TEXTO
PRINCIPAL
“Então, Hilquias e os enviados do rei foram ter com a profetisa Hulda, mulher de Salum […].” (2 Cr 34.22)
RESUMO
DA LIÇÃO
Em toda a Bíblia é possível identificar a mulher como parte do propósito de Deus, inclusive ocupando posições de destaque, tanto no Antigo como no Novo Testamento.
LEITURA
SEMANAL
SEGUNDA
– Gn 2.18-25 A criação da mulher
O Senhor Deus disse ainda: — Não é bom que o homem esteja só; farei para ele uma auxiliadora que seja semelhante a ele.
Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os a Adão, para ver que nome lhes daria; e o nome que ele desse a todos os seres vivos, esse seria o nome deles.
O homem deu nome a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selvagens; mas para o homem não se achava uma auxiliadora que fosse semelhante a ele.
Então o Senhor Deus fez cair um pesado sono sobre o homem, e este adormeceu. Tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne.
E da costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus formou uma mulher e a levou até ele.
E o homem disse: "Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; será chamada varoa, porque do varão foi tirada."
Por isso, o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
Ora, um e outro, o homem e a sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.
Gênesis 2:18-25
TERÇA
– Lc 8.1-3 A atuação das mulheres no ministério de Jesus
Aconteceu, depois disso, que Jesus andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do Reino de Deus. Iam com ele os doze discípulos,
e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;
Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Suzana e muitas outras, as quais, com os seus bens, ajudavam Jesus e os seus discípulos.
Lucas 8:1-3
QUARTA
– Pv 31.10-29 A mulher virtuosa segundo o modelo bíblico
Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias.
O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho.
Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.
Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos.
É como o navio mercante: de longe traz o seu pão.
É ainda noite, e ela já se levanta, e dá mantimento à sua casa e tarefa às suas servas.
Ela examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com a renda do seu trabalho.
Cinge os lombos com força e fortalece os seus braços.
Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite.
Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca.
Abre a mão aos aflitos; e ainda a estende aos necessitados.
Quanto à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate.
Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura.
Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra.
Ela faz roupas de linho fino e as vende; ela fornece cintas aos comerciantes.
A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações.
Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua.
Cuida do bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça.
Seus filhos se levantam e a chamam de bem-aventurada; seu marido a louva, dizendo:
"Muitas mulheres são virtuosas no que fazem, mas você supera todas elas."
Provérbios 31:10-29
QUINTA
– Rt 1.1-22 A lealdade de Rute
Nos dias em que os juízes julgavam, houve fome na terra de Israel. E um homem de Belém de Judá foi morar por algum tempo na terra de Moabe, com a sua mulher e os seus dois filhos.
Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher se chamava Noemi. Os filhos se chamavam Malom e Quiliom. Eram efrateus, de Belém de Judá. Foram à terra de Moabe e ficaram ali.
Algum tempo depois, Elimeleque, o marido de Noemi, morreu, e ela ficou sozinha com os dois filhos.
Estes casaram com mulheres moabitas. O nome de uma delas era Orfa, e o nome da outra era Rute. E ficaram ali quase dez anos.
Depois morreram também Malom e Quiliom, os dois filhos de Noemi. E assim ela ficou sozinha, sem os dois filhos e sem o marido.
Então Noemi voltou da terra de Moabe com as suas noras, porque ainda em Moabe ouviu que o Senhor havia se lembrado do seu povo, dando-lhe alimento.
Assim, ela saiu do lugar onde havia morado, e as duas noras estavam com ela. Enquanto caminhavam, voltando para a terra de Judá,
Noemi disse às suas noras: — Vão agora e voltem cada uma para a casa de sua mãe. E que o Senhor seja bondoso com vocês, assim como vocês foram bondosas com os que morreram e comigo.
O Senhor faça com que vocês sejam felizes, cada uma na casa de seu novo marido. E deu um beijo em cada uma delas. Elas, porém, começaram a chorar alto
e lhe disseram: — Não! Nós iremos com a senhora para junto do seu povo.
Mas Noemi disse: — Voltem, minhas filhas! Por que vocês iriam comigo? Vocês acham que eu ainda tenho filhos em meu ventre, para que casem com vocês?
Voltem, minhas filhas! Vão embora, porque sou velha demais para ter marido. E ainda que eu dissesse: "Tenho esperança", ou ainda que casasse esta noite e tivesse filhos,
será que vocês iriam esperar até que eles viessem a crescer? Ficariam tanto tempo sem casar? Não, minhas filhas! A minha amargura é maior do que a de vocês, porque o Senhor descarregou a sua mão contra mim.
Então, de novo, choraram em alta voz. Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
Então Noemi disse: — Veja! A sua cunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses. Vá você também com ela.
Porém Rute respondeu: — Não insista para que eu a deixe nem me obrigue a não segui-la! Porque aonde quer que você for, irei eu; e onde quer que pousar, ali pousarei eu. O seu povo é o meu povo, e o seu Deus é o meu Deus.
Onde quer que você morrer, morrerei eu e aí serei sepultada. Que o Senhor me castigue, se outra coisa que não seja a morte me separar de você.
Quando Noemi viu que Rute estava mesmo decidida a acompanhá-la, deixou de insistir com ela.
Então ambas se foram, até que chegaram a Belém. E aconteceu que, ao chegarem ali, toda a cidade se comoveu por causa delas. E as mulheres perguntavam: — Essa não é a Noemi?
Porém ela lhes dizia: — Não me chamem de Noemi, mas de Mara, porque o Todo-Poderoso me deu muita amargura.
Quando saí daqui, eu era plena, mas o Senhor me fez voltar vazia. Por que, então, querem me chamar de Noemi, se o Senhor deu testemunho contra mim e o Todo-Poderoso me afligiu?
Foi assim que Noemi voltou da terra de Moabe, com Rute, sua nora, a moabita. E chegaram a Belém no começo da colheita da cevada.
Rute 1:1-22
SEXTA
– Et 7.1-10 A coragem e a liderança de Ester
O rei foi com Hamã ao banquete da rainha Ester.
No segundo dia, durante o banquete do vinho, o rei perguntou a Ester: — Qual é o seu pedido, rainha Ester? Você será atendida. O que você quer? Até a metade do reino lhe será dado.
Então a rainha Ester disse: — Se eu tiver obtido o seu favor, ó rei, e se for do agrado do rei, que a minha vida seja a resposta ao meu pedido e que, como desejo, eu possa ter o meu povo.
Porque fomos vendidos, eu e o meu povo, para sermos destruídos, mortos e aniquilados de vez. Se ainda nos tivessem vendido como escravos e escravas, eu me calaria, pois não valeria a pena incomodar o rei por uma coisa dessas.
Então o rei Assuero perguntou à rainha Ester: — Quem é esse cujo coração o instigou a fazer uma coisa dessas? Onde está esse homem?
Ester respondeu: — O adversário e inimigo é este malvado Hamã. Então Hamã ficou apavorado diante do rei e da rainha.
O rei, no seu furor, se levantou do banquete do vinho e passou para o jardim do palácio. Hamã, porém, ficou para rogar por sua vida à rainha Ester, pois viu que o mal contra ele já estava determinado pelo rei.
Quando o rei voltou do jardim do palácio para a casa do banquete do vinho, Hamã tinha caído sobre o divã em que se achava Ester. Então o rei disse: — Será que ele queria desonrar a rainha diante de mim, aqui no meu palácio? Quando o rei acabou de dizer estas palavras, cobriram o rosto de Hamã.
Então Harbona, um dos eunucos que serviam o rei, disse: — Eis que existe junto à casa de Hamã a forca de vinte e dois metros de altura que ele preparou para Mordecai, aquele que havia falado em defesa do rei. Então o rei disse: — Que ele seja enforcado nela!
E assim enforcaram Hamã na forca que ele tinha preparado para Mordecai. Então o furor do rei se aplacou.
Ester 7:1-10
SÁBADO – At 16.14 Lídia, uma empreendedora
Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.
Atos 16:14
OBJETIVOS
•
MOSTRAR a posição das mulheres nas Escrituras Sagradas;
•
CONHECER alguns exemplos de liderança feminina;
• APRESENTAR uma resposta bíblica ao feminismo.
INTERAÇÃO
Prezado(a) professor(a), na lição deste domingo estudaremos a respeito de exemplos de liderança feminina no Antigo e Novo Testamento. Toda a reflexão está pautada nas Escrituras Sagradas e veremos como exemplos: Débora, Hulda, Priscila e Lídia. Débora liderou os israelitas como juíza e profetisa, em um período difícil na história de Israel, quando se levantou uma geração que não conhecia ao Senhor (Jz 2.10). Veremos que ela tinha habilidades especiais como mediadora, conselheira e consultora, exercendo uma liderança de sucesso. Atendia o povo debaixo das palmeiras entre Ramá e Betel (Jz 4.5), era uma líder que demonstrava ter um relacionamento notável com Deus. As pessoas de várias tribos se dirigiam à serva do Senhor para ter suas disputas arbitradas e ajustadas .
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Prezado(a) professor(a), sugerimos para a aula de hoje que você reproduza o quadro abaixo. Utilize-o para mostrar aos alunos as qualidades de Debora e de sua liderança.
QUALIDADES E REALIZAÇÕES
• Única juíza em
Israel
•
Qualidades especiais como mediadora e conselheira.
•
Quando chamada a liderar, foi capaz de planejar, orientar e delegar.
•
Conhecida por seu poder profético.
LIÇÕES DE SUA VIDA
• Deus escolhe líderes
segundo seus padrões, e não os nossos.
•
Os líderes sábios escolhem bons ajudantes.
ESTATÍSTICAS VITAIS
• Local Canaã.
• Ocupações:
Profetisa, juíza.
•
Parente: Marido: Lapidote.
•
Contemporâneos: Baraque, Jael, Jabim de Hazor, Sísera.
Adaptado
de Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal CPAD, p. 389
TEXTO
BÍBLICO
Juízes
4.4-5
4-
E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.
5- E habitava debaixo das palmeiras de Débora. entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.
2
Crônicas 34.22-28
22-
Então. Hilquias e os enviados do rei foram ter com a profetisa Hulda, mulher de
Salum. filho de Tocate. filho de Harás guarda das vestimentas (e habitava ela
em Jerusalém na segunda parte); e falaram-lhe naquele sentido.
23-
E ela lhes disse: Assim diz o SENHOR. Deus de Israel: Dizei ao homem que vos
enviou a mim:
24-
Assim diz o SENHOR: Eis que trarei mal sobre este Lugar e sobre os seus
habitantes. a saber todas as maldições que estão escritas no livro que se leu
perante o rei de Judá
25-
Porque me deixaram e queimaram incenso perante outros deuses, para me
provocarem à ira com toda a obra das suas mãos: portanto, o meu furor se
derramou sobre este lugar e não se apagará.
26-
Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar ao SENHOR, assim lhes direis:
Assim diz o SENHOR. Deus de Israel, quanto as palavras que ouviste:
27-
Como o teu coração se enterneceu e te humilhaste perante Deus ouvindo as suas
palavras contra este Lugar e contra os seus habitantes e te humilhaste perante
mim, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu tenho ouvido,
diz o SENHOR.
28- Eis que ajuntarei a teus pais, e tu serás recolhido ao teu sepulcro em paz e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este Lugar e sobre os seus habitantes. E voltaram com esta resposta ao rei.
INTRODUÇÃO
A temática a respeito do papel da mulher na sociedade, na família e na igreja têm provocado grandes debates, mas a Bíblia tem as respostas para as questões mais complexas e centrais a este respeito. Nesta lição, vamos analisar a liderança feminina e sua importância para a igreja de Cristo.
I-
A MULHER NAS ESCRITURAS SAGRADAS
1- A criação da mulher.
A mulher foi parte fundamental no plano divino da salvação. O Filho de Deus foi gerado mediante a atuação do Espírito Santo no ventre de uma jovenzinha chamada Maria. Poderíamos utilizar vários textos bíblicos para confirmar a importância e o valor da mulher, mas nenhum supera o texto de sua criação em Gênesis 2.18-25. À semelhança do homem, a mulher foi criada por Deus com um propósito específico – ser uma adjutora. Uma vez que a fonte criadora do homem é a mesma que a da mulher, não há diferença de importância e de valor entre ambos.
A mulher teve e tem um papel fundamental e indispensável no Reino de Deus nesta Terra. É indiscutível a demonstração do cuidado do Senhor para com as mulheres em toda a narrativa bíblica. São muitas as referências feitas pelas Escrituras Sagradas a este respeito. Não podemos nos esquecer do cuidado do Senhor com Agar no deserto. Ali Deus lhe ofereceu direção, proteção e cuidado (Gn 16.7-16: 21.14-21).
2- As mulheres no ministério de Jesus.
Jesus foi gerado no ventre de uma mulher e teve todos os cuidados que uma criança precisa receber de uma mãe para que tenha um desenvolvimento saudável (Lc 2.52). Durante o ministério terreno dEle, as mulheres tiveram uma participação especial (Lc 8.1-3). Jesus quebrou alguns paradigmas do seu tempo ao permitir que algumas mulheres o servissem com os seus bens (Lc 8.3). O Filho de Deus veio para salvar a todos e resgatar a dignidade das mulheres de todos os tempos.
Jesus curou algumas delas (Lc 8.43-48; 13.10- 13); às libertou dos espíritos malignos (Mt 15.21-28: Lc 8.2) e as perdoou (Lc 7.36-50: Jo 8.1-11). Jesus se dedicou também a pregar e ensinar as mulheres, como se vê no seu encontro com a chamada “Mulher Samaritana”, uma mulher que tinha uma reputação duvidosa (Jo 4.1-30). A primeira pessoa a ver Jesus após a sua ressurreição foi uma mulher, Maria Madalena (Mc 16.9). Portanto, está claro que Jesus reafirmou a importância e o valor das mulheres.
3- O papel da mulher.
Deus como o Criador, ama, valoriza e se importa com a mulher. Entretanto, qual é o seu papel no plano divino? Segundo o texto bíblico de Gênesis 2.18 o Senhor afirmou: “[…] Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele”. 0 termo adjutora vem do latim adjuvare que significa “ajuda, auxílio e socorro”. Logo ela foi criada para ser companheira do homem. Segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal a mulher é “partícipe da responsabilidade de Adão e com ele coopera no plano de Deus”. A expressão “que esteja como diante dele significa “idônea”, “que seja capaz de”.
PENSE!
A Bíblia valoriza a mulher?
PONTO IMPORTANTE!
Assim coma o homem, a mulher foi criada a imagem e semelhança de Deus e é alvo do seu amor e bondade.
SUBSÍDIO
1
Professor(a), inicie o tópico fazendo as seguintes perguntas: “Por que Deus tirou Eva da costela de Adão?”. “Por que essa parte do corpo foi a escolhida?” Incentive a participação ativa de seus alunos. Em seguida, explique que “uma linda tradição judaica observa que Deus não tirou Eva do pé do Adão para que ele não tentasse dominá-la; ou da sua cabeça, para que ela se visse acima. Em vez disso, Deus tirou Eva da costela de Adão, para que os dois pudessem caminhar ao longo da vida. (RICHARDS. Lawrence. Guia do leitor da Bíblia: Uma Análise de Génesis a Apocalipses Capítulo por Capítulo. Rio de Janeiro, CPAD. 2012. p.26)
II-
MULHERES NA LIDERANÇA
1- A liderança de Débora e Hulda.
Débora foi professora e também exerceu a função de juíza em Israel. Liderou seu povo que estava amedrontado diante da força do exército de Jabim (Jz 4.3). A opressão que Israel viveu foi consequência de sua desobediência a Deus. Mas o povo orava ao Senhor e pedia ajuda, então Ele levantava juízes para libertá-los da opressão do inimigo. Débora recebeu uma mensagem divina que deveria ser entregue a Baraque. O Senhor revelou a sua serva todas as estratégias que deveriam ser tomadas na batalha contra o inimigo. As Escrituras Sagradas afirmam que Débora exercia uma liderança estabelecida por Deus. A presença do Senhor em sua vida era tão visível que Baraque disse que só lutaria se Débora estivesse presente no campo de batalha (Jz 4.8).
Ela era uma mulher corajosa, pois aceitou ir ao campo de batalha junto do exército e enfrentar o inimigo. Também era sincera e avisou a Baraque que o mérito da vitória não seria dele, pois a vitória viria do Senhor por intermédio de uma mulher, Jael (Jz 4,9; 18-24). Hulda é mencionada na história do povo de Deus quando Hilquias encontra o “livro da Lei do Senhor” no Templo durante a reforma que o rei Josias havia mandado fazer (2 Cr 34.22-28). Ela era esposa de Salum, guarda das roupas da carte de Josias e tudo indica que viveu em Jerusalém na cidade baixa e era conhecida e reconhecida como profetisa (2 Rs 22.14).
É importante ressaltar que Hulda exerceu a atividade de profetisa em um período em que esse ofício era quase exclusivo dos homens. O povo de Deus contava com a liderança do rei, do sacerdote e do profeta. A história de Hulda nos mostra que Deus é soberano e usa quem Ele quer. O rei Josias leu o livro do Senhor e descobriu as maldições que cairiam sobre o povo caso não se arrependesse de seus pecados. Então ele deu ordem para que alguns líderes importantes no seu reino fossem consultar o Senhor a respeito das palavras do livro que se havia achado no Templo. Hilquias e os líderes do reino de Josias foram ter com a profetisa Hulda, embora Jeremias fosse contemporâneo dela. Isso mostra que ela era reconhecida pelo ofício de profetisa.
2- A liderança de Priscila.
Áquila e sua esposa Priscila eram fazedores de tendas e aparecem pela primeira vez no livro de Atos ao se encontrarem com Paulo na cidade de Corinto (At 18.1-3). Na Carta aos Romanos. Paulo saúda a Priscila como uma cooperadora do Reino de Deus (Rm 16-3). Juntamente com Aquila, seu esposo, ela discipulou Apolo a respeito do caminho de Deus (At 18.24-26). Assim, podemos afirmar que Priscila desempenhou um papel importante no ministério do apóstolo Paulo e consequentemente na igreja de Cristo.
Tudo indica que Priscila se dedicou intensamente à fundação de igrejas e ao discipulado ao lado de seu marido, já que ela é apresentada como alguém que abriu a própria casa para fazer dela um ponto de pregação do Evangelho (1Co 16.19). Priscila e seu marido não foram apenas companheiros de trabalho de Paulo, mas foram leais a Jesus Cristo e negaram a si mesmos para o bem do apóstolo e da igreja de Cristo.
3- A liderança de Lídia.
Lídia era natural da cidade de Tiatira, e provavelmente foi a primeira europeia convertida pelo ministério de Paulo. Atuava como vendedora de púrpura (At 16.14) e demonstrou ser uma mulher generosa, pois logo depois do seu batismo, colocou a sua casa a disposição de Paulo, Silas e Lucas, persuadindo-os que aceitassem o convite (At 16.15). Este episódio ocorre em um momento de grandes conquistas para a Igreja Primitiva, com a fundação de igrejas na Macedônia, da Acaia (Grécia) e da Ásia, bem como a prisão e a milagrosa libertação de Paulo e Silas, a conversão do carcereiro e de sua casa. Quando livres, Paulo e Silas se dirigiram a casa de Lídia para consolar alguns irmãos e serem consolados (At 16.40). Lidia demonstrou ter uma liderança servidora e generosa. Ela também foi uma mulher empreendedora do ramo de púrpura.
PENSE!
As mulheres podem exercer cargos de liderança na igreja?
PONTO IMPORTANTE!
Nas Escrituras Sagradas, encontramos o exemplo de Débora, Hulda, Priscila e Lidia. Em nossas igrejas as mulheres lideram diversos departamentos.
SUBSÍDIO
2
“Débora
Os líderes sábios são raros. Eles realizam grandes coisas sem envolvimento direto, porque sabem como operar por meio de outras pessoas. Eles conseguem ver o quadro completo, que frequentemente escapa à observação dos que estão diretamente envolvidos. Por isso são bons mediadores, conselheiros e planejadores. Débora se encaixa completamente nesta descrição. Ela tinha todas essas qualidades de líder, e um relacionamento notável com Deus. O discernimento e a confiança que Deus deu a esta mulher a colocaram em uma posição singular no Antigo Testamento.
Débora está entre as mulheres notáveis da história. Sua vida mostra que ela não era sedenta por poder. Ela queria servir a Deus. Sempre que o louvor vinha em seu caminho ela atribuía o crédito a Deus. Ela não negou nem resistiu sua posição na cultura, como mulher e esposa, mas nunca permitiu que isso a atrapalhasse. Sua história mostra que Deus pode realizar grandes coisas por intermédio de pessoas que estejam dispostas a permitir que Ele as guie. (Bíblia de Estudo Cronológico Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro, CPAD. 2015, p 389)
III
– UMA RESPOSTA AO FEMINISMO
1- A desafiadora realidade do feminismo.
O movimento ideológico conhecido como feminismo teve influência direta do marxismo, cuja ênfase é a desconstrução da família tradicional, sob o argumento de que esse modelo promove a opressão da mulher. influenciados por autores como Simone de Beauvoir e Judith Butler, os adeptos deste movimento arvoram a bandeira do feminismo com ataques frontais ao padrão bíblico de relacionamento familiar e conjugal. Geralmente os que militam nessa frente tomam como base alguns textos bíblicos, isolando-os de seu contexto, isto é, deixam de analisá-los à luz de toda a Bíblia. Por exemplo, os textos mais explorados por participantes deste movimento orbitam em torno de textos como o de Gênesis 3-16, 1 Coríntios 11.3 e 14.34-36 e o de 1 Timóteo 2.11-13. Diante destes fatos, é preciso que a igreja atente para essa realidade que tem influenciado tantas pessoas, inclusive cristãos, pois tal movimento visa anular a autoridade da Bíblia e coloca em dúvida a verdade absoluta de Deus.
2- Uma resposta bíblica.
A resposta que a igreja de Cristo deve dar ao movimento do feminismo deve estar fundamentada na verdade da Palavra de Deus. É urgente que a igreja reafirme a sua fé de que a Bíblia e a Palavra de Deus, infalível, perfeita e inerrante (2 Tm 3.14-17), razão pela qual o modelo familiar nela exposto deve ser preservado mesmo em, meio aos muitos ataques de movimentos que visam a desconstrução da verdade eterna de Deus. A despeito dos argumentos que os simpatizantes do feminismo utilizam, é preciso afirmar que estes querem desacreditar as verdades eternas e imutáveis da Bíblia. O termo “dominar” usado em Gênesis não implica subjugar, maltratar e nem tampouco humilhar, e em hipótese alguma indica que o homem seja superior à mulher.
O texto Paulinos a respeito de a mulher estar calada e não ensinar na igreja, trata de questões pontuais, pois as igrejas para as quais Paulo escreveu, estavam enfrentando algum tipo de desordem. Os que atacam a Bíblia com base nesses textos não levam em conta toda a narrativa bíblica, pois se o fizessem, concluíram que efetivamente a mulher tem o seu espaço, e não somente isso, ela exerce um papel fundamental no plano de Deus para a humanidade. Portanto, a verdade de Deus é inegociável e absoluta, o modelo de família que glorifica ao Senhor é o ensinado nas Escrituras, que por sua vez deixa claro que a mulher é amada por Deus que preparou um plano especial para ela na sociedade, na família e na igreja.
3- Uma resposta final.
Diante das abordagens feitas nesta lição, existe a necessidade de uma resposta final, para a fundamentação das bases da fé cristã a respeito do papel da mulher, especialmente no exercício de liderança. Algumas colocações devem ficar bem claras, como por exemplo: a mulher é criação de Deus, e isso faz dela um ser especial e parte do plano de Deus: há textos bíblicos que mostram mulheres exercendo liderança, como os exemplos das mulheres estudados nesta lição. Entretanto, devemos deixar claro de que não tratamos aqui de ministério pastoral feminino. Primeiro, porque a nossa igreja não ordena pastoras: segundo, tratamos a perspectiva de liderança comum de milhares de irmãs em departamentos eclesiástico que é uma realidade em nossa igreja.
O ensinamento bíblico de que a mulher deve ser submissa ao seu marido não implica torná-la inferior ou menos importante, mas fazer com que cumpra a sua missão, e nisso Deus é glorificado. Como forma de reafirmar o valor da mulher para Deus, lembremos de que a história de Rute e a de Ester retratam de forma perfeita a obra de Deus em favor da humanidade. Rute era uma gentia que entrou na genealogia de Jesus Cristo. Ester era uma judia que salvou o seu povo da destruição.
PENSE!
Qual a arma mais eficaz e poderosa para combater os ensinamentos equivocados e
maldosos a respeito do que a Bíblia ensina sobre o papel e a importância da
mulher?
PONTO IMPORTANTE!
A Bíblia é a arma mais poderosa e eficaz no combate aos ataques que a igreja tem enfrentado na atualidade, inclusive no que diz respeito ao papel da mulher na família, na sociedade e na igreja.
CONCLUSÃO
Esta lição buscou elucidar o que a Bíblia ensina a respeito da mulher, destacando o seu valor, o seu papel e a sua importância na obra de Deus. Com exemplos bíblicos, à luz das Escrituras, a lição reafirmou que a mulher desempenha um importante papel na sociedade, família e igreja.
HORA
DA REVISÃO
1- Segundo a lição, o que significa a expressão “que esteja como diante dele”?
Significa “idônea”, “que seja capaz de
2- A quem Jesus se apresentou logo que ressuscitou?
A Maria Madalena
3- Além de liderar e julgar a Israel, qual foi a outra função de Débora?
Ela era
profetisa.
4- Qual era a profissão de Priscila e de seu esposo?
Eles eram fazedores de tendas
5- Lídia era natural de qual cidade e qual era o seu ofício?
Ela era natural da
cidade de Tiatira e atuava como vendedora de púrpura.
Pb.
Rogério Faustino
Neweb
Compromisso
com a Palavra