grande e maravilhoso.
Aos seus servos, cortadores da madeira, darei duas mil toneladas de trigo batido, duas mil toneladas de cevada, quatrocentos mil litros de vinho e quatrocentos mil litros de azeite.
Hirão, rei de Tiro, respondeu por uma carta que enviou a Salomão, dizendo: — O Senhor Deus ama o seu povo e, por isso, ele o constituiu rei sobre esse povo.


2 Crônicas 2:1-11

OBJETIVOS

• APRESENTAR uma análise da vida de Salomão;

• SABER a respeito da liderança de Salomão;

• COMPREENDER que a liderança de Salomão foi fundamenta em princípios.

INTERAÇÃO

Prezado(a) professor(a), nesta lição veremos o exemplo de Salomão como líder. Ele foi o homem mais sábio que já existiu. Sua inteligência não foi herdada de seus pais, mas ele a recebeu como um presente de Deus. O Senhor lhe concedeu sabedoria para julgar as causas do seu povo. Nos primeiros anos de seu reinado podemos ver um monarca zeloso com a lei divina, pois ofereceu milhares de ofertas voluntárias com a forma de dedicação e adoração ao Senhor (1 Cr 3.1-5). A maior realização de Salomão foi sem dúvida a construção do Templo. Apesar disso, com o passar dos tempos seu coração se afastou do Todo-Poderoso e com o seu afastamento vieram as dificuldades e as consequências ruins. Salomão para fechar acordos políticos e comerciais se casou com muitas mulheres que serviam a outros deuses, o que acabou instalando a idolatria no meio do povo. Também acabou por aumentar a carga tributária – trazendo grande dificuldades para os israelitas.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor(a),sugerimos que você reproduza o esquema abaixo. Utilize-a para mostrar aos seus alunos os principais fatos da vida de Salomão.

O REINO DE SALOMÃO (1.1-931)

1- Salomão pede sabedoria.

2- Salomão constrói o Templo.

3- Salomão consagrar a Deus o Templo.

4- A sabedoria e as riquezas de Salomão.

Adaptado de Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal CPAD, p. 593

TEXTO BÍBLICO

2 Crônicas 1.1-12

1 E Salomão. filho de Davi.se esforçou no seu reino: e o SENHOR. seu Deus.era com ele e o magnífico grandemente.

2 E falou Salomão a todo o Israel. aos capitães dos milhares e das centenas, e aos juízes e a todos os príncipes em todo o Israel, chefes dos pais.

3 E foram Salomão e toda a congregação com ele ao alto que estava em Gibeão: porque ali estava a tenda da congregação de Deus, que Moisés, servo do SENHOR, tinha feito no deserto.

4 Mas Davi tinha feito subir a área de Deus de Quiriate-Jearim ao lugar que Davi lhe tinha preparado: porque lhe tinha armado uma tenda em Jerusalém.

5 Também o altar de cobre que tinha feito Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, estava ali diante do tabernáculo do SENHOR: e Salomão e a congregação o visitavam.

6 E Salomão ofereceu ali sacrifícios perante o SENHOR. sobre o altar de cobre que estava na tenda da congregação

7 Naquela mesma noite, Deus apareceu a Salomão e disse-lhe: Pede o que quiseres que eu te de.

8 E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande beneficência com Davi meu pai e a mim me fizeste rei em seu Lugar.

9 Agora, pois, ó SENHOR Deus, confirme-se a tua palavra dada a Davi, meu pai: porque tu me fizeste rei sobre um povo numeroso como o pó da terra.

10 Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo: porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?

11 Então, Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, fazenda ou honra, nem a morte dos que te aborrecem, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo,sobre o qual te pus rei.

12 Sabedoria e conhecimento te são dados: e te darei riquezas, e fazenda, e honra, qual nenhum rei antes de ti teve, e depois de ti tal não haverá.

INTRODUÇÃO

Na lição deste domingo, veremos o exemplo de Salomão como líder. É importante ressaltar que, enquanto rei, ele teve pontos positivos e negativos, pois homem algum é perfeito. O seu maior legado, como veremos na lição, foi a sua sabedoria e a sua ação na construção do Templo Salomão era a pessoa certa para esta realização que foi tão almejada por seu pai.

No início do seu reinado, Salomão buscou a Deus e a sua orientação para governar, mas com o passar do tempo seu coração se apartou do Senhor e foi corrompido pelas riquezas e por suas várias esposas e concubinas. Seu exemplo enquanto líder nos mostra que jamais devemos deixar de buscar ao Senhor e depender sempre dEle, pois é e será o nosso bem maior.

I- SALOMÃO: UMA ANÁLISE INICIAL

1- Quem foi Salomão. 

Salomão era filho de Davi e foi o terceiro rei de Israel (2 Cr 1.1). Ele governou, muito provavelmente, entre 971 e 931 a.C. portanto, cerca de quarenta anos (1 Rs 11.42). Era filho de Davi com Bate-Seba, e o seu nome significa pacifico, uma característica de seu reinado que foi marcado pela tranquilidade. em contraste com a liderança de seu pai, marcada por muitas guerras e tensões O profeta Natã chamou a Salomão de Jedidias, cujo significado é “amável ao Senhor (2 Sm 12.24,25). Salomão tem sido considerado o homem mais sábio de toda a história, no entanto, não ficou isento de erros. Ele fez muitas alianças com povos idólatras e pagãos. Geralmente essas alianças eram firmadas mediante o casamento com princesas destes povos. Esses casamentos contribuíram com a disseminação de cultos pagãos entre o povo de Israel (1 Rs 11.1-8) e os muitos gastos de seu reinado levaram a cobrar altos impostos ao povo.

2- Salomão, o sucessor de Davi. 

Por melhor que seja, nenhum líder é eterno e Salomão aparece no cenário bíblico a partir dos relatos sobre os últimos dias de vida de Davi, seu pai. Este foi um período de grande tensão, primeiro porque o rei Davi estava prestes a morrer, e depois porque havia a expectativa sobre quem assumiria o trono de Israel. Enquanto Adonias conspirou para herdar o trono de seu pai, em nenhum momento Salomão é visto em conspirações para tentar tomar o poder, ainda que a promessa tenha sido feita a ele, e que por sinal veio a se cumprir (1 Rs 1.32-53) Salomão foi a escolha de Deus, conforme as palavras do próprio Davi “E de todos os meus filhos […], escolheu ele o meu filho Salomão para assentar no trono do reino do SENHOR sobre Israel (1 Cr 28.5). Se Deus o chamou para exercer algum tipo de liderança aguarde o tempo certa, confie e espere nEle

3- Salomão, o líder mais sábio de toda história. 

As Escrituras Sagradas apresentam Salomão como o homem mais sábio de sua época, e isso fez dele um líder próspero, respeitado e famoso em todo o mundo, e digno de ser consultado por muitas lideranças de seus dias (Rs 4.29-34). Note que o próprio Jesus testificou da sabedoria de Salomão afirmando que a “Rainha do Sul foi atraída por sua sabedoria (Mt 12.42). É Importante destacar que Salomão não nasceu com a sabedoria com a qual exerceu a sua liderança, mas a recebeu de Deus, Ressalta-se ainda o princípio de que a Bíblia ensina que a verdadeira sabedoria vem de Deus e que os seus servos devem clamar para que a receba (Tg 1.5.6). Diante disso, é plausível afirmar que Salomão obedeceu a este princípio e pediu sabedoria a Deus: “Dá-me, pois. agora sabedoria e conhecimento 1.1″ (2 Cr 1.10) Ele poderia ter pedido qualquer outra coisa ao Senhor, mas optou pela sabedoria e pelo conhecimento, e isso porque compreendeu que a obra para a qual estava sendo designado pertencia ao Senhor e não a ele. Salomão também reconheceu que a tarefa de liderar a Israel no lugar de seu pai era algo maior do que sua capacidade (v. 10). Deus ouviu a oração de Salomão e fez dele o líder mais sábio de seus dias, e lhe acrescentou outros bens (vv. 11.12). Depois de Jesus, Salomão é considerado o líder mais sábio de toda a existência humana.

SUBSÍDIO 1

Professor(a), explique aos alunos que Salomão ainda aparece como uma personalidade das mais surpreendentes assim como a mais dotada das Escrituras Seus primeiros anos são marcados por um zelo raramente igualado dos reis hebreus. Mesmo antes de Deus apareceu a Salomão, o jovem rei ofereceu milhares de ofertas voluntárias, símbolo de dedicação. Então ele desinteressadamente pediu a sabedoria necessária para distinguir entre o certo e o errado para governar o povo de Deus. Demonstrou total compromisso em terminar o templo de Deus. E sua oração em sua dedicação demonstra um profundo discernimento pela natureza do relacionamento de Deus com os fiéis.

Contudo, Salomão. com todo o seu zelo inicial e sabedoria, violou a especial lei de Deus para os reis (cf. Dt 17.16,17) Ao solidificar tratados com nações estrangeiras ‘casou com muitas esposas, e em sua paixão por elas não somente permitiu-lhes adorar suas deidades pagãs, mas também começou ele mesmo a prestar-lhes culto. O livro de Eclesiastes registra a confusão e o esvaziamento dos últimos anos de Salomão, e demonstra novamente que mesmo a mais célebre inteligência humana não é substituta para uma fé simples” (Adaptado de Guia do ator da Bíblia CPAD p.227)

II- A LIDERANÇA DE SALOMÃO

1- Salomão, um líder influenciador. 

Liderar não é dar ordens e nem tampouco exercer poder sobre os seus liderados. mas é influenciar pessoas Salomão.com sabedoria, influenciou pessoas a fim de que a missão que recebeu do Senhor por meio de Davi, seu pai, fosse cumprida. Qual missão foi esta? Construir o Templo para Deus conforme as orientações que lhe foram dadas (1 Cr 28.6,10,11). Ao reconhecer que sozinho não conseguiria desenvolver o trabalho, Salomão buscou a Deus e influenciou milhares de pessoas para trabalharem cooperando assim com a sua missão (1 Rs 5.13-18). O poder de influência de Salomão ultrapassou os limites geográficos do seu reino, pois muitos líderes e pessoas influentes vinham de todas as partes para conhecerem sua sabedoria e a grandeza do seu reinado (1 Rs 4.29-34). Tal verdade è vista no conhecido episódio no qual a rainha de Sabá foi a Jerusalém para ver de perto o que tinha ouvido a respeito de Salomão e ficou admirada com aquilo que presenciou, conforme o relato de 2 Crônicas 9.5,6 “[…] Foi verdadeira a palavra que ouvi na minha terra acerca de dos teus feitos e da tua sabedoria. Porém não cria nas suas palavras, até que vim, e meus olhos o viram e eis que me não disseram a metade da grandeza da tua sabedoria; sobrepujar a fama que ouvi”.

2- Uma liderança participativa. 

Há quem pense que “liderança corporativa”. ou “liderança participativa” sejam termos dos dias atuais. Contudo, veremos que estes são conceitos presentes já na liderança de Salomão. Com toda a força econômica e todo poder de influência. ele não incorrer no grave erro de acreditar que sozinho, seria capaz de liderar Israel e de concluir a obra para a qual foi chamado Salomão reconheceu que precisaria de pessoas com qualificações específicas para a realização de determinadas tarefas. Por exemplo: Salomão reconheceu que Hirão, rei de Tiro, tinha condições de ajudar na construção do Templo e ele não teve receio de pedir a sua ajuda (2 Cr 2.1-11). Salomão também compreendeu que o líder deve permitir que os seus liderados cooperem para que as propósitos de Deus se cumpram. Salomão desempenhou uma liderança participativa na qual havia espaço para que todos pudessem contribuir.com as seus valores e talentos

3- Salomão, um líder visionário. 

Salomão foi um líder que se dedicou a alargar as suas fronteiras, os seus negócios e as suas áreas de atuação. Nesse sentido, ele se cercou de pessoas capazes que pudessem ajudá-lo (1 Rs 4.2-6). Além disso, se empenhou em manter a força de seu exército e, estrategicamente, estabeleceu lideranças independentes sobre cada uma das doze tribos, sem negligenciar o aspecto religioso de todo o Israel. A visão de Salomão contribui para aumentar a riqueza do seu reinado (1 Rs 10.14-21): ampliar o comércio exterior (1 Rs 10.22,23; 2 Cr 9.10-22) edificar novas cidades (1 Rs 9.18,19) e ampliar o conhecimento, pois ele se dedicou à literatura, à música e às ciências do seu tempo (1 Rs 4.33). Salomão não teve medo de expandir aquilo que havia sido estabelecido pelo seu pai Davi

SUBSÍDIO 2

Professor(a), explique que os principais destaques do longo reinado de Salomão estão reunidos nos capítulos 9, 10 e 11 de 1 Reis. O relato começa com a segunda aparição de Deus a Salomão, reafirmando promessas, mas também advertindo-a” (Adaptado de Guia do Leitor da Bíblia CPAD, p. 228)

III- UMA LIDERANÇA FUNDAMENTADA EM PRINCÍPIOS

1- Salomão, um líder de princípios. 

É atribuída a Salomão a autoria dos seguintes livros poéticos: Provérbios. Cantares e Eclesiastes. O livro de Provérbios é um conjunto de máximas que visam ensinar a sabedoria para auxiliar as pessoas a viverem corretamente. Pensar em uma liderança segundo os padrões de Salomão passa. inevitavelmente. pela observância de alguns princípios expostos no livro de Provérbios, como por exemplo: O líder precisa saber ouvir (Pv 18.13); saber louvar em tempos de adversidades (Pv 27.21); agir de forma justa (Pv 17.26); trabalhar arduamente (Pv 12.24); adquirir sempre conhecimento (Pv 18.15); dar oportunidade para que todos falem (Pv 18.17); e ter resiliência (Pv 24.10).

2- Salomão, um líder que buscou a Deus. 

Salomão foi um líder bem-sucedido, sem dúvida, um dos mais poderosos de toda a história. No início do seu reinado, procurou buscar a Deus em oração, oferecendo sacrifícios (1 Cr 1.1-6)

3- Salomão, um líder que procurou agir com justiça. 

A semelhança de seu pai, Salomão foi um líder que procurou julgar o povo com retidão e justiça. Há um episódio em que uma mãe se descuidou e dormiu sobre o seu bebê, vindo a sufocá-lo até a morte, e ao notar isso, ela trocou o bebê morto pelo vivo de outra mulher, gerando assim uma terrível confusão e discussão. a ponto de levarem a questão a Salomão. que, sabiamente, propôs a divisão do bebê vivo para que pudesse repartir entre elas e com isso a verdade apareceu e a questão foi solucionada (1 Rs 3.16-28).

PENSE! 

Qual foi a maior realização de Salomão?

PONTO IMPORTANTE! 

Ele construiu muitos edifícios, mas sua maior obra foi a construção do Templo.

SUBSÍDIO 3

Professor(a), enfatize a ideia de que embora Salomão tivesse exercido uma Liderança fundamentada em princípios, ele não era perfeito. Como homem cometeu muitas falhas, mas também teve momentos em que foi bem assertivo.

CONCLUSÃO

Nesta lição, aprendemos a respeito da liderança de Salomão, o homem mais sábio da história, razão pela qual as características de sua liderança podem contribuir para a liderança na atualidade. Enquanto Salomão buscou a Deus e procurou fazer a sua vontade, ele foi muito bem-sucedido. Mas a partir do momento em que permitiu que o seu coração se apartasse de Deus, experimentou a tristeza e a decepção pela vida.

HORA DA REVISÃO

1- Quem foi Salomão? 

R. Ele era filho de Davi e foi o terceiro rei de Israel

2- Qual o irmão de Salomão que conspirou para herdar o trono? 

R. Adonias

3- Salomão herdou a sabedoria de seu pai? 

R. Não Sua sabedoria foi uma dádiva de Deus.

4- Cite três características da liderança de Salomão, segundo a lição. 

R. Um líder influenciador, uma liderança participativa e uma liderança voluntária

5- Qual foi o maior legado de Salomão? 

R. A construção do Templo.

Pb. Rogério Faustino

Neweb

Compromisso com a Palavra

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Translate