Lição 08 Adultos 2022 1º Trimestre - A Lei e os Evangelhos Revelam Jesus 20 de fevereiro de 2022 - Pb. Rogério Faustino
A Lei e os Evangelhos Revelam Jesus
📚 TEXTO ÁUREO
“Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.” (Dt 6.4)
📚 VERDADE PRÁTICA
A Lei não salva, mas esboça o plano da redenção em Cristo confirmado nos Evangelhos.
📚 LEITURA DIÁRIA
📌 Segunda – Ne 10.29 A Lei do Senhor foi dada pelo ministério de Moisés. Firmemente aderiram a seus irmãos os mais nobres dentre eles, e convieram num anátema e num juramento, de que andariam na lei de Deus, que foi dada pelo ministério de Moisés, servo de Deus; e de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do Senhor nosso Senhor, e os seus juízos e os seus estatutos; Neemias 10:29
📌 Terça – Gl 3.13 A obra de Cristo na Cruz do Calvário nos resgatou da maldição da Lei. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gálatas 3:13
📌Quarta – Gl 1.8 O Evangelho de Cristo é a única mensagem divinamente inspirada. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Gálatas 1:8
📌 Quinta – Lc 18.18-24 A mera observância de códigos não salva. E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade. E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me. Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico. E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Lucas 18:18-24
📌 Sexta – Mc 16.16 É preciso crer e estar em Cristo para ser salvo. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16:16
📌Sábado – Jo 3.16 Os Evangelhos ensinam que o amor de Deus é a base da salvação. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
📚 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Deuteronômio 6.4-9
4 – Ouve, Israel, o
Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.
5 – Amarás, pois, o
Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as
tuas forças.
6 – E estas palavras
que hoje te ordeno estarão no teu coração;
7 – E a s intimarás
a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, andando pelo caminho, e
deitando-te e levantando-te.
8 – Também as atarás
por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
9 – E a s escreverás
nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.
Lucas 1.1-4
1 – Tendo, pois,
muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se
cumpriram,
2 – Segundo nos
transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio e foram ministros
da palavra,
3 – Pareceu-me
também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua
ordem , havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio;
4 – Para que
conheças a certeza das coisas de que já estás informado.
📚 Hinos Sugeridos: 18, 20, 291 da Harpa Cristã
📚 PLANO DE AULA
📚 INTRODUÇÃO
A Lei esboça o plano de redenção em Cristo confirmado pelos Evangelhos. Por isso que o Pentateuco e os Evangelhos têm relação profunda na revelação da pessoa de Jesus Cristo. Quando o cristão lê o Antigo Testamento, ele tem o Novo Testamento com o base, principalmente nos Evangelhos, para compreender a Lei. Por isso, compreendemos que toda a Bíblia tem como tema principal a pessoa bendita de Jesus Cristo.
📚 APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Apontar que a Lei
era transitória e esboçava o plano da redenção em Cristo;
II) Afirmar que os
Evangelhos são boas-novas do Reino de Deus e da salvação em Cristo;
III) Ressaltar que a
Lei não salva, mas a obediência ao Evangelho transforma as vidas.
B) Motivação: Os
princípios e valores que norteiam a Lei do Antigo Testamento são os mesmos que
estão presentes nos Evangelhos. Ambos se concentram em Jesus e revelam o Filho
de Deus.
C) Sugestão de
Método: Antes de iniciar a lição, recorde a lição 4 que diz respeito à
estrutura da Bíblia. Rememore a composição do Pentateuco e dos Evangelhos.
Mostre o quanto é importante possuir tanto uma visão global (estrutura da
Bíblia) quanto uma visão específica (Lei e Evangelho) a respeito da Palavra de Deus.
📚 CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: A Bíblia toda é a Palavra de Deus. Portanto, não devemos nos relacionar com a Bíblia de maneira excludente, com o se o Antigo Testamento não servisse mais por causa do Novo. Este, no entanto, confirma aquele.
📚 SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão: Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios às Lições Bíblicas. Na edição 88, p.40, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios
Especiais: Ao final do tópico, você encontrará um auxílio que dará suporte na
preparação de sua aula:
1) O auxílio
teológico “ Leis e mandamentos” aprofunda o primeiro tópico a respeito da
revelação de Jesus na Lei;
2) O auxílio de
educação cristã “ Os Ensinamentos de Jesus sobre a Lei” contribui para o
aprofundamento do segundo tópico, em que os Evangelhos e a mensagem de Jesus se
destacam.
📚 INTRODUÇÃO
A Lei e os Evangelhos pertencem respectivamente ao Antigo e ao Novo Testamento. São livros sagrados de origem divina que integram o cânon das Escrituras. Possuem igual autoridade como regra de fé e A prática, porém, com funções distintas. Os preceitos e as narrativas da Lei têm aplicações nos Evangelhos. Na lição de hoje, estudaremos a relação entre o Pentateuco e a Mensagem de Cristo
Palavra-Chave:
REVELAR
📚 I – O PENTATEUCO: A LEI DE DEUS
📚 1. Os cinco livros da Lei.
Pentateuco é uma palavra que deriva de dois termos gregos, penta e
teuchos, que significa “ cinco volumes”. Trata-se do conjunto formado pelos
cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números
e Deuteronômio. No texto hebraico, e pelos judeus ainda hoje, esses volumes são
denominados de “ Torá” com o sentido de “ instrução, ensino, direção”. A
totalidade do Pentateuco é identificada, nas páginas da Bíblia Sagrada, como a
“ Lei” (Êx 24.12; Mt 5.17); a “ Lei de Moisés” (Js 8.31,32; At 13-39 ); a “ Lei
de Deus” (Ne 8.8; Rm 7.22); e a “ Lei do Senhor” (Ne 10.29; Lc 2.22,23).
📚 2. A grandeza da Lei.
Estuda-se a Lei sob três aspectos:
a) morais, que
possuem validade permanente para todos os povos;
b) cerimoniais, que
tratam da liturgia religiosa dos judeus; e,
c) civis, que dizem
respeito à responsabilidade do israelita como cidadão.
Nossa Declaração de
Fé ensina que “a Lei de Moisés é o mais importante código de leis da
antiguidade por sua santidade, por seu caráter espiritual e por sua autoridade
divina: ‘a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom […] a lei é
espiritual’ (Rm 7.12,14)” (p.151). Contudo, enfatiza o documento doutrinário,
que a grandeza da Lei vai além de tudo isso, pois nela, Deus esboça o plano da
redenção humana em Cristo: “ Porque o fim da lei é Cristo para a justiça de todo
aquele que crê” (Rm 10.4).
📚 3. A Lei e a fé cristã.
A Escritura afirma que a função da Lei era transitória (Hb 10.1). Ela
foi dada para revelar o pecado e demonstrar a necessidade da graça (Gl 3.19), e
assim serviu de “ aio” para nos conduzir à redenção em Cristo (Gl 3.24). A Lei
encerrou a humanidade debaixo do pecado (Gl 3.22). Desse modo, ninguém pode ser
salvo pelas obras da Lei (Gl 2.16). Nesse aspecto, a obra de Cristo nos
resgatou da maldição da Lei (Gl 3.13), e nos deu vida mediante o Evangelho (2
Tm 1.10). Cristo, o único sem pecado, cumpriu a Lei, e inaugurou a dispensação
da graça (Ef 3.2; Hb 4.15). Agora, livres da Lei, vivemos debaixo da graça
divina (Rm 6.14). E, todo aquele que permanece em Cristo, não vive pecando (1
Jo 3.6).
📚 SINÓPSE I
A Lei esboça o plano
da redenção em Cristo. Pelos méritos da cruz de Cristo, fomos resgatados da
maldição da Lei.
📚 AUXÍLIO TEOLÓGICO
“Leis e mandamentos
Na Bíblia uma grande
seção, de Gênesis a Deuteronômio, é chamada de ‘Lei’. A ‘Lei’ pode, também, se
referir ao Antigo Testamento como um todo (Jo 10.34; 12.34; 15,25; 1 Co 14.21
referem -se à Lei, mas indicam outra parte do Antigo Testamento). Porém,
normalmente, a Lei é associada com Êxodo 20 – Deuteronômio 33. Dentro desta
seção, não encontramos outros materiais, senão leis. Todavia, visto que há mais
de seiscentos mandamentos e leis, encontrados em Gênesis-Deuteronômio, estes
cinco livros normalmente são denominados de ‘A Lei’. (Gênesis, por sua vez, não
contém nenhum material sobre a lei, mas é parte da Lei, porque serve como uma
introdução à Êxodo – Deuteronômio e porque se aceita que Moisés escreveu todos
os livros. De fato, porém, a maioria destes cinco livros, chamada de
‘Pentateuco’, consiste em narrativas)” (STEIN, Robert H. Guia Básico para a Interpretação
da Bíblia: Interpretando conforme as regras. 10.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006,
pp.207-08).
📚 II – OS EVANGELHOS: A MENSAGEM DE CRISTO
📚 1. O conceito de Evangelho.
O termo “evangelho” tem origem no grego euangelion com o significado
de “ boas novas” . Refere-se à mensagem do Reino de Deus e da salvação por meio
de Cristo (At 15.7; 20.24). Seus autores são chamados de evangelistas, que significa
“ portadores de boas-novas”. Os três primeiros, Mateus, Marcos e Lucas, são
chamados de “sinóticos” porque são semelhantes entre si. Os sinóticos
registram, especialmente, o ministério de Jesus na Galileia. O quarto
Evangelho, João, tem peculiaridades próprias e enfatiza o ministério de Cristo
na Judéia. Ressalta-se que, embora retratada de modo distinto, a mensagem dos
Evangelhos é única (Gl 1.8).
📚 2. A mensagem do Reino de Deus.
Em Mateus, o Senhor Jesus, após o batismo nas águas (Mt 3.16), e
sua vitória na tentação do deserto (Mt 4.11), passou a pregar a chegada do
“Reino dos Céus” (Mt 4.17). Nos outros sinóticos, a pregação do reino também
aparece como tema central da mensagem de Cristo (Mc 1.15; Lc 4.43). E João
enfatiza que o reino divino não é deste mundo (Jo 18.36). Os Evangelhos indicam
que as profecias messiânicas se cumpriram em Cristo (Lc 4.18 -21). Neles, Jesus
é apresentado como o Filho de Davi, e o Filho de Deus (Mt 1.1; Mc 1.1). Sua
vinda inaugura o começo do Reino e requer a conversão dos pecadores (Jo 3.5). O
Reino aponta para a soberania de Deus sobre todas as coisas, no presente (Lc
17.21) e no futuro (Lc 1.33).
📚 3. A mensagem da Salvação.
Nos Evangelhos, Jesus é identificado por três títulos principais: Salvador, Cristo e Senhor (Lc 2 .11). Mateus registra que Ele veio para salvar o povo dos pecados (Mt 1.21). Marcos afirma que é preciso crer em Cristo para ser salvo (Mc 16.16). Lucas assevera que Ele veio salvar o que estava perdido (Lc 19.10). João esclarece que Ele é o Salvador do mundo (Jo 4.42). Por isso a mensagem da salvação é um ato do amor da graça divina pelos méritos de Cristo (Jo 3.16). Os elementos dessa salvação incluem fé no sacrifício de Cristo , arrependimento de pecados e Novo nascimento (Jo 3.3,15). Nesse sentido, Cristo declarou: “aquele que crê em mim tem a vida eterna” (Jo 6.47).
📚 SINÓPSE II
Os Evangelhos são as
Boas-Novas que proclamam o Reino de Deus e a mensagem de salvação em Jesus
Cristo.
📚 AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
“Os Ensinamentos de
Jesus sobre a Lei
[…] Nos dias de
Jesus, os fariseus se concentravam especialmente na maneira como o povo judeu
estava vivendo a lei, e suas discussões com Jesus sobre o assunto, algum as
vezes degeneravam em divergências acaloradas e até mesmo conflitos perigosos.
Então perguntei a Craig [Blomberg] sobre como deveríamos ler e entender o
ensinamento de Jesus sobre a lei no Antigo Testamento. […] Ele respondeu
medindo cuidadosamente as palavras: Ao lermos o Sermão da Montanha, em Mateus
5.17-20, vemos que Jesus aborda essa questão com mais clareza. Ele o faz em uma
fase de seu ministério em que já havia sido tão contra cultural que o povo
perguntava: ‘Este é o homem que, de alguma maneira, subjugará a autoridade da
lei de Deus que é sagrada, perfeita, eterna e imutável’ Jesus começa dizendo:
‘Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas’; mas logo a seguir Ele diz:
‘não vim ab-rogar, mas cumprir’ (note que Ele não usa palavras que seriam o
oposto natural de ‘ab-rogar’, como ‘preservar sem mudar’)” (GUTHRIE, George.
Lendo a Bíblia Para a Vida: Seu Guia para Entender e Viver)
📚 III – UMA MENSAGEM TRANSFORMADORA
📚 1. A transformação do caráter.
O caráter é definido como “a maneira própria de cada pessoa agir e
expressar-se”. Na Lei, o Decálogo, ou os Dez Mandamentos, apresenta as
orientações básicas para o modo de viver dos israelitas (Êx 20.1-17). Esses
princípios também são aplicados nos Evangelhos (Mc 10.19), exceto a guarda do
sábado (Mt 12.2-4). Contudo, a mera observância de códigos não pode salvar ninguém
(Lc 18.18-24). Somente a graça divina é capaz de transformar o caráter humano.
Por meio da ação do Espírito Santo, e da obediência ao Evangelho, 0 homem pode
compartilhar a natureza do caráter de Deus (Mt 5.48 ). Desse modo, a mensagem
do Evangelho de Cristo produz substancial mudança no caráter do cristão (Lc
19-8 ,9 ).
📚 2. A restauração da família.
Na Lei, a dissolução do casamento era permitida por qualquer motivo (Dt 24.1-4). Essa concessão banalizava a união conjugal, e provocava rupturas na família. Nos Evangelhos, Cristo ensina que o propósito divino para o casamento é a união indissolúvel entre um homem e uma mulher (Gn 1.27; 2.24; Mt 19.4,5). Esse ensino é enfatizado com as seguintes palavras: “o que Deus ajuntou não separe o homem” (Mt 19.6). As exceções são justificadas em casos de morte (Rm 7.2), infidelidade (Mt 5.32) e deserção do lar pelo descrente (1 Co 7.15). E, mesmo nas situações de traição e abandono, a mensagem cristã apresenta 0 perdão e a reconciliação como atitudes preferíveis (Mt 5.9,44; 18.21,22).
📚 3. A regeneração da sociedade.
Nossa Declaração de Fé afirma que a estrutura dos Dez Mandamentos,
que fazem parte da Lei, diz respeito a Deus e à sociedade, e envolve
pensamento, palavras e obras. O Senhor Jesus ensinou que todo o sistema mosaico
– a Lei e os Profetas – está resumido em duas ações: amar o Senhor e amar o
próximo (Mt 22.37-40). Os Evangelhos asseguram que o amor de Deus para com a
humanidade é a base da salvação (Jo 3.16; 15.13). Em vista disso, os cristãos
receberam a missão de proclamar essa mensagem às nações (Mt 28.19). Assim
sendo, a Igreja fiel e guiada pelo Espírito, ao pregar e viver o Evangelho,
torna-se sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13,14).
📚 SINOPSE III
A observância dos
preceitos da Lei não salva, mas por meio da ação do Espírito, a obediência ao
Evangelho muda as vidas.
📚 CONCLUSÃO
A função da Lei era
transitória; ela revela o pecado, mas, também aponta o plano da salvação em
Cristo (Gl 3.24,25). O Senhor Jesus nos libertou da condenação da Lei (Gl
3.10-13). Nos Evangelhos, as Boas-Novas dessa Salvação estão reveladas. Em
suma, as obras da Lei não justificam , mas pela graça somos salvos, por meio do
arrependimento e da fé em Jesus Cristo.
📚 VOCABULÁRIO
Aio: Encarregado da
educação doméstica das crianças de famílias nobres ou ricas; um “ pedagogo”.
📚 REVISANDO O CONTEÚDO
1- Qual o sentido dos cinco volumes denominados de Torá?
No texto hebraico, e pelos judeus ainda
hoje, esses volumes são denominados de “ Torá” com o sentido de “ instrução,
ensino, direção” .
2- Como a totalidade do Pentateuco é identificada?
A totalidade do Pentateuco é identificada, nas
páginas da Bíblia Sagrada, como a “ Lei” (Êx 24.12; Mt 5.17); a “ Lei de
Moisés” (Js 8.31,32; At 13-39 ); a “ Lei de Deus” (Ne 8.8; Rm 7.22); e a “ Lei
do Senhor” (Ne 10.29; Lc 2.22,23).
3- Segundo a lição, qual a distinção marcada pela geografia entre os Evangelhos Sinóticos e o Evangelho de João?
Os sinóticos registram , especialmente, o ministério de
Jesus na Galileia. O quarto Evangelho, João, tem peculiaridades próprias e
enfatiza o ministério de Cristo na Judéia.
4- O que os Evangelhos indicam quanto às profecias messiânicas?
Os Evangelhos indicam que
as profecias messiânicas se cumpriram em Cristo (Lc 4.18-21).
5- Em quais ações o sistema mosaico está resumido, segundo o ensinamento de Jesus?
O Senhor Jesus ensinou que todo o sistema mosaico – a Lei e os Profetas – está resumido em duas ações: amar a Deus e amar o próximo (Mt 22.37-40)
📚 ENSINADOR CRISTÃO, 88, Página 40
Nesta
lição, veremos que os princípios e valores que norteiam a Lei do Antigo Testamento
são os mesmos que estão presentes no Evangelho, mais especificamente no
ministério de Jesus. Nesse sentido, quando lemos o Antigo Testamento, temos o
embasamento e a confirmação do Novo.
O
Pentateuco e a Lei de Deus
Na
classe, é importante ressaltar o conceito da Lei. Geralmente quando encontramos
esse nome nas Escrituras ele se refere ao Antigo Testamento como um todo,
conforme nosso Senhor em João 10.34, e o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 14.21.
Porém, a palavra "Lei" também se refere ao conteúdo descrito
principalmente entre Êxodo e Deuteronômio, onde uma série de leis está
expressa. Nesse sentido, o livro de Gênesis aparece como uma introdução à Lei
presente entre Êxodo e Deuteronômio. Por isso os cinco primeiros livros da
Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) são denominados
Pentateuco. Nestes livros percebemos que um dos propósitos da Lei é revelar o
nosso pecado e a corrupção; mas também mostrar que temos a necessidade da graça
de Deus.
Os
Evangelhos e a Mensagem de Cristo
Se a
Lei nos mostra a causa do problema, os Evangelhos nos mostram a solução por
meio da mensagem de Cristo. Assim, os Evangelhos têm como propósito ressaltar o
ministério terreno de Jesus, bem como sua natureza divina, plenamente
confirmado pelas profecias do Antigo Testamento. Por exemplo, o evangelista
Marcos, no primeiro capítulo, e primeiro versículo, escreve: "Princípio do
Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus". O evangelista inicia assim para
mostrar que Jesus é o Messias e Senhor nosso. Ele é o Cristo, o Filho de Deus,
a pessoa prometida pelo Antigo Testamento para salvar o homem dos seus delitos
e pecados. Essa ênfase de Marcos também aparece em diferentes graus e recortes
nos demais Evangelhos. Nesse aspecto, o Novo Testamento confirma o Antigo e,
por isso, o Senhor Jesus Cristo é o principal tema das Escrituras inteiras.
Uma
mensagem que transforma
Mostrar
que a Bíblia tem um tema predominante por meio dos Evangelhos e do Pentateuco
encoraja os alunos a compreender melhor o plano de Deus para a salvação de suas
próprias vidas. Por isso, o nosso trabalho como professor, e professora, é
trazer luz à causa que abraçamos: a salvação em Cristo. É muito precioso que
nossos alunos tenham essa profunda convicção a respeito do plano de redenção de
Deus.