TEXTO PRINCIPAL
“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e
que tenhas saúde, assim coma bem vai a tua alma.” (3 Jo 1.2)
RESUMO DA LIÇÃO
O líder deve cuidar de sua saúde física, mental e espiritual.
LEITURA SEMANAL
SEGUNDA – 1 Tm 4.10-16 Fidelidade e diligência na
liderança
Pois é para esse fim que trabalhamos e nos esforçamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos, especialmente dos que creem.
Ordene estas coisas e ensine-as.
Ninguém o despreze por você ser jovem; pelo contrário, seja um exemplo para os fiéis, na palavra, na conduta, no amor, na fé, na pureza.
Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública das Escrituras, à exortação, ao ensino.
Não seja negligente para com o dom que você recebeu, o qual lhe foi dado mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
Medite estas coisas e dedique-se a elas, para que o seu progresso seja visto por todos.
Cuide de você mesmo e da doutrina. Continue nestes deveres, porque, fazendo assim, você salvará tanto a si mesmo como aos que o ouvem.
1 Timóteo 4:10-16
TERÇA – 2 Tm 4.9-11 O líder precisa suportar o
sofrimento
Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação.
Pois é para esse fim que trabalhamos e nos esforçamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos, especialmente dos que creem.
Ordene estas coisas e ensine-as.
1 Timóteo 4:9-11
QUARTA – Lc 10.1-11 A missão do líder
Depois disso, o Senhor escolheu outros setenta e os enviou de dois em dois, para que fossem adiante dele a cada cidade e lugar onde ele haveria de passar.
E lhes disse: — A searaé grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.
Vão! Eis que eu os envio como cordeiros para o meio de lobos.
Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias; e não saúdem ninguém pelo caminho.
Ao entrarem numa casa, digam primeiro: "Paz seja nesta casa!"
Se houver ali uma pessoa que ama a paz, sobre ela repousará a paz de vocês; se não houver, a paz voltará sobre vocês.
Fiquem na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; porque o trabalhador é digno do seu salário. Não fiquem mudando de casa em casa.
Quando entrarem numa cidade e ali forem bem-recebidos, comam do que lhes for oferecido.
Curem os doentes que nela houver e digam ao povo dali: "O Reino de Deus se aproximou de vocês."
Porém, quando entrarem numa cidade e não forem bem-recebidos, saiam pelas ruas, dizendo:
"Até o pó desta cidade, que grudou nos nossos pés, sacudimos contra vocês!No entanto, saibam que está próximo o Reino de Deus."
Lucas 10:1-11
QUINTA – Gn 17.1-6 É Deus quem faz frutificar
Quando Abrão atingiu a idade de noventa e nove anos, o Senhor apareceu a ele e disse: — Eu sou o Deus Todo-Poderoso; ande na minha presença e seja perfeito.
Farei uma aliança entre mim e você e darei a você uma descendência muito numerosa.
Abrão se prostrou com o rosto em terra e Deus lhe falou:
— Quanto a mim, esta é a minha aliança com você: você será pai de muitas nações.
O seu nome não será mais Abrão, e sim Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações.
Farei com que você seja extraordinariamente fecundo. De você farei surgir nações, e reis procederão de você.
Gênesis 17:1-6
SEXTA – Ef 4.7-16 É Deus quem concede os dons
E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
Por isso diz: "Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens."
Ora, o que quer dizer "ele subiu", senão que também havia descido até as regiões inferiores da terra?
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.
E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,
com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,
até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de pessoa madura, à medida da estatura da plenitude de Cristo,
para que não mais sejamos como crianças, arrastados pelas ondas e levados de um lado para outro por qualquer vento de doutrina, pela artimanha das pessoas, pela astúcia com que induzem ao erro.
Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
de quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio crescimento para a edificação de si mesmo em amor.
Efésios 4:7-16
SÁBADO – Ef 4.15 Seguindo a verdade em amor
Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
Efésios 4:15
OBJETIVOS
• APRESENTAR o líder como indivíduo;
• EXPOR os cuidados que um líder deve ter;
• COMPREENDER a respeito da vida espiritual e familiar do líder.
INTERAÇÃO
Na Lição deste domingo, estudaremos a pessoa do Líder, os cuidados necessários para que tenha saúde física, mental e espiritual. Muitos líderes, motivados pelo desejo de servir ao Senhor, acabam adoecendo pelo excesso de trabalho. Servir ao Senhor é uma honra e um privilégio, mas não podemos descuidar da nossa saúde. Somos templo do Espírito Santo e a responsabilidade de cuidar de nossa saúde é nossa.
Uma pessoa estressada, doente, não tem condições de realizar a obra do Senhor com excelência e nem ajudar ao próximo. Certa vez, quando Jesus chegou a casa de Pedro, encontrou a sogra deste doente (Lc 4.38). O texto bíblico diz que Jesus curou a sogra de Pedro e ela passou a servi-los (Lc 4.39). Sua enfermidade a impedia de cuidar de Jesus e dos discípulos naquele momento.
Se você não amar a sua vida e não tiver o cuidado necessário com sua saúde, como poderá cuidar do próximo? Como vai cumprir o ministério para o qual foi chamado(a)? Ame a Deus, cuide de você e abençoe seus liderados (Mt 22.37-39).
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor(a), depois de orar e de fazer a leitura do texto bíblico da lição, faça a seguinte indagação:·o que deve estar em primeiro lugar na vida de um líder, sua liderança (serviço), sua família ou sua vida espiritual?” Incentive a participação dos alunos e ouça as respostas com atenção. Em seguida, diga que o servo do Senhor deve ser alguém equilibrado. Há momentos em que a liderança na Casa de Deus vai exigir uma dedicação maior, porém há situações em que a vida familiar exige cuidados especiais. Em outros momentos, precisamos dar uma atenção maior a nossa saúde física e mental.
Por esse motivo, o líder precisa ter sabedoria para fazer tudo de forma equilibrada e saudável. Lembrando que “todo excesso esconde uma falta”. O Senhor deseja equilíbrio. Salomão foi um líder sábio que construiu um grande Templo para o Senhor. Em sua sabedoria ele afirmou: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faça-o conforme as tuas forças […]” (Ec 9.10). Não permita que o excesso de trabalho e o estresse o impedem de realizar um trabalho excelente para Deus, ter uma vida saudável e uma liderança frutífera.
TEXTO BÍBLICO
1 Timóteo 3.1-13
1 Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o
episcopado, excelente obra deseja.
2 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
3 Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso
de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;
4 Que governe bem a sua própria casa, tendo seus
filhos em sujeição, com toda a modéstia
5 (Porque, se alguém não sabe governar a sua
própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?);
6 Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.
7 Convém também que tenha bom testemunho dos que
estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.
8 Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de
língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;
9 Guardando o mistério da fé numa consciência pura.
10 E também estes sejam primeiro provados, depois
sirvam, se forem irrepreensíveis.
11 Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
12 Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem
bem a seus filhos e suas próprias casas.
13 Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.
INTRODUÇÃO
Em geral, o trabalho do líder é valorizado em detrimento de sua pessoa. É preciso ressaltar que a pessoa do líder precede a sua liderança, isto é, ele deve ser valorizado por suas qualidades, seu caráter e não somente pelo trabalho que executa. É comum os liderados criarem expectativas quanto aos resultados apresentados por seu líder. Contudo, os resultados positivos de sua Liderança só serão possíveis à medida que ele estiver bem no seu relacionamento com Deus (comunhão), consigo mesmo e com as pessoas que o cercam. Nesta lição vamos refletir a respeito da pessoa do Líder.
I – O LÍDER COMO INDIVÍDUO
1- A personalidade do líder.
Em linhas gerais, a personalidade tem sido definida como o conjunto de fatores afetivo, emocional e habitual que, juntas, formam o ser de uma pessoa. A personalidade também está ligada a consciência que a pessoa tem de si mesma e como ela lida com o ambiente onde vive. O líder é uma pessoa que, por sua vez, possui uma personalidade própria capaz de torná-lo um ser único. Ele necessita ter uma personalidade moldada pelos princípios bíblicos, ser cheio do Espírito Santo e reconhecer seus pontos fortes e fracos se deseja ter sucesso na realização do seu trabalho. Aquele que se dedica em aperfeiçoar a própria personalidade, buscando moldá-la aos padrões de Cristo, será bem-sucedido e os resultados do seu trabalho serão positivos e duradouros.
2- A humanidade do líder.
Ao formar o homem, Deus o constituiu de corpo, alma e espírito (Gn 27). Definitivamente, a Bíblia confirma que o homem é um ser tricotômico (1 Ts 5.23). Deus criou o espírito, a alma e o corpo, logo todas advém do Criador e tem a mesma importância e o mesmo valor para Ele. O líder não deve esconder sua humanidade de seus liderados. Ele necessita nutrir a sua vida espiritual, cuidar de sua saúde física e mental. O líder não pode se comportar e nem ser visto como um super-herói, pois é humano e está sujeito às enfermidades e falhas.
3- O líder e os seus relacionamentos.
Em primeiro lugar, o líder precisa desenvolver um relacionamento real e sincero com Deus. Depois, consigo mesmo e com as pessoas que o cercam. A desobediência de Adão lhe custou o rompimento de seu relacionamento com Deus, levando-o a perceber a sua própria nudez e a atribuir a culpa de seu erro a Eva, sua mulher (Gn 3.6-12). Note que, assim que a relação de Adão com Deus foi quebrada, ele teve dificuldades de relacionar-se consigo mesmo e com a sua mulher. Com base nessa verdade bíblica, é possível afirmar que o líder deve ter relacionamentos saudáveis nas seguintes dimensões: transcendental (com Deus); pessoal (consigo mesmo) e interpessoal (com outras pessoas).
SUBSÍDIO 1
Prezado(a) professor(a),inicie o tópico fazendo as
seguintes perguntas: Quais os cuidados que um líder deve ter? “O que é
sucesso?”·o que é ser um líder bem-sucedido?” Peça que os alunos citem os nomes
de líderes bem-sucedidos que conhecem. Ouça os alunos e explique que o sucesso
envolve uma escolha e conhecer uma verdade e aceitá-la! Nossa sociedade tem
muitos castelos de cartas que servem de fundação para falsas esperanças.
Vivemos em uma época de atalhos enquanto procuramos uma forma de escapar da
realidade. Nós somos bem-sucedidos até que saibamos o que é correto e façamos o
que e apropriado”. Diga que o líder precisa saber o que é correto e fazer o que
é apropriado em todas as áreas da sua vida.
(Adaptado de MAXWELL. John. O Coração e a Mente do Líder. Rio de Janeiro: CPAD, 2014, p. 86.)
II- CUIDADOS QUE UM LÍDER DEVE TER
1- Conhecer o seu Limite de atuação.
Na igreja local existem vários líderes que atuam em diferentes áreas. A escolha do líder deve ser feita de forma sábia, depois de muita oração e jejum, seguindo o exemplo da igreja do primeiro século (At 13.1,2). Caso contrário, haverá prejuízos na obra do Senhor. Um líder que não conhece os seus próprios limites de atuação está sujeito a não cumprir sua missão adequadamente ou querer executar uma função que não lhe compete, invadindo o espaço de outro líder, o que pode causar diversos conflitos. O apóstolo Paulo advertiu ao jovem pastor Timóteo para que ele fizesse a obra para a qual havia sido chamado com moderação e resiliência (2 Tm 4,5).
Diante dos sofrimentos vividos por Timóteo, a orientação que recebeu foi para que, independente de quaisquer circunstâncias, ele permanecesse em seu lugar, fazendo o que havia recebido como missão da parte do Senhor. Esta é a melhor forma de se enfrentar e vencer os desafios da liderança: ficar na posição que Deus estabeleceu. Uma das marcas de um líder de sucesso é a clareza que ele tem da missão que o Senhor determinou para ele.
2-Ter o devido preparo.
Depois de conhecer sua vocação e identificar o seu limite de atuação, o líder precisa dedicar-se aos estudos buscando conhecimento. Todo líder precisa de preparo espiritual e intelectual, como podemos ver na orientação de Paulo a Timóteo: “Persiste em ler, exortar e ensinar […]” (1 Tm 4.13). Outro aspecto do preparo de um líder é o pessoal, e isso se percebe nas palavras de Paulo aos líderes da igreja que estava em Éfeso: “Olhai, pois. por vós […]” (At 20.28). E a Timóteo: “Tem cuidado de ti mesmo […]” (1 Tm 4.16). O sucesso de um líder é resultado de disciplina, esforço e preparo.
3- Ter cuidado com as expectativas dos outros.
O que realmente devemos esperar de um líder? Em 1 Coríntios 4.1,2, o apóstolo Paulo responde da seguinte forma: ‘Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus.’ Segundo o texto bíblico, devemos esperar que ele seja um fiel servidor de Cristo. O líder necessita compreender e crer que os resultados positivos do seu trabalho são, em parte, resultado de sua dedicação, esforço e disciplina, mas sem Deus nada podemos fazer. É Ele que dá o crescimento (1 Co 3.6-9). É necessário também que o líder firme as suas expectativas em Deus e não nas respostas de seus liderados, para que não venha se decepcionar como aconteceu com o profeta Samuel (1 Sm 8.6,7).
SUBSÍDIO 2
Professor(a), explique neste tópico que o líder
precisa estabelecer alvos bem definidos. “O cenário humano e povoado de pessoas
que chegaram o mais longe que podem alcançar simplesmente porque não tem mais
nenhuma meta predeterminada a atingir. James Cornette escreveu: ‘Uma das
maiores tragédias na vida de um homem é quando chega o momento em que ele
termina sua tenda e não tem nada a fazer a não ser brincar nela, nem ter uma
nova tenda a começar. Uma vez que seus objetivos estejam estabelecidos, será
necessário reorganizar suas prioridades. Os objetivos bem definidos revelam
rapidamente as atividades que atrapalham o progresso em direção ao alvo. As
pessoas, com frequência. tendem a priorizar o secundário e a minimizar o
principal.”
(Adaptado de MAXWELL. John C. O Coração e a Mente do Líder. Rio de Janeiro: CPAD, 2014, p.100)
III- A VIDA ESPIRITUAL E FAMILIAR DO LÍDER
1- A espiritualidade do líder.
É fundamental que o líder tenha uma espiritualidade saudável, pois ela estabelece a forma como ele se relaciona com o próximo e principalmente com os de sua família. A expressão “dignidade” pode definir bem a espiritualidade de um líder, pois ele deve ter dignidade moral, espiritual e intelectual no seu lar e fora dele.
2- O líder e a sua família.
Paulo escreveu a Timóteo mostrando as qualidades que os pastores e os diáconos deveriam ter. Dentre as várias qualidades, ele cita que deveria ser “marido de uma mulher” e que governasse bem a sua casa, “tendo seus filhos em sujeição” (1 Tm 3.2,4). O líder precisa ter uma família funcional e o seu primeiro compromisso é com sua esposa e filhos. Ele tem a responsabilidade de manter uma base familiar saudável e bem estruturada.
3- Práticas espirituais de um líder.
Reconhecer as próprias limitações é o ponto de partida para uma vida de entrega a Deus. Somente um líder que depende do Senhor se dedica a oração, a leitura bíblica e ao jejum.
SUBSIDIO 3
‘Líderes ineficazes fazem as coisas óbvias primeiro. Líderes efetivos fazem as coisas importantes primeiro. Um líder bom sabe que urgente e vital não são termos equivalentes. Muitas tarefas chamam atenção. Mas o líder efetivo decide qual dessas tarefas são verdadeiramente importantes para a realização de uma meta. Urgência simples não é o suficiente. A tarefa deve ser vital para a missão. Todo movimento deve ser intrinsecamente ligado aos valores essenciais e propícios de organização.
lsso exige o foco do líder. Na ocupação do dia,
deve ser feita a pergunta: ‘Esta atividade funciona para realizar nosso
propósito?’ Bons líderes entendem que nem toda tarefa vital pode ser feita
imediatamente. Algumas atividades serão mais importantes amanhã do que são
hoje. Seleção cuidadosa é uma marca da liderança. Um aperto firme de quando é
justamente tão importante quanto agarrar o que quer, ou como na administração
de um projeto. Líderes fixam prioridades. Eles perguntam, se eu puder realizar
só uma coisa hoje, o que será.”
(TOLER. Stam. Minutos de Motivação para Líderes. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 69.)
CONCLUSÃO
Por mais importante que seja o trabalho que um líder executa, a sua pessoa é ainda mais respeitável aos olhos de Deus. Com base neste fato, vimos alguns aspectos que envolvem a vida do líder como indivíduo. Aprendemos que a comunhão com Deus deve sobrepor-se ao trabalho, pois sua comunhão será a garantia de vitória em sua trajetória.
HORA DA REVISÃO
1- Defina “personalidade”.
Conjunto de fatores
afetivo, emocional e habitual que juntos formam o ser de uma pessoa.
2- O que o líder precisa ter para executar o seu trabalho com sucesso?
Ele precisa ter clareza da missão que o Senhor determinou
para ele.
3- Segundo a lição, o que a desobediência de Adão lhe custou?
A desobediência de Adão lhe custou o rompimento de seu
relacionamento com Deus, levando-o a perceber a sua própria nudez e atribuir a
culpa de seu erro a Eva, sua mulher (Gn 3.6-12)
4- De acordo com a lição, como deve ser feita a escolha do líder?
A escolha do líder deve ser feita de forma sábia, depois de
muita oração e jejum, seguindo o exemplo da igreja do primeiro século.
5- Quais os cuidados que um líder deve ter?
Conhecer seu limite de atuação, ter o devido preparo e ter cuidado com as expectativas dos outros.
Pb. Rogério Faustino
Neweb
Compromisso com a Palavra